terça-feira, 10 de agosto de 2010

Datena Detona os Ateus

por Cleiton Heredia


José Luiz Datena, apresentador do programa jornalístico sensacionalista "Brasil Urgente" da Rede Bandeirantes de Televisão, no dia 27 de julho de 2010 resolveu disparar ao vivo de sua metralhadora de preconceitos, uma série de calúnias, injúrias e difamações contra o grupo minoritário dos ateus.

Entre as muitas acusações contra os ateus, ele proferiu a seguinte frase:

"Ateus são pessoas sem limites, por isso matam, cometem essas atrocidades. Pois elas acham que são seu próprio Deus."

Na opinião do Sr.Datena, os ateus são assassinos!

Seu ódio contra os ateus foi destilado no momento em que transmitia a notícia de um crime hediondo onde um idoso foi enterrado vivo. Ele comentou que um ser humano crente em Deus não pode ter sido o executor de tal barbárie, mas que isso só poderia ter sido obra de um ateu. E ele foi mais além afirmando:

"É só perguntar para esses bandidos que cometem essas barbaridades pra ver que eles não acreditam em Deus."

Será que o Sr.Datena esqueceu que foram justamente pessoas crentes em Deus que jogaram dois aviões lotados em cima dos dois maiores prédios dos Estados Unidos? Será que ele não se lembra mais que os promovedores das cruzadas e os criadores da "santa" inquisição foram justamente pessoas que diziam ter Deus no coração? Por favor, perguntem ao Sr.Datena em que acreditavam aqueles que comercializavam e faziam uso da mão de obra escrava?

Ele continuou:

"... as pessoas não lêem mais a Bíblia, as pessoas não fazem mais orações a Deus, as pessoas não vão mais à missa, as pessoas não vão mais aos cultos evangélicos, as pessoas não rezam mais pra Buda, as pessoas não vão mais às mesquitas, as pessoas não procuram por Deus... é por isso que esses crimes bárbaros acontecem!"

Como coisa que a Bíblia fosse um exemplo perfeito de material moral e ético. Seus personagens sob orientação do Deus que ela defende promoveram limpeza étnica, assassinaram crianças inocentes, perpetuaram o machismo e permitiram a escravidão.

Ele chegou ao absurdo de criar uma enquete ao vivo para que as pessoas respondessem se acreditavam em Deus ou não. O que ele estava querendo provar com isto eu não faço a mínima idéia, pois é sabido por quase todos que os ateus declarados sempre foram uma minoria (estima-se 2% da população mundial). Porém, como o número de ateus ultrapassou a mil, ele vociferou:

"Como nós temos mais de mil ateus? Aposto que muitos desses estão ligando da cadeia."

Que coisa mais lamentável de se ouvir de uma pessoa esclarecida e formadora de opinião como ele. Será que o Sr.Datena desconhece o fato de não há qualquer evidência estatística ou base científica que relacione o ateísmo à prática de crimes leves ou bárbaros? Por favor, peçam ao Sr.Datena repetir esta enquete dentro de todas as principais penitenciárias do país para que ele entenda que a esmagadora maioria dos presos acreditam em Deus e praticam algum tipo de religião.

Não feliz de acusar os ateus de serem "pessoas do mal" e os grandes culpados pelos crimes e pela imoralidade, ele complementa:

"Quem é ateu pode desligar a televisão, ou mudar de canal, pois eu não faço questão nenhuma de que assistam ao meu programa."

Bem, eu não assisti a este show de acusações descabidas, mas caso estivesse assistindo, não desligaria a televisão por considerar-me atualmente um ateu em potencial, mas desligaria sim pelo monte de besteiras que saiu da boca deste cidadão. Ele foi tremendamente preconceituoso e desrespeitoso para com os ateus, além é claro de demonstrar o quanto é ignorante em relação a este assunto.

Acredito que isto caberia uma ação jurídicial por parte de todo e qualquer ateu que se viu ofendido com toda esta história.

3 comentários:

  1. Datena demonstra ter um pensamento absurdamente retrógrado. Para ele, Deus deve ser fonte de temor e medo. Se é por esse medo que as pessoas não devem cometer crimes então Nietzsche (por ironia, um ateu) estava certo: Não precisamos de Deus mas sim de polícia.

    ResponderExcluir
  2. Datena se acha o cara. Incrível como mudou. Era um reporter esportivo e até legal. Hoje cuida de difundir lixo em forma de sensacionalismo.

    SDS

    ResponderExcluir
  3. Datena contenta-se com o senso comum. É mais fácil empurrar os crimes para as mãos dos ateus do que achar uma explicação sociológica para os casos...

    ResponderExcluir