terça-feira, 17 de junho de 2008

Grandes Mágicos de Todos os Tempos - DAI VERNON


Davis Frederick Wingfield Verner nasceu em 11 de junho de 1894, em Ottawa, Ontario, Canadá. Na infância, David teve a felicidade de ver pessoalmente o magnífico trabalho dos mágicos Nate Leipzig e Max Malini. Ambos causaram fortes impressões no menino que logo se apaixonou pelas artes mágicas.

Foi em Nova Iorque que nasceu o pseudônimo artístico Dai Vernon. Um jornal local, por um erro ortográfico, o chamou de "Dai" e, pouco depois, a população local começou a confundir o nome Verner com Vernon, que era o mesmo da famosa dupla de dançarinos "Vernon e Irene Castle". Aborrecido com as constantes confusões, o mágico acabou adotando o novo nome artístico.

A perícia cartomágica de Dai Vernon era incrível, mas não era menos habilidoso com as moedas, aros chineses, covilhetes, lenços e cordas. Muitas vezes surpreendeu seus admiradores com feitos "inexplicáveis" de mentalismo.

Quando tinha apenas 25 anos (1919) resolveu aceitar o desafio do lendário mágico e escapista Harry Houdini, que por um tempo se auto-denominou o "Rei das Cartas" e que costumava dizer que ninguém jamais conseguiria iludi-lo com um mesmo truque que lhe fosse apresentado três vezes seguidas. O ousado jovem, com uma impressionante habilidade cartomágica, mostrou o efeito "A Carta Ambiciosa" (The Ambitious Card) oito vezes seguidas para o famoso ilusionista e, mesmo assim, Houdini não conseguiu descobrir o segredo. Deste dia em diante passou a ser conhecido como o mágico que enganou Houdini.


Dai foi um grande artista e uma pessoa maravilhosa. Sempre gentil, educado e bem humorado, adorava conversar sobre mágica e não se negava a orientar os muitos iniciantes que o procuraram. Vários mágicos famosos foram seus discípulos e isto lhe valeu o apelido de "O Professor" (The Professor). Ele não media palavras para elogiar e incentivar os colegas. Certa vez declarou que Lance Burton "é o mágico mais brilhante deste século".O único mágico que sempre foi muito mal falado por Dai Vernon foi Harry Houdini, do qual tinha péssimas impressões e opiniões.

Vernon não queria copiar o trabalho de ninguém, por isso preferia criar novos efeitos e elaborar rotinas próprias tais como o clássico "Twisting the Aces", "Joker Monte", "Coins in Champagne" e "Coins and Silk".

Em 1992, aos 98 anos, veio a falecer em Hollywood na Califórnia, mas seu legado mágico foi preservado por vários de seus famosos discípulos: Bruce Cervon, David Roth, Doug Henning, Earl Nelson, Jeff Altman, John Carney, Larry Jennings, Michael Ammar, Michael Skinner, Ras Grismer e Ricky Jay.

Neste vídeo vocês podem assistir Dai Vernon em ação:


E neste vocês podem ver o efeito "A Carta Ambiciosa", com o qual Dai Vernon enganou Houdini, executado pelo habilidoso Tommy Wonder com uma impressionante modificação no final. Divirtam-se...

3 comentários:

  1. Vejo que, além da corrida, você tem outras paixões. A magia é uma delas. Quando é que irá divulgar seu próximo vídeo?

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Cleiton,

    Estamos todos ansiosos para ver o grande truque de serrar a mulher (coitadinha da Lú) ao meio.

    ResponderExcluir
  3. fantastica habilidade de mãos.
    faz juz ao nome de dai vernon
    e é um otimo entertainer também

    ResponderExcluir