segunda-feira, 20 de julho de 2009

Hachiko, um exemplo de verdadeira amizade


Se um dia você for até a cidade de Tokyo no Japão e passar em uma praça que fica ao lado da estação Shibuya do metrô, vai ver ali uma estátua de um cão feita de bronze já um tanto escurecida pelo tempo.

Trata-se de uma homenagem a um cão da raça Akita chamado Hachiko (se pronuncia "Hatiko") cuja história é um exemplo de fidelidade e amizade demonstradas por um cão em relação ao dono.

Hachiko havia pertencido a um professor da Universidade de Tokyo chamado Eizaburo Ueno, morador dos arredores da estação de Shibuya. Toda a manhã, Hachiko ia com o professor Ueno até a estação de trem, e voltava no fim da tarde para acompanhá-lo na volta para casa.

No dia 21 de maio de 1925, Hachiko tinha apenas um ano e meio de idade. Estava, como de costume, na estação à espera de seu dono que chegaria no trem das 16h. Porém, naquele fatídico dia, o professor Ueno não voltou. Tinha sofrido um derrame cerebral fatal na universidade.


Após a morte do professor, seus parentes e amigos passaram a cuidar do cão, mas Hachiko continuava indo todos os dias à estação, na esperança de que dono voltasse para casa. Muitos anos se passaram, e mesmo com dificuldades para caminhar, em decorrência de problemas de saúde (artrite), Hachiko continuava mantendo a rotina diária de ir até a estação.

Sua vigília diária durou até o dia 7 de março de 1934, quando, com 11 anos e 4 meses, foi encontrado morto no local exato onde esperou o dono por tantos anos.


Esta história sensibilizou o povo japonês e pessoas de várias partes do mundo. Como conseqüência, a memória de Hachiko foi imortalizada com uma estátua de bronze erguida no local onde ele morreu.

Até hoje, todos os anos, no mês de abril, os admiradores de cães, e especialmente de Hachiko, realizam uma cerimônia em sua homenagem. A história emociona porque nos faz refletir sobre o valor da fidelidade e do companheirismo. Essas qualidades que transformam qualquer relacionamento em uma verdadeira amizade.

Abaixo você poderá assistir a um vídeo de 3 minutos que contará esta bela história (antes de assistir pause a trilha sonora do blog logo acima):



A todos os meus amigos um feliz dia da amizade!

2 comentários:

  1. Cleiton:

    Cada dia creio mais na frase popular: "é melhor um cachorro amigo do que um amigo cachorro..."

    ResponderExcluir
  2. eu choreiiii mtooooo quandoooo eu ví!
    adoreiii!
    uma verdadeira estoria de cunplicidade!

    ResponderExcluir