quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma Questão de Interpretação - Parte 3

por Cleiton Heredia


De todas as tentativas de interpretação apresentadas nas postagens anteriores, a que eu considero um pouco mais racional e coerente é que a letra desta música é uma alegoria ao hedonismo e a consequente autodestruição que este estilo de vida provoca.

Para ser mais preciso, entendo que o autor desta letra estava querendo referir-se ao mundo das drogas representado na metáfora do hotel onde a própria droga é personificada na bela e tentadora mulher chamada "Tiffany".

É possível que no início da música o autor esteja descrevendo alguém em crise de abstinência: "Minha cabeça ficou pesada e minha visão ficou turva. Eu tinha de parar por causa da noite". Ele se depara com o Hotel Califórnia e diante de sua porta, ouvindo o som da campainha (sino), não sabe dizer se "Isso poderia ser o Paraíso ou o Inferno".


Percebam como o autor descreve a atraente mulher como alguém que possui muitos amigos (no caso aqui, os dependentes químicos): "Como eles dançam no pátio, doce suor de verão. Alguns dançam para lembrar, alguns dançam para esquecer". Na comparação com as drogas, a dança para esquecer ou para lembrar pode fazer muito sentido. A frase dela: "Nós somos todos apenas prisioneiros aqui por nossa própria conta", também é plenamente aplicável nesta interpretação.

O coro também é muito sugestivo: "Bem-vindo ao Hotel Califórnia, Que lugar encantador, Que rosto encantador. Vários quartos no Hotel Califórnia, Qualquer época do ano, você pode encontrar aqui". No mundo das drogas sempre existe uma vaga (quarto) disponível em qualquer época do ano para os otários que quiserem se meter nesta "roubada".


A letra da música também retrata os hóspedes do Hotel Califórnia apunhalando a "besta", mas "simplesmente não podiam matá-la". Seria esta uma descrição da luta interior que o usuário de droga trava com seus próprios demônios? Quem sabe... porém, esta parte pode também ser uma metáfora que descreveria os viciados se picando na vã tentativa de matar os seus monstros interiores.

Quando o autor escreveu: "Você pode desocupar o quarto a qualquer hora que deseje, mas você nunca pode ir embora", talvez ele estivesse se referindo à idéia de que a dependência das drogas é uma doença da qual nunca a pessoa obterá a cura por completo (tal como nos Alcoólicos Anônimos que encaram o alcoolismo como uma doença incurável onde se é possível ficar limpo um dia após o outro, mas não é possível tomar um único gole sem desencadeá-la novamente).

Bem, mas esta pode ser apenas mais uma interpretação entre tantas outras, e não é porque para mim ela é a mais lógica e compreensível, que é exatamente aquilo que ia na mente do autor quando a compôs.


Se quisermos saber o exato e verdadeiro significado desta música, precisaremos perguntar a Don Velder, Don Henley e Glenn Frey, que são aqueles que a comporam. Não existe outra forma de se chegar à verdade. Lógica analítica e dedutiva pode me ajudar a encontrar algo que faça mais sentido para mim, mas preciso entender que pode não ser necessariamente o verdadeiro significado que só seus autores conhecem.

Na próxima postagem, que será a última desta série, iremos analisar esta delicada relação entre interpretação e verdade nas questões religiosas.

Continua...

2 comentários:

  1. Cleiton!

    Gostaria que você, se possível analisasse o clipe Stay (far away so close) do U2. Um amigo analisou a relação letra/video com a temática religiosa e pode notar as seguintes observações no clipe:
    Os componentes da banda não podem ser vistos, logo, são seres de um mundo invisível, porém, que acessam e influenciam o mundo visivel.
    A influência é visível na parte onde o Bono pronuncia cada palavra e logo após a mulher que está cantando pronuncia a mesma palavra.
    Os músicos também são influenciados pelos componentes invisíveis da banda quando tocam seus instrumentos.
    O contexto religioso fica claro quando Bono se depara com um anjo auxiliando álguem, este aparenta ser um anjo de luz e é o único que tem asas.
    O anjo encara bono e mostra uma certa decepção.
    Cada vez que o Bono Pula, mostra uma asa do clipe o que deixa claro que Bono tb é um anjo, só que de uma asa só, ou seja, limitado.
    E logo no fim do clipe, o anjo (Bono) tenta ir ao céu e cai, e cai inúmeras vezes que tenta subir, deixando claro que não mais tem acesso ao céu.

    A letra fala em uma determinada parte que ele (Bono ou o anjo caído) quer ficar (permanecer = Stay)entre os espíritos e demônios(continuar influenciando pois não lhe resta mais opção).

    em Resumo: a interpretação de que Bono no clipe representa Lúcifer e a banda, seus anjos, me parece clara! Mas como diz você pode ser mais uma mera interpretação.

    Qual o interesse da banda mais pop do planeta em passar uma mensagem tão subliminar, ou nem tanto?

    Abraço e parabéns pelo tema!

    ResponderExcluir
  2. Cleiton: tem sentido o que você tomou como ideal, mas sigo esperando a continuação...

    ResponderExcluir