segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os Cinco Tipos de Públicos de um Mágico


Uma das coisas que mais me atrai nas artes mágicas é perceber as diferentes reações das pessoas quando se deparam com a execução de um efeito mágico qualquer. Tenho percebido que os espectadores da mágica se dividem basicamente em cinco grupos diferentes:


1) Os Desconfiados – Assistem ao efeito com o semblante tenso parecendo estarem se sentindo incomodados. Para estes o mágico não passa de um embusteiro e a mágica não passa de uma maneira de enganá-los. Ao final do efeito olham com um ar de desdém para o mágico como se dissessem: “Você pensa que me enganou, mas não conseguiu não!” Normalmente acabam criando algum tipo de dificuldade para o mágico como, por exemplo: tentam pegar nas mãos o equipamento do mágico, comentam com todos as eventuais falhas do mágico ou mesmo acabam tentando revelar como o truque foi feito.


2) Os Entendidos – Geralmente são pessoas que conhecem (ou pensam que conhecem) alguma coisa sobre mágica, mas não têm a menor noção de ética mágica. Ao se depararem com um mágico em ação querem a todo custo mostrar que eles também entendem do assunto tentado desviar a atenção de todos para si. Tentam roubar a cena realizando um de seus “truquezinhos” (normalmente sabem fazer só um ou dois) ou, quando não conseguem fazer nada de interessante, acabam por revelar como o mágico realizou o efeito. Este grupo também sempre dificulta a vida do mágico, pois como querem que todos o notem como um grande entendido nas artes mágicas, são capazes de qualquer coisa para aparecer.


3) Os Apreciadores – Este público é o sonho de platéia de todo mágico. São pessoas que realmente sabem curtir um show de mágica. Eles têm consciência que tudo não passa de truques engenhosamente elaborados e habilidosamente executados, porém isto não os impede de se maravilharem com os efeitos e de se encantarem com uma mágica bem executada. Este grupo sabe ser complacente com o mágico quando percebe alguma falha, porém, como estão ali para se divertir, sabem relevar e admirar o conjunto completo da obra.


4) Os Ingênuos – Este é um público bem específico normalmente constituído de crianças ou algumas raras pessoas que acreditam em mágica. Para estes o mágico é realmente alguém com poderes sobrenaturais e a mágica é vista como uma forma real de fazer o impossível acontecer. Os mágicos também gostam muito de trabalhar com este tipo de pessoas, porém, se forem mágicos “meia-boca” e executarem a mágica de forma desleixada, este público crédulo irá naturalmente ver no mágico um farsante tentando se passar por um mágico de verdade. Eles nunca perdoam um charlatão e acabam sempre dizendo “na lata” o que pensam.


5) Os Desinteressados – São pessoas que não possuem o menor interesse por mágica e para eles tanto faz se o mágico está descobrindo uma carta aleatoriamente escolhida num baralho ou se está fazendo desaparecer um gigantesco monumento histórico. Eles não estão nem aí!

Faz parte das técnicas de um bom mágico saber identificar em sua platéia os diferentes tipos de público e sempre procurar reverter este conhecimento para o sucesso de suas apresentações e divertimento de seu público.


Para o grande mágico Célio Amino as coisas são mais simples. Em seu espetáculo “Além da Mágica” ele comenta durante um dos seus números que o mágico precisa aprender a identificar apenas dois tipos de pessoas em seu público:

Aqueles que ajudam o mágico e...

... o outro grupo.

E você? Em qual grupo se encaixa?

Faço esta pergunta por que pretendo convida-los para minha primeira apresentação oficial como mágico amador na Associação de Mágicos de São Paulo, mas não posso me arriscar convidando alguém do "outro grupo"...

É bricadeirinha...

Todos estão convidados!

Será nesta segunda feira às 21 horas.
Irão se apresentar vários mágicos e aprendizes.
Minha participação se restringirá a uns 10 minutos de close-up.
O endereço passo por e-mail para aqueles que se interessarem (sabe como é que é, o local tem vagas limitadas e eu preciso controlar o número de pessoas para evitar superlotação - rs).

Um comentário:

  1. Segunda, dia do rodízio do carro... Ficou complicado. Vou esperar outra chance.

    ResponderExcluir