segunda-feira, 27 de abril de 2009

TK - Paranormalidade ou Ilusionismo?


TK é uma das nomenclaturas para um fenômeno mais conhecido como Telecinésia (tb. Telecinetica ou Telecinese).

A palavra se origina de duas palavras gregas: Tele e Kinese, que juntas significam "mover à distância".

A Telecinese é a suposta (ou alegada) capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente.


Existe muita polêmica em torno deste assunto, pois alguns defendem o fenômeno como uma manifestação paranormal "real" explicada pela parapsicologia como uma manifestação natural. Outros, porém, mais céticos e materialistas, alegam que tudo não passa de truque ou técnicas de ilusionismo.

A explicação que os adeptos ao TK dão para o fenômeno fundamenta-se no fato de toda a matéria ser formada de átomos, e estes são feitos de energia, consequentemente, nós mesmos somos energia. Desta forma, se soubermos como canalizar (controlar mentalmente) a nossa energia, poderemos controlar objetos pela livre vontade interagindo com a energia do meio ao nosso redor, ou seja, interagindo com a energia que o objeto possui.

E aí? Esta explicação lhe convenceu?

Se for um cético de verdade, com certeza não. Então vamos agora assistir a este documentário para ter mais informação sobre o assunto (não esqueça de "pausar" o som da trilha sonora do blog no Ipod acima):



E agora? Qual é o seu veredito?

O próximo vídeo costuma deixar até o mais cético com "a pulga atrás da orelha":



E então? Paranormalidade ou Ilusionismo?

Com certeza a polêmica não terminará aqui, mas continuará na Associação dos Mágicos com a apresentação que farei ali esta noite.

Você é o meu convidado!

3 comentários:

  1. O tempo todo eu movo objetos com o poder da minha mente, e nunca ouvi falar de alguém que não tendo mente pudesse mover o que quer que seja (rs).

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    O último vídeo menciona que o rapaz fez isso diante de um juri e chegou a ganhar uma quantia em dinheiro por "provar" seu poder paranormal. Provavelmente o autor colocou aquilo para dar credibilidade mas nunca se sabe... você tem mais informações sobre isso? O único prêmio deste tipo que conheço é do James Randy, que, até onde sei... nunca desembolsou nada.

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    Como diz o Padre Quevedo: "Balela! Isto non ecziste! És tudo fruto da imaginacion e pura charlatanice."
    Pelo o que eu sei, nenhum dos muitos prêmios em dinheiro oferecidos pelas várias sociedades céticas ao redor do mundo, foi até hoje ganho por quem quer que seja (especialmente o maior de todos eles, o um milhão de dólares de James Randi).
    Para mais informações sobre estes prêmios em dinheiro acesse minha postagem de 22/10/2008 (http://saudesabervirtude.blogspot.com/2008/10/procura-se-um-verdadeiro-paranormal-ou.html).
    Abraços.

    ResponderExcluir