terça-feira, 12 de agosto de 2008

Datas e Eventos que Intrigam


Veja que curiosas são estas comparações entre Abraham Lincoln nascido em 12 de fevereiro de 1809 (16º presidente dos EUA) e John Fitzgerald Kennedy nascido em 29 de maio de 1917 (35º presidente dos EUA):

1) Os nomes LINCOLN e KENNEDY são compostos de 7 letras;

2) A.Lincoln se elegeu no congresso em 1846 e J.F.Kennedy em 1946 (100 anos);

3) A.Lincoln se elegeu presidente em 1860 e J.F.Kennedy em 1960 (100 anos);

4) Ambos foram grandes defensores dos direitos humanos;

5) As esposas dos dois presidentes perderam filhos enquanto moravam na Casa Branca;

6) Ambos jogavam golfe tendo, inclusive, o mesmo handicap;

7) A secretária de Lincoln se chamava Kennedy e o advertiu para não ir ao teatro, e a secretária de Kennedy se chamava Lincoln e o advertiu para não ir para Dallas;

8) Os dois presidentes foram assassinados com uma bala na cabeça;

9) Ambos perderam a vida numa sexta-feira;

10) Seus assassinos eram igualmente “sulistas”;

11) John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1838, e Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1938 (100 anos);

12) Os dois assassinos eram conhecidos por seus três nomes;

13) O total das letras de cada um dos nomes de seus assassinos totalizam 15 letras;

14) Lincoln foi morto dentro da sala “Ford” do teatro “Kennedy” e Kennedy foi morto num carro “Ford”, modelo “Lincoln”;

15) John Wilkes Booth fugiu do teatro e foi preso em um edifício (depósito) e Lee Harvey Oswald fugiu de um edifício (depósito) e foi preso num cinema;

16) Booth e Oswald foram assassinados antes do julgamento;

17) Uma semana antes de ser assassinado, Lincoln estava de férias em Monroe, Maryland, e Uma semana antes de ser assassinado, Kennedy estava de férias com Marilyn Monroe;

18) Os dois presidentes tiveram como sucessor um democrata “sulista” nascido em Senate;

19) O nome dos sucessores era composto por 6 letras (Andrew e Lyndon), e os dois se chamavam Johnson;

20) Andrew Johnson, que sucedeu Lincoln, nasceu em 1808, e Lyndon Johnson, que sucedeu Kennedy, nasceu em 1908 (100 anos);


Como explicar isto? Coincidências múltiplas? Manipulação humana? Conspiração Extra-Terrestre? Forças desconhecidas em atuação no universo? Será que os eventos que entendemos como aleatórios são verdadeiramente frutos do acaso?

Os céticos afirmam racionalmente: “Pura coincidência, pois entre duas pessoas existem inúmeras variáveis que podem ser usadas de forma comparativa, de forma que não seria estranho se encontrássemos algumas semelhanças”.

Os cientistas matemáticos explicam que tudo não passa da lei das probabilidades em ação nas análises combinatórias, pois se temos milhares de combinações aleatórias, já é de se esperar que uma pequena margem percentual de coincidências em algumas delas.

O grande problema reside na forma como os místicos ou religiosos querem interpretar os fatos. Os místicos falam de forças sobrenaturais controlando todos os eventos no universo de forma que nada acontece por acaso. Os religiosos são mais específicos e chamam estas forças sobrenaturais de Deus ou deuses.

A partir desta interpretação subjetiva fica muito fácil estabelecer uma religião. Basta pegarmos uma série de fatos aparentemente intrigantes e superficialmente sem uma explicação natural, colocarmos todos juntos num balaio misturando e manipulando tudo de forma bem conveniente, e pronto! Criamos uma teoria mística ou religiosa.

No exemplo entre os presidentes americanos Lincoln e Kennedy, veja que se eu quisesse fundar uma religião em torno deles, afirmando serem ambos homens predestinados pelas forças do universo (ou por Deus), teria um “prato cheio”.

Não estou afirmando que todas as religiões constituídas são resultado deste tipo de interpretação dos fatos, nem estou descartando a possibilidade da existência de forças que vão além de nosso conhecimento, mas simplesmente estou querendo suscitar em você este questionamento:

MINHA INTERPRETAÇÃO DOS FATOS REPRESENTA A VERDADE?

Pense nisto e lembre-se sempre que a verdade não teme investigação.

3 comentários:

  1. Excelente material e ótimo convite à reflexão.

    ResponderExcluir
  2. O acaso também pode ser caprichoso.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!

    Coincidência? Não...tudo não passa de uma conspiração comandada por aliens!!!

    Muito bom o texto!!

    =D

    ResponderExcluir