quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Carnaval não pode parar, mas você pode morrer

por Cleiton Heredia


O Brasil é um país cheio de contrastes absurdos e vergonhosos. Por aqui algumas pessoas sabem protestar veementemente contra os dirigentes de seu time de futebol, mas não demonstram o mesmo ímpeto quando seus dirigentes governamentais cometem verdadeiros descalabros contra a nação.

Eu nunca vi tamanha eficiência, por um lado:

No dia 07/02/2011 um incêndio consumiu parte da Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, destruindo fantasias e carros alegóricos de três grandes escolas de samba. Imediatamente, no dia seguinte, a prefeitura do Rio anunciava ajuda financeira de 2,5 milhões para as escolas de samba afetadas pelo incêndio para que as agremiações possam aprontar, de forma emergencial, seus desfiles para o Carnaval.

Enquanto, por outro lado:

- Hospitais públicos esperam há meses pelo conserto de equipamentos de primeira necessidade;
- Escolas aguardam a troca de móveis e equipamentos em estado deplorável;
- Postos de Saúde carecem por medicamentos importantes para a população;
- A Segurança Pública suplica por equipamentos mais eficientes e modernos;
- O Transporte Público está defasado em relação à demanda;
- O Saneamento Básico ainda não chegou a diversas comunidades carentes;
- O Sistema de Saúde público ainda obriga muitas pessoas a esperarem e morrerem na fila enquanto aguardam uma consulta, exame ou cirurgia;
- Nas escolas públicas de diversas localidades não existem vagas suficientes para atender todas as crianças da região;
- Os policiais são mal remunerados;
- Muitos ainda moram em situações de risco por falta de uma política de habitação adequada às necessidades da maior parte da população brasileira.

Mas tudo bem se você morrer por falta de atendimento adequado em um hospital público, ficar amassado todos os dias dentro de um transporte público, for assaltado uma vez por mês, ver o seu filho recebendo uma péssima qualidade de ensino e estiver morando debaixo da ponte, pois o mais importante é que o carnaval não pode parar!

Eu sinto cada vez mais...

6 comentários:

  1. Coerente, triste e verdadeira sua postagem Cleiton! Você não está sozinho nesta indignação, acredite!

    ResponderExcluir
  2. pois é, se o carnaval for afetado como ficará a imagem do prefeito...?

    ResponderExcluir
  3. Mas mais por uma questão minha, fiquei mais indignado com a suspensão dos concursos públicos e das nomeações devido ao corte nos gastos do Governo. Como sempre quem paga a conta das farras anteriores somos nós, pessoas que querem um emprego seguro para viver em paz. Deveriam cortar o absurdo que pagam a senadores, vereadores e cia. Ao invés disso, dão aumento!

    ResponderExcluir
  4. O que motiva o político é o "IBOPE". Ficaria "muito mal" para o Brasil uma frustração no Carnaval...

    ResponderExcluir
  5. cleiton,
    li o texto e fiquei com uma dúvida aqui...
    o caranaval no brasil é algo complexo que envolve milhares de pessoas e muito dinheiro!
    acredito que a aporte de 2,5 milhoes de reais não é uma quantia absurda para a manutenção do espetáculo. isso pq a arrecadação com o turismo supera e muito esse valor...
    e ao contrário do que pensa o alexandre sou contrario às nomeações!!! e À ineficiencia da máquina pública!! ah e viver em paz vc só vai conseguir depois da morte...
    bom é essa minha opinião...
    fui meio do contra
    leio toda semana seu blog e é realmente muito bom!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. contrário às nomeações? Quer dizer que o cara estuda como um condenado pra passar em um concurso de provas, ou de provas e títulos e quando realmente passa, não deve ser nomeado? É mais justo eleger um semi-analfabeto pra deputado do que colocar alguém capacitado pra exercer um cargo público.
    Por acaso a estabilidade em 3 anos, não proporciona a um funcionário público honesto e trabalhador paz, mediante um bom salário?
    A ineficiência do serviço público decorre dos maus funcionários e da corrupção política e não do esforço de quem busca estabilidade e segurança financeira.
    Minha esposa é funcionária pública, honesta e merece cada centavo do que ganha em decorrência do seu esforço. Respeito seu pensamento, mas jamais concordarei com eles!

    ResponderExcluir