terça-feira, 14 de julho de 2009

A vida nem sempre imita a arte

por Cleiton Heredia

Preste muita atenção na performance logo abaixo:



Acho que você já deve saber que se trata do baixista e fundador do KISS, Gene Simmons.


Com 1,90m, Gene é um dos maiores ícones do rock mundial. É famoso mundialmente por sua gigantesca língua e nos palcos chama a atenção por sua "demoníaca" figura, por cuspir fogo, vomitar sangue (como você acabou de ver), além de tocar seu baixo em formato de machado.

Você deve estar se perguntando por que eu estou fazendo menção a esta figura bizarra e completamente repugnante para alguns.

Bem, esta postagem tem como objetivo nos mostrar como é fácil rotularmos aqueles que achamos que são diferentes de nós, principalmente quando acreditamos que esta diferença viola nossos padrões de normalidade.

Se eu lhe perguntasse o que acha de Gene Simmons logo após você assistir algumas de suas grotescas performances no palco, tenho a impressão que ouviria alguns adjetivos tais como: maluco, louco, demente, retardado, drogado, viciado e por aí vai. Agora se a pessoa for um religioso, um cristão por exemplo, as qualificações acima seriam incrementadas com: demoníaco, diabólico, possesso por espíritos malignos, satanista e coisas do tipo.


E tudo isto com base em que? Na performance de um artista no palco somada aos rumores e boatos da vida que levam, geralmente com base em outros artistas do mesmo gênero.

Então vamos ler agora algumas declarações de Gene Simmons que foram publicadas e amplamente divulgadas:

"Nunca bebi ou tomei drogas em toda minha vida. Só fico alto quando estou na cadeira do dentista. Meu único vício são as mulheres."

"Adoro quando idiotas drogados se matam, pois sobra cada vez mais espaço prá gente."


Será que um homem que faz aquelas coisas estranhas no palco tem algum valor familiar? Vejamos:

"Bem, meus filhos nunca tem tempo ruim comigo. Meu menino está na sétima série e nunca perdeu uma aula. Ele está no programa de estudos para alunos avançados, o que significa que ele é muito inteligente. Sophie também é a estudante da semana, a maioria das semanas. Eles são crianças perfeitas, mas todos os pais acham que seus filhos são perfeitos não é?"

"Nossa responsabilidade é proteger nossos filhos, lhes fornecer dinheiro, estrutura e amor. O trabalho deles é tirar boas notas no colégio e se comportar, ponto final. Essa noção de pais tendo que negociar com seus filhos que acabaram de aprender a limpar as suas bundas está fora de questão."

"Talvez isto tenha a ver com o que minha mãe que sobreviveu a um campo de concentração alemão. Aprendi através dos olhos e das palavras dela que, para mim, é o ser humano mais sábio que eu conheço: 'perdoe, mas não esqueça, todo dia é um bom dia'. Ela também tem uma filosofia de vida que me ajuda a ver com muito mais clareza e isto significa que, se você é um rockstar e não consegue nem ler ou escrever música, o mínimo que você pode fazer é ter cuidado."

Simmons disse que ele vive pelas mesmas regras que ele aplica às suas crianças. “Eu nunca fiquei doidão, bêbado e nem fumei na minha vida.” ele disse.

Gene Simons nunca se casou, mas vive junto com a mesma parceira e mãe de seus dois filhos, a Playmate da Playboy no ano de 1982, Shannon Tweed, que também declara:

"As crianças tem as suas prioridades definidas – se manterem sóbrias e prestando atenção."


Ainda quanto às drogas, que geralmente estão associadas ao mundo do Rock'n Roll (KISS não é Black Metal, mas sim Hard Rock), Gene comenta sobre seus ex-parceiros de banda, o baterista Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley, integrantes da formação original:

"Eles são pessoas dependentes de álcool e drogas. Ace e Peter foram demitidos em 1980. Em 1995 eles foram autorizados a voltar, mas começaram a beber novamente e usar drogas. Nós tentamos ajudar, mas não sou pai deles."

"A verdade é chocante e faz você se sentir triste. O que é triste não é o fato de que o Ace não consegue tocar guitarra e mesmo assim é parte do Kiss, mas sim que as drogas são idiotas, esta é a parte chocante. Acredito que somos responsáveis por tudo que fazemos em nossas vidas, a minha família não é diferente da sua. Quero dizer que a família Kiss tem problemas, mas existem várias pessoas que tem, por exemplo, um pai que amam, mas quando ele chega em casa bêbado, ele é um idiota. É a mesma pessoa que você pode amar ou odiar em situações diferentes. Então eu adoro o Ace e o Peter, eu tenho orgulho da banda que nós fizemos juntos, mas eu os odeio com todo meu coração por usarem drogas e viverem bêbados porque eles machucaram a banda e os fãs, e eu tenho aguentado isto por 30 anos."


Não tenho a menor intenção de canonizar Gene Simmons ou tomá-lo como exemplo de vida (se bem que faria bem para alguns idiotas fazê-lo), mas quero apenas chamar a atenção de alguns jovens que não sabem separar uma performance artística planejadamente calculada para impactar e vender muito, da vida real onde as pessoas quando chegam ao ponto de vomitar sangue é porque estão muito doentes.

Se liga ô meu!

Um comentário: