quinta-feira, 16 de abril de 2009

Profissão Repórter: Corrida de Montanha


Desde 2005 participo das competições de Corrida em Montanha que integram o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha (sempre organizados com muita competência pela empresa de meu grande amigo Fábio Galvão) e confesso que esta modalidade de esporte de aventura é uma de minhas paixões.

Em 2005 foi meu primeiro contato com este esporte e logo de cara tendo que encarar a etapa mais difícil de todo o circuito: A Meia Maratona Noturna de Extrema (MG). Foi amor a primeira vista, quer dizer, amor a primeira trilha de montanha.



Fiquei alucinado com todo aquele clima de desafio do desconhecido, superação dos limites e aventura, mesclados com toda a amizade e solidariedade característica entre os montanhistas.

Outra coisa que me motivava neste circuito era a real possibilidade de ocupar, mesmo sendo apenas um corredor amador, algum lugar de destaque no ranking da categoria (coisa que nas provas de rua é reservado somente aos atletas de elite). Em 2005 fui o 7º na minha categoria, em 2006 o 5º lugar e em 2007 acabei como vice-campeão (na minha categoria, é óbvio).


Porém, em 2008, após participar das primeiras três primeiras etapas do circuito (inclusive a etapa de Extrema), fui obrigado abortar minha participação nas próximas etapas devido a uma persistente lesão no joelho esquerdo (tendinite patelar). Foi um ano difícil com pouquíssimo treino, muita fisioterapia e antiinflamatórios e nada de provas (horrível). Ainda bem que a Mágica (meu outro hobbie) acabou amenizando minha frustração por não poder correr.

Este ano, já com meu joelho mostrando sinais de recuperação, comecei a treinar como nos velhos tempos (mas não no mesmo ritmo e com o mesmo volume). Ao poucos sinto que meu joelho já não reclama tanto, e por isto me atrevi a ir neste último final de semana para Paranapiacaba participar da 2ª Etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha.

Poderia até competir, porém decidi controlar minha vontade para realizar um outro e antigo sonho: documentar com fotos e em vídeo o que é de fato uma corrida de montanha da perspectiva de um corredor que conhece bem todas suas alegrias e agruras.

O resultado é o vídeo que se segue. Reconheço que é um trabalho bem amador, porém feito com muita dedicação e carinho por alguém que ama este esporte (desculpem a baixa qualidade de imagem, mas o Youtube tem suas limitações - caso queiram, posso enviar o vídeo original sem cortes por e-mail - basta solicitar - são 57,8 MB).

Aviso: Antes de assistir aos vídeos, pause a música do blog.



Como viram, o pior ainda está por vir! Não sei se o condicionamento que estou fazendo será o suficiente para enfrentar a "pedreira" que é a Meia Maratona Noturna em Extrema (na verdade é mais que uma meia maratona, pois são 24,1 km com 1.350 metros de desnível acumulado).


Mas eu já decidi: Eu vou estar lá! Se não der para correr competindo, irei pelo menos participar documentando novamente toda a prova. Ainda mais agora ao ver que o Fábio do Circuito Brasileiro me colocou como "garoto" propaganda desta etapa em seu site oficial.


Obrigado Fábio! Eu não mereço tamanha honra.

5 comentários:

  1. Eis uma coragem que preciso ter: para pratricar algum esporte...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    Simplesmente FANTÁSTICO!!!

    Deu pra sentir de perto o que é uma corrida de montanha. Mais perto que isso só indo lá meter o pé na lama.

    Que loucura! Quanta água. Muita água e lama e morro e mata (não vi os mosquitos). Eu imaginava que corrida de montanha fosse algo mais light.

    Fiquei assustado.

    Admiro a sua coragem e disposição para encarar esse tipo de desafio e passei a valorizar ainda mais sua conquista (2o lugar) na categoria.

    Bela reportagem!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Essas imagens me lembraram a trilha que fiz alguns anos atrás de Bananal até Parati.
    Foram 3 dias de caminhada - 100Km de sobe e desce.
    Depois que passa é tudo tão lindo (rs). Tanto é que, depois dessa minha aventura, passei a achar a natureza a coisa mais linda de se ver, em vídeo (rs).
    Parabéns pelo seu desempenho, realmente esse tipo de esporte não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gosta de música dos anos 80?
    Passe pelo meu blog, pois tenho lá uma festa a decorrer até Domingo à noite.
    Está convidado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fala Garoto!!!

    Ficou Muito Bom.
    Aceito os 57,8 MB.

    Ana Abe está com 75 anos.
    É imperdoável aumentar a idade de uma mulher (mas está perdoado)

    Até Extrema.
    antonio_meira@yahoo.com.br
    Toinho

    ResponderExcluir