quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Rock é do Diabo?


Como vocês podem perceber pelas seleções de músicas que diariamente disponibilizo em meu blog, meu gosto musical é bem eclético. Gosto quase de tudo, só não suporto samba, pagode, funk, aché e coisas do gênero ("Vade Rectum").

Quando eu era mais jovem (entre 14 e 15 anos - década de 70) comecei a curtir Rock'n Roll. Ouvia desde Elvis Presley até Black Sabbath e Nazareth. Um dia na igreja que eu frequentava apareceu um cara tocando disco ao contrário e jurando prá gente que ali existiam mensagens do Demo. Eu acreditei e nunca mais ousei a ouvir o "satânico" Rock.

Assim como eu naquela época, muitos hoje continuam acreditando que o Rock foi inventado pelo Diabo em pessoa.

Quais são as razões para tal analogia? Bem, eles explicam:

1) O rock de uma maneira geral prega a rebeldia (e violência) contra os costumes vigentes e ataca o sistema vigente, incluindo a religião vigente;

2) O rock prega o hedonismo, o que é contrário à pregação das igrejas cristãs e frequentemente associado a satanismo (o hedonismo é o gozo máximo dos prazeres terrenos, e é um dos princípios da maior parte das seitas satanistas);

3) O rock prega o individualismo, a vontade própria acima da vontade da maioria (mais um princípio vigente entre os satanistas);


Para ser sincero, eles não estão tão errados nestes três pontos, pois muitos "rock stars" tem enfileirado por estes caminhos (ao menos na aparência), bem como frequentemente adotam em suas músicas o tema das drogas, do sexo e do oculto.

Mas por que fazem isto? Creio que são dois os motivos principais: Muitos deles curtem este estilo de vida por opção pessoal e todos eles (sem exceção) querem ficar ricos e famosos. Sim, grana e fama com tudo aquilo que as acompanha são as principais motivações.

Os "Beatles" já entendiam que a fórmula mágica de apresentar a rebeldia em forma de arte, vende e vende muito. O ser humano (especialmente os jovens) se sente atraído pelos temas considerados "proibidos" por parte da sociedade conservadora. E é aí que também entra o interesse pelo oculto.

Eu entendo que o grande problema não está no estilo musical em si, mas sim na cabeça imatura e facilmente influenciável de muitos jovens (e até de adultos). Eles não sabem separar a performance artística da vida real. Eles também não conseguem raciocinar que a opção de vida deste ou daquele artista trará mais cedo ou mais tarde suas consequências.


Um exemplo de que o problema não está no estilo musical é, por exemplo, Wolfgang Amadeus Mozart. Todos aqueles que desaprovam o rock afirmam que a música clássica é muito mais nobre e melhor. Mas na verdade o grande Mozart viveu, para os padrões de sua época, da mesma forma que um rock star malucão. Tanto é que teve o mesmo fim que a grande maioria deles: morte prematura.

Agora, já pensou se todos aqueles que curtem a eterna música clássica de Mozart acharem que curtir de verdade é viver da mesma forma que ele viveu?

Portanto, quer curtir Mozart ou uma música do Black Sabbath? Tudo bem! Não vejo nenhum problema em gostar deste ou daquele estilo musical. Apenas saiba separar o mundo ilusório da arte da vida real.

P.S.: Quanto a pergunta que deu título a esta postagem, respondo: Depende! Se você for um crente irá demonizar a tudo aquilo que julga ruim e detestável.

5 comentários:

  1. A música "Sábado sangrento sábado" é na verdade sobre o massacre Kent State, onde os E.U. guarda nacional abriram fogo sobre a guerra do Vietname, protestando estudantes universitários, matando 4.

    Olhando para trás eu descobri que mais rock and roll estrondos que Satanás utilizado como uma imagem para vender, mas nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Hi Kenny,

    I did not know this interesting detail of the song "Sabbath Bloody Sabbath".

    I totally agree with you regarding the use of Satan by the rock. Business just business.

    Thanks.

    ResponderExcluir
  3. eu sou cristao e acredito que nao importa o tipo de musica que voce escuta . o que importa é se isto esta atrapalhando sua crenças . Acho que o Rock nao é ciosa do diabo , tanto que o primeiro rockeiro foi cristao = O Grande ELVIS

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que a resposta para a pergunta em questão é sim! Não se pode ignorar que as 3 razões citadas no texto são totalmente antitéticas ao pensamento cristão e no conflito entre o bem e o mal não ha meio termo, quem não é a favor de Cristo só pode ser a favor do Diabo. Pensem bem e não se deixem enganar pelo mestre do engano e mentira.

    ResponderExcluir