sábado, 15 de outubro de 2011

Mentiras que os Religiosos contam por aí - 2ª Parte

por Cleiton Heredia


MENTIRA Nº 2 - NIETZSCHE

"Se realmente existe um Deus Vivo, sou o mais miserável dos homens"

Os religiosos gostam de "descer a lenha" em Nietzsche porque ele fez aquela famosa declaração: "Deus está morto". Porém, são poucos os intelectualmente honestos que colocam esta frase dentro do contexto correto, ou seja, de que ele estava falando da religião como era conhecida na sua época.

Quanto à frase em questão, se você fizer uma pesquisa no Google verá que ela só aparece basicamente em dois grupos de sites: em sites de religiosos e em sites de céticos, agnósticos ou ateus. O primeiro grupo simplesmente reproduzindo a frase sem qualquer preocupação de indicar uma única fonte confiável, e o segundo grupo justamente questionando o primeiro com a pergunta: "Mas de onde vocês tiraram isto?"

Até hoje não apareceu sequer um único cristão para indicar uma fonte bibliográfica, quer seja nas biografias oficiais ou em outro documento qualquer, que abalizasse esta frase como inquestionavelmente verdadeira e legítima.

Tudo o que se sabe é que Nietzsche morreu devido a uma paralisia progressiva ocasionada pela sífilis (doença incurável naquela época). Mas antes que alguns religiosos se apressem em dizer que a doença foi castigo divino, seria bom lembrar que ela também atinge os crentes em Deus, tais como os Papas Júlio II e Alexandre VI (como conseguiram contrair esta doença sendo celibatários é mais um mistério da fé).

E as mentiras vão continuar.

2 comentários:

  1. Para Nietzsche a morte de Deus é um condicao necesária para que surja o super-homem e é o primeiro ensino de Zaratustra (sim, eu li o Zaratustra). Uma vez num sermao eu disse dize que Nietzche estava certo: ha alguma coisa extremamente incompativel entre Deus e (esta) humanidade e por ai foi a reflexao...

    ResponderExcluir
  2. Celibatários?
    Eles não gostam de pegar os menininhos?
    Ou simplesmente não aderem a voto de celibato pegando as freirinhas dos conventos.

    ResponderExcluir