terça-feira, 27 de abril de 2010

O que Carl Sagan disse sobre as Viagens no Tempo

por Cleiton Heredia


O famoso astrônomo Carl Sagan deu uma entrevista durante o making of de "Time Travel" onde respondeu a esta interessante pergunta:

Como um físico, o que você acha da conjectura de proteção cronológica de Stephen Hawking (a qual postula que as leis físicas não permitem máquinas do tempo)?

Veja qual foi a sua resposta (grifos acrescentados):

Houve algumas experiências imaginárias nas quais, justo no momento em que a máquina do tempo é posta para funcionar, o universo conspira para destruí-la, o que levou Hawking e outros a concluir que a natureza conspirará de forma que a viagem no tempo nunca ocorra de fato. Mas ninguém na verdade sabe se este é o caso, e isso não pode ser sabido até que nós tenhamos uma teoria completa da gravidade quântica, que nós não parecemos estar prestes a inventar.


Um dos argumentos de Hawking na conjectura é que nós não somos varridos por milhares de viajantes no tempo do futuro, e, portanto a viagem no tempo é impossível. Eu acho este argumento muito duvidoso, e me faz lembrar muito do argumento de que não pode haver inteligências em outro lugar no espaço, porque caso contrário a Terra seria varrida por aliens. Eu posso pensar em meia dúzia de modos pelos quais nós podemos não ser varridos por viajantes do tempo, e ainda assim a viagem no tempo ser possível.

Em primeiro lugar, pode ser que você possa construir uma máquina do tempo para ir ao futuro, mas não ao passado, e nós não sabemos disto porque nós ainda não inventamos tal máquina do tempo.


Em segundo lugar, poderia ser que a viagem no tempo ao passado é possível, mas eles ainda não chegaram ao nosso tempo, eles estariam muito distantes no futuro e quanto mais você regride no tempo, mais dispendioso seria.

Em terceiro lugar, talvez a viagem no tempo ao passado seja possível, mas só até o momento em que viagem no tempo é inventada. Nós ainda não a inventamos, assim eles não podem vir a nós. Eles podem ir tão ao passado quanto fosse, digamos ao ano 2300, mas não além disso.


Então há a possibilidade de que eles já estão aqui, mas nós não os vemos. Eles têm sistemas de invisibilidade perfeita ou algo assim. Se eles têm tal tecnologia altamente desenvolvida, então por que não? Então há a possibilidade de que eles estão aqui e nós os vemos, mas nós os chamamos de qualquer outra coisa — OVNIs ou fantasmas ou duendes ou fadas ou algo assim.

Finalmente, há a possibilidade de que a viagem no tempo é perfeitamente possível, mas requer um grande avanço em nossa tecnologia, e a civilização humana se destruirá antes que viajantes do tempo a inventem.


Eu estou seguro de que há outras possibilidades também, mas se você apenas pensar nessa gama de possibilidades, eu não acho que o fato de que nós não estamos sendo obviamente visitados por viajantes do tempo mostre que a viagem no tempo é impossível.


Para ler a entrevista completa, clique aqui (em inglês).

Minhas considerações:

Quando uma pessoa afirma com total dogmatismo que a viagem no tempo é impossível de ser realizada, é claro que ela o faz com base no atual conhecimento que temos do universo e das leis da física. Porém, tudo pode mudar com as novas descobertas que a ciência ainda está por realizar. A história está repleta de coisas que anteriormente eram consideradas loucuras completamente impossíveis de serem realizadas, mas hoje já fazem parte do nosso dia a dia.

Como diz meu amigo Ricardo Cluk: "Tudo o que o ser humano imaginar, desde que não transcenda o natural, um dia poderá se tornar realidade".

5 comentários:

  1. Para o criacionista cristão não existe a possibilidade de viagem no tempo, pelo menos o retorno ao passado. Derruba qualquer doutrina atualmente existente.

    SDS

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton,

    "Tudo o que o ser humano imaginar, desde que não transcenda o natural, um dia poderá se tornar realidade".

    Acontece que do meu ponto de vista a idéia de viagem no tempo transcende o natural. É uma idéia fantasiosa, imaginada por uma espécie animal que não aceita as limitações que o tempo lhe impõe e, por isso mesmo, essa mesma espécie de mamífero bípede tem criado tantas religiões, que na essência são um tipo de máquina do tempo que lhes permite corrigir erros do passado e os fazem vislumbrar um futuro glorioso. Esse tipo de fantasia serve apenas para tranqüilizar mentes que se recusam a morrer.

    Se eu estiver errado, quem sabe você tenha a oportunidade de me jogar isso na cara daqui uns 1000 anos? (rs)

    ResponderExcluir
  3. Enéias,

    Creio que para o criacionista a única possibilidade que não existe é a de ele estar errado. O resto se arranja. Rs.

    Quanto à viagem no tempo, é uma idéia bem ad hoc como os comentários de Sagan demonstram, mas que seria muito legal seria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Esse tema é interessante. Adoro filmes que o abordam, tipo "De volta para o futuro", "Peggy Sue, seu passado a espera", "A Máquina do tempo", entre outros.

    ResponderExcluir
  5. para ser sincero nao percebo muito disto, mas na minha opiniao as viagens no tempo numca poderao ser possiveis, pois para mim numca existiu passado ou futuro sempre existiu sim um momento em constante transformaçao,momento esse defenido quando do big banggg,e tranformando-se em funçao das leis que surgiram com a sua criaçao. o tempo é como uma ilusao, serve para localizar determinados acontecimentos nessa transformaçao seijao eles ja passados ou futuros. dai tavez ser descrito como a 4ª dimençao pois ao contrario das outras 3 esta so existe no nosso consciente. comprendendo entao este meio ponto de vista, como poderemos viajar fisicamente em algo que so exite nas nossas mentes? . mas apesar disto oxala que seija possivel era fixe:)

    ResponderExcluir