terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lei Moral Interior: Deus ou um mero reflexo condicionado?


O que é moral? Por que algumas pessoas são honestas e demonstram ter um caráter íntegro a toda prova, enquanto outras são desonestas e possuem um caráter completamente deturpado?

Os religiosos explicam o desvirtuamento daquilo que é bom e correto com o argumento da natureza pecadora (tendências herdadas e cultivadas para o mal), e defendem a integridade moral como consequência de uma vida transformada pelo poder de Deus. Já os psicólogos entendem esta diferença de conduta moral entre pessoas normais como principalmente uma consequência do condicionamento do meio em que vivem.


Deus? Condicionamento? Os dois? Faço estas perguntas por que um dos argumentos para a existência de Deus é o fato de todo ser humano possuir uma lei moral dentro de si (C.S.Lewis explora muito bem esta argumentação em seu livro "Cristianismo Puro e Simples").

Quem colocou esta lei moral dentro do ser humano? Pode a evolução explicar isto? Se somos somente matéria, e átomos e moléculas nada entendem de certo ou errado, por que todos nós somos seres morais com uma íntima percepção do bem e do mal?

Bem, não é meu objetivo nesta postagem oferecer respostas, mas apenas incentivar a reflexão. Por este motivo vou mostrar-lhe um vídeo de uma experiência feita pelo ilusionista Derren Brown*, onde ele demonstra como é possível condicionar pessoas normais a cometerem um crime através da aplicação de algumas técnicas psicológicas.


Em face daquilo que você acabou de assistir quero perguntar-lhe:

Uma pessoa poderia ser moralmente responsável por cometer um crime após ter sido manipulada e condicionada mentalmente a isto?

*Derren Brown é um famoso ilusionista inglês formado em psicologia que tem realizado diversos espetáculos de mentalismo, entre eles a série televisiva "Mind Control", onde demonstrou os seus dons de leitura e controle mental. Neste programa Brown alega não recorrer a nenhum tipo de truques ou poderes paranormais, mas somente a conhecimentos e habilidades psicológicas.

2 comentários:

  1. Isso vai longe. Já pensei nisso ao imaginar a historieta de gêmeas criadas em locais distintos. Um de calma e paz e outro de extrema violência...

    A cultura religiosa foge disso pois fica sem alicerce.

    Complicado mesmo!

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é imoral por natureza. A prova disso é que a maioria absoluta das pessoas é religiosa, e há pouca coisa mais imoral do que a religião.

    ResponderExcluir