quinta-feira, 23 de abril de 2009

Post Hoc (1ª Parte)


As palavras latinas Post Hoc são literalmente traduzidas como Depois disto, mas na verdade elas são uma abreviação da frase latina Post Hoc Ergo Propter Hoc (depois disto, logo por causa disto).

Muito embora o entendimento inicial possa ser de sua aplicação sempre onde se queira demonstrar uma relação real de causa e efeito, na verdade Post Hoc é tecnicamente conhecido como um engano lógico.

A Wikipédia explica: "Post Hoc Ergo Propter Hoc é o nome de uma falácia lógica, que consiste na idéia de que dois eventos que ocorram em seqüência cronológica estão necessariamente interligados através de uma relação de causa e efeito. Sua forma básica é a seguinte: 1) Quando o evento A acontece, em seguida o evento B também ocorre; 2) Portanto, o evento A é causa do evento B. Exemplo: 'O galo sempre canta antes do nascer do sol. Logo, o sol nasce porque o galo canta.'"



Muitos acontecimentos sucedem-se sem estarem relacionados por causa/efeito. Por exemplo, você tira 10 na prova de matemática e se lembra de que justamente naquele dia esqueceu de tomar banho, pelo que da próxima vez que tiver outra prova, também não tomará banho. Muitas tribos batem tambores durante um eclipse solar para fazer os deuses devolverem o sol: tem funcionado sempre!

Apenas porque uma coisa sucede após outra não podemos estabelecer que os dois estejam causalmente relacionados.



Aqueles que pesquisam os supostos fenômenos paranormais ou sobrenaturais estão sempre atentos para ver se não existe qualquer tentativa de sutilmente induzir os observadores neste tipo de lógica enganosa.

Várias técnicas de ilusionismo, especialmente aquelas utilizadas pelos mentalistas, estão baseadas neste tipo de lógica.

Quer um exemplo?

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário