quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tenha Sempre uma Aspirina do Lado da Cama


Não! Não é para dar para sua esposa (ou esposo) quando ela (ou ele) disser que não vai rolar porque está com uma "baita" dor de cabeça. Nada disso!

Talvez você já deva ter recebido por e-mail a seguinte mensagem de alerta:

Nem todos os sintomas de ataque de coração serão uma dor no braço esquerdo. Fique atento a uma dor intensa no queixo. Poderá nunca sentir a primeira dor no peito no decurso de um ataque de coração. Náuseas e suores intensos são também sintomas comuns.

60% das pessoas que tiveram um ataque de coração enquanto dormiam, já não se levantaram. Porém, a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.

Caso isto ocorra, dissolva imediatamente duas aspirinas na boca e engula-as com um pouco de água. Ligue para o 112 e fale "Ataque Cardíaco", mencionando que tomou as duas aspirinas. Sente-se e espera o 112. Não se deite!



Como eu sempre gosto de checar todas as informações que me enviam, quer dizer, todas, não, somente aquelas que considero relevante, fiz uma breve pesquisa e vejam o que descobri:

A dor mais típica num ataque cardíaco é a dor a meio do peito, retro-esternal, que pode ser também uma sensação de peso ou aperto e que, normalmente, é desencadeada por um esforço, como subir escadas ou andar depressa.

Na maioria dos casos, esta dor no meio do peito irradia para o braço esquerdo, mas também pode, por vezes, subir até ao queixo. As náuseas e suores são, também, sintomas comuns, mas, isoladamente, não significam necessariamente que se trata de um ataque cardíaco.

São pouco frequentes os casos de ataque cardíaco durante o sono, porque, normalmente, estes episódios ocorrem na sequência de um esforço. Ainda assim, se ocorrer durante o sono, o mais comum é a pessoa já não voltar a acordar.


Em caso de suspeita de ataque cardíaco, deve:

1. Chamar o 192 (112 só funciona na Europa, aqui a gente chama o SAMU) ou, o que é ainda melhor, dirigir-se de imediato a uma urgência hospitalar mais próxima, porque é nas primeiras horas que ocorrem mais arritmias mortais. Uma assistência médica rápida é fundamental para, através da administração de anticoagulante, dissolver o trombo (coágulo) que está entupindo a artéria coronária.

2. Tomar (e não dissolver na boca) uma ou meia aspirina (e não duas). O ácido acetilsalicílico presente na aspirina vai diminuir a coagulabilidade do sangue e, por conseguinte, pode atrasar a formação do trombo.

Não há qualquer motivo para não se deitar. Enquanto espera pelo atendimento médico, pode permanecer na posição que lhe for mais confortável, sentado ou deitado, sem qualquer prejuízo para a evolução do quadro clínico.

2 comentários:

  1. Boas dicas, especialmente para quem vive sempre agitado em Sampa.

    ResponderExcluir
  2. Morrer durante um pesado sono, sem sentir a morte, deve ser legal (rs).

    ResponderExcluir