terça-feira, 16 de agosto de 2011

Era uma vez um agnóstico... (Conclusão)

por Cleiton Heredia


Acho que você já percebeu que esta história pode ir longe, pois quanto mais avançamos na tentativa de definirmos uma divindade, mais o leque de opções se abre:

- Cristianismo católico ou cristianismo protestante?
- Protestantismo tradicional ou pentecostal?
- Batista, Metodista ou Adventista?
- Adventista do 7º Dia ou Adventista da Reforma?
- Adventista do 7º Dia trinitariano ou Adventista do 7º dia não-trinitariano?

Complicado não é mesmo?

Mas tudo isto por quê? Porque para as pessoas que acreditam em Deus, não basta querer acreditar em Deus, mas é também necessário escolher e declarar precisamente o tipo de Deus em que se acredita!

E o que é ainda pior! A especificidade de uma divindade não termina quando se chega na última ramificação religiosa possível, pois a concepção pessoal que cada um faz do seu Deus pode conter detalhes que extrapola os conceitos básicos definidos na teologia de cada segmento religioso. Ou seja, mesmo dentro de uma mesma religião podem existir algumas sutis diferenças individuais na forma como cada um vê o seu Deus.

Particularmente, não vejo nenhum problema no fato de existir um Deus diferente em cada cabeça, desde que ele fique por ali mesmo. Muitos conflitos e sofrimento seriam evitados se o ser humano parasse de tentar colocar o Deus que está na sua cabeça, dentro da cabeça do outro.

Você acredita em Deus? Que ótimo! Então seja feliz com o seu Deus, mas permita que o seu próximo também seja feliz com o dele.

PS.: Esqueci de dizer, mas os ateu são também muito felizes sem deus algum.

6 comentários:

  1. Não sei se voce permite spam, mas tem uma tirinha em um blog de humor que demonstra de forma cômica o numero de "caminhos para o paraiso",

    o link: http://www.umsabadoqualquer.com/662-deus-em-busca-do-paraiso-completo/

    Bom qualquer coisa sinta-se a vontade pra escluir esse coment :)

    Abraços e paz!

    ResponderExcluir
  2. "Cristianismo católico ou cristianismo protestante? Protestantismo tradicional ou pentecostal? Batista, Metodista ou Adventista? Adventista do 7º Dia ou Adventista da Reforma? Adventista do 7º Dia trinitariano ou Adventista do 7º dia não-trinitariano?"

    Realmente é muito Deus pra pouco mundo!rss

    ResponderExcluir
  3. Valeu Tiago! A tirinha é realmente muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Cleiton

    Vc diz:
    "Você acredita em Deus? Que ótimo! Então seja feliz com o seu Deus, mas permita que o seu próximo também seja feliz com o dele."
    Ou poderíamos dizer "seja feliz sem Deus algum !!" rsrsr..

    Por isso que o IBGE divulgou uma pesquisa que mostra que cresce o número de evangélicos sem vínculos com igrejas e também cresce o número dos sem religião (ateus e agnósticos)

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/959739-sobe-total-de-evangelicos-sem-vinculos-com-igrejas.shtml

    Quanto mais a pessoa aprende e questiona a religião, mais dúvidas e críticas surgem. Com isso muitos preferem crer em seu Deus pessoal ou não crer em nenhum.

    Abçs

    Adinan

    ResponderExcluir
  5. Cleiton,

    Por isso tudo é que se pode afirmar que Deus existe. O precisa ser definido:

    1. Existe como criador?
    2. Existe como criatura humana?

    Sendo criatura humana: há deus para todos. Os homens são quais alfaiates da fé. Confeccionam deus à sua imagem e semelhança...

    Enéias

    ResponderExcluir
  6. Os homens até podem confeccionar seus "ternos" ou "roupas" de fé, mas não precisam impor sua moda ou confecção divina aos outros.

    Abçs

    ResponderExcluir