terça-feira, 3 de junho de 2008

Você já comeu fruta hoje?


Segundo entendem alguns especialistas da medicina ortomolecular, a fruta é um dos mais perfeitos alimentos que existem, pois gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

A principal fonte de energia para nossas atividades cerebrais é a glicose. A fruta, rica principalmente em frutose, é transformada com facilidade por nosso organismo na glicose que nosso cérebro precisa para trabalhar. Além disto, como uma grande parte das frutas são constituídas de 90 a 95% de água, elas acabam também limpando nosso corpo ao mesmo tempo em que o alimenta.

O único problema com as frutas é que a maioria de nós não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.

Deve-se comer frutas preferencialmente com o estomago vazio.

Por que?

A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali vão para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite lembrando daquela frutinha? Você até chega a pensar que aquela fruta deveria estar meio passada ou até estragada, mas na verdade tudo aconteceu apenas porque ela foi ingerida da maneira adequada, ou seja, com o estômago cheio de amido, proteína e gorduras.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.

Seria bom se evitássemos beber sucos industrializados envazados em recipientes de vidro ou lata.

Por que não?

A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer uma valiosa compra?

COMPRE UMA CENTRÍFUGA.

O ideal é ingerir o suco extraído na hora e com o estomago vazio. Este suco será então rapidamente digerido possibilitando que uma refeição completa seja feita cerca de quinze ou vinte minutos depois sem qualquer risco para a saúde.

O Dr.William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington em Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.

Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, pois vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos (derrames) e ataques cardíacos.

Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas: Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não!

O que seu corpo precisa é de alguma coisa que seja fácil de digerir, um alimento (energia) que ele possa usar de imediato e que também o ajudará proceder a uma verdadeira faxina interna.

Quando se levantar, e durante o dia, ou quando for mais confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade dele limpar-se.

Se você começar a se afastar dos outros "lixos" com que alguns costumam encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DA NUTRICIONISTA, PROFª.ELAINE:

A primeira enzima a agir sobre os carboidratos é a amilase salivar ou ptialina, que atua no amido (que é um polissacarídeo) transformando-o em dextrina ou maltose. Como os alimentos permanecem durante pouco tempo na boca, a digestão continuará se processando no intestino delgado (isso ocorre em qualquer tipo de carboidrato, e não só com as frutas como apresenta o artigo), No momento em que o bolo alimentar entra no estomago, a amilase salivar (enzima) é rapidamente inativada pelo meio ácido (HCl) ácido clorídrico, embora a digestão continue se processando no interior do bolo até que seja atingindo pelo meio ácido. A maior parte da digestão dos carboidratos ocorre no intestino delgado, onde a amilase pancreática (enzima) converte o amido em dextrina e maltose. As dicassacaridases, como a maltase (enzima) transforma a maltose em duas unidades de glicose, a lactase, transforma a lactose em glicose e galactose; e a sacarase, transforma a sacarose em glicose e frutose. Quando são transformados em monossacarídeos, os carboidratos são absorvidos.

Depois, os carboidratos são conduzidos, pela veia porta, ao fígado e transformados em glicose. No fígado, a glicose poderá ser armazenada na forma de glicogênio ou liberada na corrente sanguínea para ser utilizada pelos tecidos.

Esse é de forma simplificado o processo de digestão e absorção dos carboidratos, sendo que as frutas são fontes de carboidratos é dessa forma que ocorre sua utilização no nosso organismo, independente do horário.

De acordo com o Relatório Mundial da Saúde 2003, a baixa ingestão de frutas, legumes e verduras está entre os 10 principais fatores de risco que contribuem para a mortalidade no mundo! Estima-se que até 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente em todo o mundo, se o consumo de frutas, legumes e verduras fosse adequado*. O aumento do consumo de frutas pode ajudar a substituir alimentos que possuem altas concentrações de gorduras saturadas , açúcar e sal.

* 400g de frutas, verduras e legumes, sendo 3 a 4 unidades de frutas e 2 a 3 porções de vegetais por dia.

Só um comentário: apenas 6% dos médicos formados nos Estados Unidos têm algum treinamento em nutrição.

3 comentários:

  1. Ainda não comi hoje, mas depois do texto preciso tomar providências...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cleiton! Seu blog é muito interessante e muito culto.
    Eu estou iniciando um blog sobre meu processo de emagrecimento e
    Atividades físicas. Na verdade a minha idéia era apenas criar um diário
    Alimentar, mas estou gostando tanto que estou querendo acrescentar informações sobre uma vida saudável. Gostei muito da matéria sobre as frutas, quero saber se posso postar no meu blog, claro que estarei respeitando os direitos autorais e deixarei
    O link do seu blog.

    Margarete.

    ResponderExcluir
  3. Sem qualquer problema, Margarete.
    Quando quiser postar em seu blog uma outra matéria que te interessar, nem precisa pedir.
    Parabéns pelo Blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir