segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Facebook - Nasce uma Nova Teoria de Conspiração?

por Cleiton Heredia


Circula pela rede uma mensagem a respeito do Facebook com o seguinte teor:

Esta semana na televisão houve uma reportagem todos os dias com Joaquín López Dóriga (jornalista mexicano) sobre o Facebook, Hi5, Myspace, Sonico, etc. e o perigo que representam.

Entrevistaram alguns sequestradores e dizem que entram na rede e vêem os rostos, a casa, os carros, as fotos de viagem e sabem o nível social e econômico que têm os que aí aparecem. Já na televisão um deles declarou que antes batalhavam muito para reconhecer os candidatos a sequestros, mas que, agora com o Facebook, já não têm que investigar onde vivem ou em que escola estudam e aonde viajam e quem são os seus pais, irmãos e amigos.

Isso se passou com Alejandro Martí, (jovem mexicano morto pelos seus sequestradores) que de tudo dispunham. A família acaba de encerrar o seu blogue depois de dar-se conta da quantidade de informação potencialmente perigosa que o jovem aí tinha posto com alegria e sem suspeitar que estivesse ajudando aqueles que o mataram. Protejam os vossos filhos e protejam-se a vós próprios; não acrescentem informações "perigosas" no vosso mural.


O texto acima é seguido de um outro, bem maior, com o título de "A VERDADE SOBRE O FACEBOOK". Não irei reproduzir este texto aqui porque ele é cansativo e está muito mal escrito. Porém, você poderá informar-se sobre o seu conteúdo assistindo ao vídeo que disponibilizo logo abaixo:



Quem acompanha este Blog já sabe que eu não costumo aceitar de primeira mão qualquer mensagem alarmista que se alastra pela internet. Eu entendo que elas são como pragas virtuais que se propagam a custa dos incautos, crédulos, e preguiçosos que só sabem copiar e colar ou replicar de forma irresponsável para todos os contados listados em seu mail list, sem antes ter o cuidado básico de averiguar se não estão fazendo papel de bobos.

Qualquer um que gastar uns cinco minutinhos de pesquisa na internet verá que há divergências sobre o texto em questão. Por exemplo, no Youtube, onde está o vídeo acima, também existe um outro vídeo que apresenta o "outro lado da moeda" a ser considerado:



Não estou fazendo apologia do Facebook, mas também não quero "demonizá-lo" como alguns crentes fanáticos que acreditam que tudo faz parte de uma Nova Ordem Mundial Satânica que quer se apossar da humanidade com intuito de escravizá-la.

O Facebook é uma poderosa ferramenta de interação virtual cuja utilização deve ser feita sempre com muito critério, assim também como tudo mais que está na internet. O problema não está nas Redes Sociais, sejam elas quais forem, mas sim nos usuários babacas que não sabem administrar a sua privacidade. O Facebook só irá compartilhar com o mundo aquilo que você escolheu colocar ali.

Quanto à utilização das informações que você coloca no Facebook por parte de pessoas mal intencionadas, como sequestradores, por exemplo, isto poderá ser facilmente evitado sabendo escolher muito bem os amigos de sua rede e habilitando a opção para que somente os seus amigos tenham acesso. Não recomendo a opção que permite os amigos dos seus amigos acessarem seu perfil, mural ou fotos, pois você nunca sabe se seu amigo está sendo tão criterioso quanto você é (ou deveria ser). Nem mesmo a sua lista de amigos deve estar disponível para qualquer um visualizar.

Recomendo que você dê uma espiada nas Configurações de Privacidade de sua conta no Facebook e faça as alterações que julgar necessárias. Ali é você quem manda.

3 comentários:

  1. Pois é: tempo passa e teorias surgem. Daqui a pouco surgirão vincunlações com a Santa sé e afins...

    ResponderExcluir
  2. Depois li uma dessas teorias da conspiração, nova ordem e o escambau dizer que a bola Jabulani é o nome do capeta, não me surpreendo com mais nada!

    ResponderExcluir
  3. Acho que devemos fazer uso consciente das ferramentas da Internet.
    EX:um fósforo na mão de uma pessoa normal não ameaça ninguém, mas na mão de um maluco pode gerar uma tragédia.
    Solange

    ResponderExcluir