terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ateísmo não é Satanismo


Pode parecer ridículo, mas ainda hoje em pleno século 21 existem pessoas que acreditam que ateísmo é o mesmo que satanismo.

Por definição:

- Satanismo é uma seita centrada em torno de Satã ou outra entidade identificada como Satanás. Pode também aparecer na forma de uma filosofia centrada nas forças da natureza, em particular da natureza humana, representada por Satã como um arquétipo.

- Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses, ou que rejeita os conceitos teístas, deístas e panteístas. De uma forma mais genérica é a descrença no sobrenatural manifestada na ausência de crença na existência de divindades, bem como de qualquer tipo de seres sobrenaturais, INCLUSIVE o próprio Satã ou Diabo.

Portanto, somente a ignorância unida ao preconceito religioso poderia ser capaz de uma comparação assim tão tola.

Um exemplo claro disto esta na resposta de alguns jovens para a pergunta: "Por que a sociedade confunde tanto ateísmo com satanismo?"

"Pelo fato deles não serem tão diferentes assim. Ambos tentam desclassificar Deus. Eles são igualzinhos" - Paulinha

"Talvez por ser um dos objetivos do tinhoso é levar as pessoas a descrença" - Carlos

"Porque o cristianismo (fé cristã) foi fundado em 29 d.C. em Israel por Cristo Jesus, o Senhor Deus em Pessoa, o qual deixou bem esclarecido que só Ele é o caminho! As religiões são um conjunto de crenças projetadas por Satanás e oficializadas por homens que conduzem ao inferno! Tudo que não é cristão-bíblico, ou seja, tudo que não vem de Cristo Jesus é de Satanás! Ateísmo, Comunismo, catolicismo, etc. Tudo é satanismo disfarçado. Só cego não vê." - Cícero

Não irei entrar no mérito de quem é realmente o cego nesta história, mas creio que deve haver um consenso geral de que a crença na existência do diabo em suas mais variadas formas é fruto da crença na existência de deus.

Em outras palavras, sem deus o diabo não existiria!

Para alguns é mais cômodo ter um diabo a quem culpar pelas mazelas do mundo, do que assumir sua parcela de responsabilidade.

10 comentários:

  1. Excelente postagem Cleiton! Em especial, a citação logo abaixo da triste foto da criança!
    Realmente, uma das coisas que mais me irritam em algumas denominações religiosas é a atribuição de todo o mal do mundo ao capeta por parte de muitos religiosos, isentando assim qualquer um deles de responsabilidade ou culpa.
    Uma coisa que sempre pergunto quando me falam que o responsável por toda a desgraça humana é o satanás é: por que Deus o criou, sabendo que ele iria fazer essa algazarra toda? ou Deus não é poderoso o suficiente para impedí-lo? Por que não o faz? ou simplesmente, por que Deus não o torna inofensivo, assim como permite que nasça cegos e deficientes?
    Felizmente me considero um cristão diferente, pois construo uma relação harmônica tanto com outros cristãos quanto com ateus e não vejo diferença entre eles, apenas opiniões contrárias em relação a existência de um Deus pessoal.
    Não almejo mansões de ouro celestiais (acho até um saco esse discurso), apenas quero viver feliz, seja nesse mundo, seja no outro prometido por Jesus (se Ele permitir meu acesso) e se tiver de ser em ambos os mundos, ótimo.
    Possuo uma conduta simples de vida e para defini-la, cito uma frase que gosto bastante: “Quando faço o bem, me sinto bem. Quando faço o mal, me sinto mal. Essa é a minha religião”.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, quem dera o mundo tivesse mais cristãos como você.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um grande herói é construído com base em seus inimigos. Se não fosse o coringa, o batman não passaria de um policial comum que usa cueca por cima da calça. Pra que serviria Deus se não houvesse o diabo a tentar o ser humano?

    O diabo é o maior evangelizador que existe.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Cleiton! Obrigado mesmo pelo elogio Cleiton. Mas acredito que cristãos como eu são considerados pela maioria: rebeldes, desobedientes, de dura cerviz, ou como dizem os mais ortodoxos, ímpios que não aceitaram a verdade.
    Logo, mais do que nunca, preciso da misericórdia de Jesus! Rs

    Mas, ao mesmo tempo, assumindo as minhas falhas, não corro o risco de ser hipócrita!

    ResponderExcluir
  5. Uma grande vantagem do ateísmo é bem essa: não atribuir a terceiro (divindade) as mazelas ou coisas boas. Não existe Deus? Também não existe o Diabo.

    Pelo menos soa honesto.

    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa, a postagem do Cleiton.
    A sociedade não confunde Ateísmo com Satanismo, só alguns mal informados.
    Quando um lado da moeda é Divino, o outro é Diabólico e um não existe sem o outro. Há alguém querendo dizer que o capitalismo é Divino?
    Não podemos atribuir culpa a inexistentes por nossas mazelas.Nós criamos o nosso futuro e de certa forma,a felicidade de quem nos rodeia.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo!!!Queria entender o que leva as pessoas a pensarem deste modo, quando uma pessoa é "boa", legal, logo é atribuído a ela características divinas, cristãs e etc...Se a pessoa comete algum ato “reprovável”, algum crime, logo dizem que aquela pessoa “não tem Deus no coração”, que o diabo tomou conta da pessoa, coisas do tipo!!

    Não sou religiosa, mas estou muito longe de ser atéia e realmente não consigo entender esses pensamentos e bobeiras ditas, quando digo que queria compreender e porque queria mesmo, pois este tipo de coisa é considerada por mim preconceito e é o tipo de coisa que me revolta, parece cegueira no meu conceito ligarem ateísmo a satanismo e mau-caratismo!

    ResponderExcluir
  8. "O ateísmo é a morte da esperança, o suicídio da alma." - http://vaticano-on-line.blogspot.com/search/label/ate%C3%ADsmo

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo que escreve pelo VATICANO ON LINE!

    Fiz uma visita ao seu Blog. Por acaso você não faz parte da Ordem dos Cavaleiros Templários, não né? (rs)

    Quanto a sua frase: "O ateísmo é a morte da esperança, o suicídio da alma"; posso até concordar que para a mente religiosa isto é uma verdade.

    Porém, para a mente atéia, a frase é outra: "A religião é a morte da razão, o suicídio do bom senso."

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  10. "A religião é a morte da razão, o suicídio do bom senso." Gostei da frase.. e do blog também, parabéns. =]

    ResponderExcluir