quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A verdade e a Manipulação das Informações

.
Você se recorda daquele comercial da Folha de São Paulo criado pela agência de propaganda W/Brasil que foi veiculado a partir de 1988?

Vamos relembra-lo...


"É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade".

O exemplo acima nos ajuda a perceber como o limite entre a verdade e a mentira pode ser tênue dependendo da forma como as informações/fatos são manipulados e apresentados.

Quer um outro exemplo? Hoje é o dia 4 de setembro, certo? Bem, eu posso transformar este dia num dia típico e emblemático para a ocorrência de grandes tragédias ou num dia propício para a ocorrência de coisas boas e agradáveis. Tudo dependerá de como eu vou utilizar as informações/fatos que possuo.

Dia 4 de setembro - Um dia de mau agouro para a humanidade:

- 04/09/1888 - Um violento ciclone arrasa uma parte da ilha de Cuba.
- 04/09/1941 - Segunda Guerra Mundial: começa o bombardeio a Leningrado, que resistiu durante 900 dias.
- 04/09/1955 - Um tufão causa a morte de 250 pessoas no Japão, deixando também mais de 5 mil feridos.
- 04/09/1969 - Charles Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, é seqüestrado no Rio de Janeiro. O grupo de ativistas exigia a libertação de 15 presos políticos.
- 04/09/1989 - Um avião cubano explode em Havana, matando 170 pessoas.
- 04/09/1998 - O desabamento do telhado da Igreja Universal do Reino de Deus, em Osasco, mata 23 pessoas e fere 560. Cerca de 1.500 fiéis estavam em vigília de orações no momento do acidente.
- 04/09/2004 - Flórida é atingida pelo furacão Frances.

Dia 4 de setembro - Um dia propício para boas realizações de paz, progresso e sucesso:

- 04/09/1882 - Thomas Edson acende pela primeira vez, na central de eletricidade, a iluminação elétrica comercial.
- 1888 - George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme.
- 04/09/1932 - Começa em Viena a Conferência Mundial da Paz, da qual participam 80 delegados de quatorze países.
- 1955 - Inicia-se a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus de Futebol.
- 04/09/1965 - Os Beatles lançam o compacto Help, que atingiria o primeiro lugar nas paradas inglesas.
- 04/09/1972 - Nos Jogos Olímpicos de Munique, o americano Mark Spitz torna-se o primeiro atleta a ganhar sete medalhas de ouro.
- 04/09/1986 - Yasser Arafat aceita a resolução 242 da ONU, que supõe o implícito reconhecimento do direito à existência do Estado de Israel.

Percebeu? Dependendo daquilo que eu seleciono entre os fatos disponíveis (todos verdadeiros), posso manipular o resultado final para aquilo que pretendo sugerir ou incutir na mente das pessoas.

Desta forma, a soma de alguns fatos verdadeiros podem não resultar na apresentação da verdade a partir do momento que eu manipulo estes fatos apresentando somente aquilo que me é conveniente e escondendo tudo aquilo que não ajuda ou até contradiz meus objetivos e intenções.

Muitas vezes eu vejo de um lado os criacionistas e de outro os evolucionistas defendendo seus pontos de vista desta forma, ou seja, apresentando só os fatos que lhes convêm e desprezando os demais que não lhes interessam. Este tipo de discussão com uma análise parcial dos fatos não poderá resultar nunca na verdade, mas somente naquilo que cada um entende como "a sua verdade".

Nas facções religiosas acontece a mesma coisa. Cada uma levanta o seu estandarte de religião verdadeira com base somente nas informações que lhes são convenientes. Eles não conseguem perceber como a sua visão é parcial e limitada, nem estão abertos para uma reflexão mais ampla e imparcial, pelo contrário, partem para o ataque condenando todos que pensam de forma diferente.

Desta forma pode-se defender qualquer mentira ou heresia se valendo apenas da "verdade".

Pense nisto!

2 comentários:

  1. Bom texto! Eis porque, no que tange às crenças, eu me refiro como sendo cultura religiosa. Ou a verdade é como vidraça, cada um vê pelo seu lado...

    A maturidade humana se mostra plena quando encaramos os fatos, da maneira como você expôs.

    Temos ao final: será que as pessoas de fato buscam a verdade?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a maioria não busca a verdade, mas está atrás de segurança e felicidade.

    Caso encontrem estes dois fatores na vida, se eles são o resultado da operação de uma verdade ou de uma mentira, isto passa a ser secundário e até desprezível.

    Estão eles errados? Está aí uma questão ética e filosófica para se discutir.

    Particularmente eu penso que se a segurança e felicidade que encontraram decorrem de uma mentira, mas esta não prejudica em nada o seu semelhante, então qual seria a acusação?

    Se ficasse comprovado que aquele que crê em Deus está errado, mas ele vivesse seguro e feliz crendo daquela maneira, e esta crença em nada prejudicasse seu próximo, pelo contrário, até fizesse dele um melhor ser humano, que mal existe em ele querer continuar acreditando pela fé e contra as provas da razão?

    Agora, é claro que se esta mentira for perniciosa a si e/ou ao seu próximo, mesmo que momentaneamente lhe proporcione segurança e felicidade, não está correto seguir por este caminho.

    Mas a coisa se complica ainda mais se descobrirmos que a verdade é que é perniciosa a si e/ou ao próximo. E agora? Vamos então escolher a mentira?

    Imagine que a evolução seja a verdade e que cada ser humano deve continuar usando a lei do mais forte e do mais adaptado para sobreviver neste planeta. Neste caso minha segurança e felicidade devem ser conquistadas nem que seja a custa da desgraça alheia. Mas como somos seres morais e éticos não concordaremos com isto. Então vamos desprezar a verdade e viver com base numa mentira qualquer?

    Talvez a melhor solução seja vivermos da melhor maneira que pudermos procurando a segurança e a felicidade nossa e do próximo com a verdade que temos, seja ela qual for.

    ResponderExcluir