quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rock e Satanismo - Separando a Lenda do Fato

por Cleiton Heredia


Acredito que você, assim como eu, já deve ter ouvido muito sobre a suposta relação que o Rock tem com o Satanismo.

Será que existem justificativas concretas para tal analogia ou tudo não passa de invencionices que geralmente brotam da cabeça de algum crente?

Analisemos algumas acusações de satanismo que são feitas a algumas bandas e artistas do Rock:

Led Zeppelin - Com certeza a banda mais acusada de ter temas satanistas escondidos em suas letras gravados de trás para frente. Muito embora possa existir muita pareidolia nesta história, o inegável é que o guitarrista Jimmy Page foi um profundo estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley (falarei dele na próxima postagem), chegando a comprar a mansão deste. A morte do baterista John Bonhan e frequentes acidentes envolvendo os membros restantes são considerados por muitos como provas definitivas do pacto feito entre a banda e o demônio. Se bem que para mim, a forma intensamente maluca que este pessoal vive suas vidas é motivo mais que suficiente para muitas tragédias, sem ter que recorrer necessariamente à ação sobrenatural do Diabo.

Rolling Stones - É fato inquestionável que esta banda foi a primeira a abordar abertamente o tema satanismo em suas letras com a música Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Demônio) e o disco intitulado Their Satanics Majesties Request (Serviço de Sua Majestade Satânica). Além disso em diversos discos colocaram referências a satanismo ou vodoo, como nos álbuns Goats Head Soup e Voodoo Lounge. A pergunta que fica no ar: Os caras realmente curtiam o ocultismo ou apenas o utilizaram como uma estratégia poderosa de marketing para atrair a moçada que curte coisas estranhas e diferentes. Não descarto a possibilidade de serem as duas coisas.

Beatles - Não existe nada declaradamente satânico nas canções dos Beatles, mas apenas o fato de que em seus últimos discos eles abordaram com frequência as religiões orientais. Como os cristãos entendem que estas religiões espiritualistas possuem influências satânicas, fica (por eles) estabelecida a conexão. Alguns referem-se ao fato de terem abusado do experimentalismo com drogas como um outro indício, mas acho um pouco de forçada de barra. O fato que não tem como se contestar é que John Lennon foi um estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley, e este até aparece no meio da multidão presente na capa do álbum Sgt. Peppers (clique aqui para ver esta capa).

Eagles - Embora não tenham absolutamente nenhuma aparência ou temática satânica em suas letras, um ex-produtor acusou a banda de ligações com a organização conhecida como Satan Church (Igreja de Satanás). O ponto mais controverso está na letra da música Hotel California (já analisada anteriormente em uma série de postagens aqui neste blog). Os mais fanáticos falam de mensagens satânicas gravadas ao inverso e outros já interpretam o Hotel California como a sede da Igreja de Satanás no estado da Califórnia, que havia sido anteriormente um hotel. Mas tudo não passa de uma simples questão de interpretação onde cada um só enxerga o que quer.

The Doors - A grande maioria dos rock stars são uma classe de pessoas diferentes (para não dizer estranhas). Quando as pessoas, que querem acreditar na ligação deles com o Diabo, não conseguem nada chocante nas músicas para mostrar, vão sempre na vida pessoal desta gente. E aí o terreno é fértil! Por exemplo: O vocalista Jim Morrison se casou em um ritual pagão com uma bruxa. Além disto este vocalista afirmava trazer dentro de si o espírito de um feiticeiro índio, um "shaman". Eu acho que cada um tem o direito de escolher a religião que quiser, porém se isto irá ou não acabar influenciando na sua obra artística e consequentemente irá me influenciar já é uma outra história.

Iron Maiden - Após terem lançado o disco The Number of The Beast (O Número da Besta) passaram a ser frequentemente taxados de satanistas embora raramente abordem o tema. A mascote Eddie das capas dos discos (uma "simpática" caveira no melhor estilo da volta dos mortos vivos) é frequentemente associada a um demônio. Como eu digo: Cada um enxerga aquilo que quer enxergar. O fato é que este pessoal é "pauleira" e sabe dar para o seu público o que eles querem. Resultado: Faturam alto!

Kiss - Embora não abordem temas satânicos em suas letras, o visual carregado e truques de palco do baixista Gene Simmons (que se veste e se maquia como um demônio, "vomita" sangue e cospe fogo) levou parte da opinião pública a taxar a banda de satanistas. O nome "Kiss" (em inglês "Beijo") chegou a ser interpretado como sigla para "Kids In Satan's Service" (Crianças a Serviço de Satanás) ou "Knights In Satan's Service" (Cavaleiros a Serviço de Satanás). Porém, isto é produto da mente fértil de algum crente, pois nunca foi provado que o nome da banda tenha este significado. A estes boatos ridículos somam-se outros como este de que a banda fazia sacrifícios de animais em seus shows. Embora isto nunca tenha sido presenciado por quem quer que seja, sempre tem aquele que jura de pé junto que durante o show eles espalham pintinhos no palco e depois os esmagam com suas mega-botas. Só rindo.

AC/DC - O álbum Highway To Hell (Auto Estrada para o Inferno) e músicas como Hell's Bells (Sinos do Inferno) foram mais que suficientes para serem taxados de satanistas. Se bem que é aquela velha história de dar para o público aquilo que vai garantir boas vendagens, bem como ter que competir no mercado com outras bandas que também sabem apelar. A situação piorou quando um conhecido assassino serial psicopata conhecido como "Night Stalker" (Rastejador Noturno) afirmou matar influenciado pelas letras da banda. Mas até aí nada de mais, pois tem psicopata que gosta de matar ouvindo música clássica.

Mercyful Fate - banda dinamarquesa de grande influência e cuja marca principal é o visual satânico do vocalista King Diamond (que mais tarde seguiu carreira solo). King Diamond é um cara cuja esquisitice está acima da média dos roqueiros. Ele afirmava dormir em um caixão e ser capaz de falar de trás para frente. Quem é bobo que acredite. Como uma ferramenta a mais de apelação para se destacar e chamar a atenção, a banda usa na decoração de seu palco restos reais de ossos humanos, o que não constitui crime na Dinamarca.

Como acabamos de ver, não tem muito como negar algum tipo de ligação de algumas destas bandas de rock com o ocultismo (satanismo), quer seja por opção pessoal de seus integrantes ou por uma simples estratégia de marketing.

Para aqueles que curtem esta turminha aí de cima, apenas relembro o que já disse na postagem anterior: não é só porque muitos gostem de ouvir Mozart que necessariamente devam ser interpretados como pessoas que aprovem o estilo de vida daquele jovem compositor e queiram viver como ele viveu.

7 comentários:

  1. Eu acho que essas bandas de rock são tão satânicas quanto às igrejas que costumam utilizar o nome do diabo para propagandear seu negócio. No final das contas o diabo só serve pra isso mesmo: ajudar os espertalhões a ganhar dinheiro. Tem espertalhão que usa a bíblia para iludir suas vitimas e tem espertalhão que usa a guitarra. Na maioria das vezes eu prefiro a guitarra.

    ResponderExcluir
  2. Cleiton:

    Cada ve fico mais cônscio que devo repensar TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Está a haver aqui uma confusão entre Satanismo e Adoração do Diabo... Nada de espantar, dada a contra-informação fornecida pelos mass media..

    ResponderExcluir
  4. Hehe ninguem fala de Deep Purple, também eles não tem letras esquisitas, não tem visual satânico, só são músicos e os melhores do ROCK AND ROLL

    ResponderExcluir
  5. Eu nao sie,sou evangelica,e já ouvie siim falar que o KISS fazia isso eu só sei que elles quebravam as guitarras mas nada a ver pr amim é normal.Porque gosto muito de rock

    ResponderExcluir
  6. muita noticia equivocada e sensacionalista meu se os cara tocam musicas pesadas.... oque que tem velho se um cara é satanista e usa isso para ganhar dinheiro acho que tem mais gente que canta musica falando de deus e ganha muito mais. Tem bandas exageradas tem muito mas fazer oque o mundo é feito dos normais que são os estranhos para os diferentes. Respeite a todos e independente de religião sou agnóstico e acredito nisso.

    ResponderExcluir
  7. sei como é sou evangélico e curto rock, entendo muito esses caras, pois,vivo num país de pessoas tão pequenas e mesquinhas, alienadas a ponto de generalizar tudo se achando os sábios bambambans!!! e dizendo todo evangélico é otário, todo pastor é ladrão todo roqueiro é satanista e etc.... parabéns para vcs, mostram quem na real é alienado e intolerantes!!!

    ResponderExcluir