terça-feira, 22 de setembro de 2009

Um Vídeo Assustador

.
Falando em mágicas que deram errado, o vídeo a seguir faz parte daquele documentário macabro chamado "Faces of Death" (Faces da Morte).

Quem já assistiu pelo menos um destes documentários deve já saber que as cenas que se seguirão são muito fortes, portanto, não aconselhadas para pessoas sensíveis, impressionáveis ou com depressão.

Por favor, não despreze a advertência acima pensando se tratar de uma brincadeira. Estou falando sério! As cenas do vídeo a seguir são terrivelmente assustadoras.

Bem, eu avisei! Se seguir daqui para frente será por sua conta e risco...



.
.
.
.
.
.
.

(Para ler apenas após ter assistido ao vídeo)

Sei que alguns de gosto mais mórbido irão querer rever este vídeo mais algumas vezes, mas antes de repetir a dose permita-me dizer que tudo não passou de uma encenação (decepcionado?).

Se você entende um pouco de inglês, deve já ter sacado isto durante o vídeo, pois aquelas legendas avisavam que tudo era "fake" (falso). Caso queira comprovar, basta dar um "pause" aos 56 segundos e avançar quadro a quadro. Você verá que se trata de uma cabeça falsa (percebam também que o mágico fica magrinho de repente).

Você talvez deva estar pensando por que motivo então eu escrevi aquela advertência fajuta, não é mesmo?

Bem, na mágica, criar um clima propício e adequado à impressão que se quer causar é muito mais importante que o próprio segredo ou técnica envolvida no efeito.

Quando se consegue envolver as pessoas manipulando seus sentimentos e fazendo com que elas assistam a mágica de uma forma bem mais emocional do que racional, o sucesso está garantido.

Uma pessoa emocionalmente comprometida só irá conseguir enxergar aquilo que o seu cérebro foi condicionado a ver, bem como não conseguirá notar outras tantas coisas só vistas através de uma percepção mais racional (é bem provável que alguns estavam tão sugestionados com aquilo que escrevi antes, que nem se deram conta dos letreiros avisando que tudo não passava de uma farsa).

Você já deve ter notado que isto não se aplica somente à mágica.

Todas as religiões, especialmente aquelas que dependem de manifestações sobrenaturais (espiritismo), usam e abusam da manipulação das emoções procurando impedir que suas inconsistências (falsidades) sejam analisadas de forma mais racional.

Pense nisto da próxima vez que tiver uma oportunidade. Se for um mágico procurando lhe entreter de forma inofensiva, deixe-se envolver no clima e permita-se ser surpreendido. Porém, caso seja alguém querendo interferir nas suas escolhas e pretendendo determinar o caminho que deve seguir, abra bem os olhos da forma mais racional que puder.

4 comentários:

  1. Cleiton

    Espero que o espírito de Mister M não tenha chegado até você entregand o truque rsrsrsrsrsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. De forma alguma Pr.Miranda!

    Mister M é considerado pelos ilusionistas do mundo todo como um traidor da arte.

    Como um membro de uma criteriosa sociedade de mágicos (AMSP), eu seria banido caso fizesse algum tipo de revelação inconsequente.

    No vídeo acima, eu apenas revelei a farsa por trás de uma suposta mágica que teria dado errado.

    Existem truques que aparentemente dão errado, mas no final o mágico acaba fazendo algo extraordinário que surpreende a todos.

    Este vídeo não foi o caso.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post , realmente que ve de primeira acredita que é verdade...é claro sem aquelas mensagens dizendo FAKE IS FAKErsrsrsr

    fuiiiii

    ResponderExcluir
  4. e a primeira vez que assisti não tinha nem os "fakes" na tela...rs mas achei o corte da cena muito "adequado" ao acidente.

    ResponderExcluir