sábado, 12 de novembro de 2011

Dando uma nova chance para o Teísmo

por Cleiton Heredia


Dentro de minha proposta da busca pela verdade jamais fechando as portas para novas as perspectivas do conhecimento, eu decidi dar uma nova chance para as proposições teístas.

O que me atraiu no agnosticismo e no ateísmo foram os argumentos lógicos, sensatos e muito racionais expostos pelos defensores destes segmentos (a argumentação falha e simplória dos teístas também ajudou). Porém, recentemente encontrei um site que se propõe quebrar o encanto do neo-ateísmo e decidi analisar os argumentos ali apresentados para ver se realmente estou "enfeitiçado" pelo ateísmo e quem sabe experimentar a quebra deste tal "encantamento".

Será?

Bem, eu irei aqui, a medida do possível, apresentar um resumo das coisas interessantes que encontrei por lá e apresentar minhas impressões favoráveis ou contrárias.

Só que antes, eu gostaria de deixar bem claro que não passo por nenhuma crise de consciência, nem tive um sonho ou visão divina me dizendo para fazer isto, muito menos estou com medo de um suposto castigo futuro ou procurando me confortar com a ideia de uma recompensa eterna.

Ah! Eu também não estou em busca de um sentido para a vida!

Atualmente eu não sinto mais a necessidade de crer em algo sobrenatural para que a minha vida possa fazer algum sentido, pois aprendi a encontrar sentido para ela nas coisas naturais e simples que me são bem reais, tais como a família, o trabalho, as amizades, o estudo, a natureza, a virtude e uma consciência tranquila.

Os leitores deste blog que quiserem me acompanhar nesta nova jornada em busca da verdade estão desde já convidados.

7 comentários:

  1. Ola Cleiton,

    Ultimamente também tenho dado uma olhada neste site, há muita coisa a ser observada lá. Porem notei que ele leu o livro 'a arte de ter razão' adaptou para a internet e usa algumas vezes nas discuções, portanto um bom senso critico é bom.
    Mas o mais importante deste site é que da pra ser mais imparcial, há muita coisa nele que realmente nos faz ponderar sobre as frases cliche de ateus, e ver até onde elas estão corretas.

    Estarei acompanhando, Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Valeu pela dica Tiago.

    Para os leitores que não conhecem o livro, aí vai um resumo:

    Em “A Arte de Ter Razão”, Arthur Schopenhauer traçou 38 estratagemas para vencer qualquer discussão, mesmo quando se está errado. Nelas descreve estratégias para defender suas crenças, ridicularizar seus rivais e manipular as pessoas.

    O problema com estas técnicas são que possuem um efeito de curto prazo. Quem conhece a estratagema que está sendo usada pode facilmente expor a artimanha.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Já está nos meus favoritos. Farei o mesmo!

    Enéias

    ResponderExcluir
  4. Amigo, é isso aí. A análise contínua, aprofundada e sensata (o que é sensatez?!?) nos levará a encruzilhadas... Então, o momento não é definições, mas de manter a mente bem aberta (será que conseguimos?!?)... Bem, a verdade não é um ponto de chegada,mas uma busca. Grandes abraços, do amigo, Frank.

    ResponderExcluir
  5. "Atualmente eu não sinto mais a necessidade de crer em algo sobrenatural para que a minha vida possa fazer algum sentido, pois aprendi a encontrar sentido para ela nas coisas naturais e simples que me são bem reais, tais como a família, o trabalho, as amizades, o estudo, a natureza, a virtude e uma consciência tranquila."


    Faço dessas palavras as minhas. Estou lendo o livro "Em defesa de Cristo", não por crise existencial ou coisa do tipo, mas para poder verificar o(s) argumento(s) do autor.
    Já mencionei aqui que não sou o dono da verdade e que posso estar errado nas minhas atuais conclusões, mas enquanto eu não perceber isso, serei sincero comigo mesmo e com os outros.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Cleiton !!

    Estou acompanhando o site que vc postou (quebrando o encanto...). Mas notei que eles se armam para não serem discriminados por serem cristâos, como no post abaixo:

    http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2011/12/29/craig-responde-encarando-o-medo-da-ridicularizacao-e-da-rejeicao/

    Mas como ser ridicularizado ou rejeitado em um pais com maioria esmagadora de cristâos? Me parece muito estranho essa colocação. Pelo que sei são os ateus\agnósticos, que são minoria, que são rejeitados\discriminados...mas não perdemos a nossa "fé" !!!! Rrsrs

    Cleiton, um feliz 2012 e volte logo com seu blog, já estou com saudades dos textos e debates !!

    Um abraço !!

    ResponderExcluir