terça-feira, 25 de novembro de 2008

Uma Questão de Interpretação - Parte 1

por Cleiton Heredia


Acho que você já deve ter ouvido falar em uma famosa banda musical dos anos 70 chamada "Eagle". Ela fez muito sucesso ao lançar em 1977 a música "Hotel California" cuja melodia é muito cativante (ganhou o prêmio Grammy em 1978), porém, com uma letra um tanto controvertida.

Assista ao vídeo abaixo ouvindo a música e acompanhando a tradução da letra:


E aí? O que você achou? Gostou da melodia? Entendeu alguma coisa da letra?

Como a letra é um tanto quanto abstrata, existem várias interpretações que tentam explicar qual a mensagem que seu autor quis transmitir ao compô-la.

Vejamos algumas interpretações que encontrei em um fórum de discussões:

"Dizem que essa letra fala sobre um cemitério que existia no local do Hotel California!!! Esse hotel existe de verdade!!! Só que antes era um cemitério por isso escreveram uma letra tão estranha e subliminar" - G.M.M.

"A história dessa música é que o vocalista da banda andando na estrada viu uma mulher. Uma mulher bonita, atraente, provocante que chamou sua atenção. Os dois foram a um hotel (Hotel California) e no quarto ela se transformou no diabo!!!" - M.K.

"Em algum site por aí, se me lembro bem, li que a música trata sobre a banda que em alguma turnê parou em um hotel da Califórnia onde coisas estranhas aconteceram e eles jamais se esquecem desse hotel." - M.J.

"Existe esse Hotel California, fica em Santa Monica, Los Angeles, bem no começo da Rota 66. Não tem a ver? Sempre achei que fosse em relação a ele..." - S.

"Cara não se surpreenda e nem tente entender muito. Muitos dos clássicos do Rock'n Roll foram compostos sob efeito de inúmeras substâncias ilícitas, e sabe lá que misturas esses malucos fizeram. O negócio é que a música é uma das mais bonitas da história." - O.S.

Em cada cabeça, uma sentença! Cada um tenta dar a interpretação que considera mais adequada para a letra desta música, porém, será que podemos afirmar com absoluta certeza qual delas corresponde à verdadeira mensagem que seu autor tentou revelar (ou ocultar)?

Continua...

Um comentário:

  1. A música é maravilhosa. Jamais tinha atentado para a letra. Aguardo a continuação...

    ResponderExcluir