quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pacto com o Diabo?

por Cleiton Heredia


Você já ouviu falar em Katy Perry? Alguns menos sintonizados com o mundo da música pop talvez não consigam relacionar o nome com alguns recentes sucessos que não paravam de tocar nas rádios, tais como Firework, California Gurls, Hot'n Cold e Teenage Dream. Em 2008 ela estourou nas paradas de sucesso com a música "I Kissed a Girl" tornando-se mundialmente famosa e polêmica.

Antes de entrarmos no assunto, eu quero convidá-lo para assistir ao clip de um dos grandes sucessos de Katy Perry chamado "California Gurls" (preste bastante atenção na letra e nas imagens do clip):



Que tal? Gostou? Pode ser que sim, pode ser que não, mas isto na verdade não vem ao caso neste momento. Independente do estilo musical que mais lhe agrada, você percebeu alguma coisa estranha na letra ou nas imagens deste clip?

Bem, agora eu quero convidá-lo para assistir a este outro vídeo feito por um cristão, aonde ele pretende fazer uma "análise" da vida desta cantora em relação a esta música, cujo clip acabamos de ver:

Clique aqui para assistir ao vídeo

E então? Você concorda com esta análise?

Tenho certeza que, para quem está inserido dentro do contexto religioso cristão tradicional, tais observações e analogias feitas da vida e da obra desta cantora podem até fazer muito sentido. Digo isto porque eu mesmo já estive mergulhado neste contexto e sei muito bem o quão forte e apelativa é uma análise deste tipo.

Eu não quero bater de frente com os cristãos que acreditam piamente que Katy Perry fez algum tipo de pacto com o Diabo em troca de fama, sucesso e dinheiro (cada um é livre para acreditar naquilo que quiser), mas quero apenas mostrar um outro lado que muitas vezes é ignorado quando se enxerga o mundo somente sob uma determinada ótica.

Vamos primeiramente analisar a declaração de Katy Perry, que parece ter servido de base para tudo que vem a seguir. Ela diz na entrevista: "Eu queria ser tipo a Amy Grant da indústria da música, mas não deu certo então vendi minha alma ao Diabo".

Assim como Amy Grant, Katy Perry também nasceu em um lar cristão e começou a sua carreira cantando música gospel pelas igrejas. Porém, diferente de Amy Grant que conseguiu alcançar o sucesso tornando-se um dos maiores nome da música cristã no mundo, Katy Perry não conseguiu fazer sua carreira decolar sendo "comportadinha". Ela precisou "chutar o pau da barraca" mudando completamente seu estilo musical e visual para então conseguir começar a se destacar.

Isto dito, eu acredito que se torne desnecessário interpretar as suas palavras no sentido estritamente literal, como se Katy Perry tivesse ido a um culto satanista e lá tivesse participado de algum ritual ocultista vendendo a sua alma para Lúcifer. Porque não entender sua declaração como uma figura de linguagem para explicar sua mudança de uma cantora gospel para uma cantora pop que precisou recorrer a algumas estratégias mais apelativas e polêmicas?

Sei que tal atitude para o crente já é motivo de sobra para ele classificar as pessoas que recorrem a este tipo de estratégia, como pessoas que passaram para o lado daquele que eles consideram como "príncipe deste mundo". Até entendo esta ligação subjetiva que eles fazem, mas considero tremendamente apelativo e ofensivo eles afirmarem com todas as letras que tal pessoa é uma adoradora do Diabo e que vendeu literalmente a alma para ele.

O restante da análise do clip que vincula Snoop Dogg como um representante do próprio Diabo e faz todas aquelas analogias para lá de especulativas, torna-se completamente desnecessário comentar, uma vez que se entende que não existe a intenção de qualquer tipo de pacto literal de Katy Perry com o Diabo. Ursinhos de gelatina interpretados como pequenos demônios e estrelas interpretadas como pentagramas é apenas uma forma apelativa de se ganhar a atenção de alguns cristãos que fazem questão de ver a marca do Diabo para onde quer que olham.

O símbolo da serpente é especialmente significativo para os cristãos, uma vez que na Bíblia deles o Diabo é chamado de "a antiga serpente". Mas precisamos também entender que símbolos como o da serpente ou da "maça mordida" foram apropriados pelo mundo ocidental como uma forma de expressar o sexo e a luxúria, que por sua vez caem muito bem na música que fala das garotas "sexys e fogosas" da Califórnia. A serpente que é escalada no clip pode ser entendida apenas como um conceito que expressa o estilo de vida mais liberal das garotas californianas, e não necessariamente como uma representação literal do Diabo ou de alguém que sobe na vida à custa do demônio.

O resto da análise feita no vídeo é uma mistura de vários elementos fora de seu contexto como uma forma de reforçar a idéia pré-concebida de que Katy Perry só alcançou o sucesso e a fama porque vendeu a sua alma para o Diabo. Aliás, para alguns cristãos, o talento individual e os méritos pessoais não são nem ao menos cogitados como uma alternativa de explicação para o artista estar entre os melhores do mundo. Para eles, todos que chegam no topo do sucesso só estão lá porque permitiram que o Diabo os agenciasse em suas carreiras.

Se o Diabo realmente existe, ele deve muito à igreja cristã, pois o que seria dele se não fosse toda a propaganda e promoção que muitos cristãos lhe fazem?

9 comentários:

  1. Achei esse vídeo MUITO grotesco. Extremamente parcial, sem mostrar os dois lados da hisória. Simplesmente manipulador.
    Não vou mencionar as menções aos astros de Harry Potter e os nomes na calçada da fama. Achei um absurdo mencionarem a Angelina Jolie, visto que ela, além de atriz,é humanitária...engraçado que ignoram completamente esse lado da moeda, né?
    E aquele final com uma passagem da Bíblia? Algo como "tudo te darei se me adorar". Ok, isso para mim soa como uma troca. Assim como a troca da alma pelo sucesso. Que Deus é esse que pede adoração em troca de uma vida boa e decente?
    Quanta apelação! Quanta apelação!
    Sucesso pra Katy Perry, pro Snoopy Dogg e pra todo mundo que esse vídeo citou. Credo!

    ResponderExcluir
  2. Oi "sobrinha",

    Realmente o vídeo é bem parcial e superficial.

    Só um detalhe: aquela passagem bíblica no final do vídeo foram ditas pelo Diabo quando tentou Jesus no deserto, e não por Deus.

    Mas nem esquenta, o vídeo é tão maluco que acaba confundindo a cabeça de qualquer um. (rs)

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Por que essas advertências não são dadas diretamemte por Deus? Se o sucesso vem porque o cara vendeu a alma ao Diabo, por que a Amy Grant faz tanto sucesso?
    São perguntas retóricas...

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?feature=iv&annotation_id=annotation_24035&v=BdtFNvI8EGE


    Nao vou comentar, vejam o que ela propria diz em 20 segundos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cleiton,

    Concordo com você que a expressão "vender a alma pro diabo" pode (e talvez deva) ser interpretada metaforicamente, mas mesmo assim é uma expressão bem triste, não acha ?, pois a metáfora fala justamente de
    fazer alguma coisa que em principio não gostaria de fazer em troca de um alvo muito almejado: é o abandono dois ideais. Não sei se ao fazer isso deixou de ser crista mas certamente deixou de ser jovem

    ResponderExcluir
  6. Oi Alfonso,

    Você captou bem a essência da metáfora "vender a alma para o diabo": "fazer alguma coisa que em princípio não gostaria de fazer em troca de um alvo muito almejado".

    Um professor criacionista que para dar aula em uma escola que paga muito bem, mas que o obriga a ensinar o evolucionismo, não estaria também vendendo sua alma ao diabo?

    Cada um, quer seja uma Katy Perry ou seja este professor, terá a sua maneira de racionalizar e justificar sua decisão. Quem somos nós para julgar, não é mesmo?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Você tem toda a razão não devemos julgar. Alias essa atitude de superioridade é o que mais me incomoda do fundamentalismo. Por outro lado, como disse antes, sinto muita tristeza quando os ideais morrem no altar do dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Sacrificar os ideais pelo dinheiro não é exclusividade dos artistas. Alguns homens da ciência também já fizeram isto no passado e alguns atualmente ainda o fazem.

    ResponderExcluir