quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conheça os 4 Cavaleiros do Ateísmo

por Cleiton Heredia


Em analogia aos quatro Cavaleiros do Apocalipse mencionados na Bíblia, eles também são chamados de os quatro Cavaleiros do Anti-Apocalipse. São eles:

- Richard Dawkins
- Christopher Hitchens
- Sam Harris
- Daniel Dennett

O fato de serem quatro também pode nos levar a outra analogia até mais provocante, pois assim como os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, foram os grandes responsáveis por espalhar de forma documental as bases históricas da fé cristã pelo mundo, eles também podem ser considerados como os quatro anti-evangelistas responsáveis por espalhar o ateísmo pelo mundo.

Clinton Richard Dawkin é o mais famoso dos quatro por ser o mais militante na defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Atualmente ele está com quase 70 anos (nasceu em 26/03/41) e é considerado um dos maiores intelectuais do mundo. Como zoólogo, etólogo, biólogo evolutivo fez uma grande contribuição à ciência da evolução com a Teoria do Fenótipo Estendido. Sua ferrenha defesa ao Darwinismo, exemplificada em frases como "Para não acreditar na evolução você deve ser ignorante, estúpido ou insano", lhe conferiu o título de o "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão ao apelido de Thomas H. Huxley, que era chamado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog). Suas principais obras são: O Gene Egoísta (1976); O Fenótipo Estendido (1982); O Relojoeiro Cego (1986); O Capelão do Diabo (2003); Deus, um Delírio (2006); A Desilusão de Deus (2007).

Christopher Hitchens com sua análise política cortante talvez seja o mais irônico dos quatro, provavelmente por sua formação jornalística. É autor e co-autor de vários livros, porém o que lhe deu destaque como um dos mais proeminentes expoentes do moderno ateísmo, denominado de "novo ateísmo", foi o livro que publicou em 2007 com o título de "Deus não é Grande – como as religiões envenenam tudo". Ele é humanista e anti-teísta, sendo que o seu principal argumento contra o conceito de um ser divino supremo é o fato de ser uma crença totalitária que destrói a liberdade individual. Ele acredita que a livre expressão e a investigação científica deveriam substituir a religião como um meio de ensinar ética e definir a civilização humana. Seu estilo de debate é argumentativo e confrontante, e lhe conferiu em 2009, pela revista Forbes, o título de um dos 25 liberais mais influentes da mídia americana. Em 26 de abril ele completará 62 anos de idade.

Sam Harris é um filósofo com doutorado em neurociência. Com 43 anos é o caçula da turma. Ocupou lugar de destaque no movimento ateu com o seu livro "O Fim da Fé" publicado em 2004. Para ele o ateísmo não é uma visão de mundo ou uma filosofia, mas sim a "destruição de ideias más". Ele afirma que a religião é "um dos mais perversos mau uso de inteligência que nós já inventamos" e o campo fértil onde crescem e proliferam estas ideias más. Enquanto muitos defendem a religiosidade como fonte de esperança para a humanidade, ele afirma que aceitar mentiras apenas por serem emocionalmente agradáveis não é algo saudável. Para ele o termo "ateísta", visto com tanto preconceito pelas pessoas, é desnecessário. Ele disse em uma entrevista em 2007: "Nós não temos uma palavra para não acreditar em Zeus, o que é dizer que nós somos todos ateístas em respeito a Zeus. E nós não temos uma palavra para não ser um astrólogo". Ele então diz que o termo será aposentado apenas quando "nós todos alcançarmos um nível de honestidade intelectual onde nós não mais iremos fingir estarmos certos sobre coisas que nós não estamos certos".

Daniel Clement Dennett é um filósofo especializado em filosofia da mente relacionada à ciência cognitiva. É apenas um ano mais novo que Dawkins e, dos quatro, é o que tem uma atitude mais conciliadora. Quanto ao ateísmo, ele acredita que este termo tende a desaparecer no futuro, da mesma forma que agora não temos nenhum termo para definir as pessoas que acreditam que a Terra é redonda. Recentemente ele sugeriu que todas as crianças (nos EUA) deveriam ter uma educação sobre as diversas religiões do mundo e sobre a ausência de religião como forma de prevenir a doutrinação inconsequente baseada na autoridade. Algumas das suas obras são Content and Consciousness (1969), Brainstorms (1978), Elbow Room (1984), The Intentional Stance (1987) e Consciousness Explained (1991).

Caso queira conhecê-los um pouco melhor, segue um vídeo com um bate-papo entre os quatro que aconteceu em 30 de setembro de 2007. O vídeo é um pouco longo, quase duas horas, mas uma oportunidade rara de vê-los dialogando juntos.

2 comentários: