Uma das mais notáveis ilusões foi descoberta por acaso nos anos 70, e se tornou notável no estudo da percepção sensorial. É o "Efeito McGurk", que demonstra a integração que nosso cérebro faz, inconscientemente, de estímulos diversos. Para experimentar o efeito em seu grau máximo, assista atentamente e escute qual sílaba o sujeito está repetindo:
Escutou? Agora experimente apenas escutar, sem olhar para o vídeo. Que sílaba você está escutando agora?
A grande maioria das pessoas ao ver o vídeo escuta o sujeito falando "DA" repetidamente, mas ao escutar apenas o som, escuta "BA". E o som é mesmo "BA", mas a imagem que você vê é do sujeito pronunciando a sílaba "GA".
Confrontado com os dois estímulos, o som "BA" e a imagem "GA", o cérebro faz o melhor que pode na integração dos estímulos e você percebe um "DA" (em outras palavras, BA+GA=DA).
O fascinante nesta ilusão é que ela permanece mesmo depois que você a conhece (embora isto estrague a agradável surpresa de ser enganado...). Mesmo sabendo que o som é "BA", ao ver o vídeo você continua percebendo um "DA".
Este efeito foi descoberto pelos pesquisadores Harry McGurk e John MacDonald, e foi descrito em seu trabalho humoristicamente intitulado "Hearing Lips and Seeing Voices" (Ouvindo Lábios e Vendo Vozes), publicado em 1976 na Nature. Ele ocorre provavelmente devido ao fato de "BA", "DA" e "GA" serem sons parecidos, e nós integrarmos pistas visuais em nossa percepção dos sons. O efeito McGurk também ocorre com diversas outras sílabas semelhantes.
Achei a experiência acima muito interessante, pois através dela fica demonstrado o quanto nossa percepção da realidade depende da maneira como nosso cérebro interpreta os estímulos recebidos. Assim sendo, devemos estar preparados para aceitar que a verdade de fato pode ser diferente daquilo que o nosso cérebro interpretou como a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário