terça-feira, 19 de abril de 2011

Os Segredos das Sessões Espíritas do Século 19 (Parte 2)

por Cleiton Heredia


O primeiro grande "segredinho" das sessões espíritas, caracterizadas por manifestações de estranhos fenômenos físicos entendidos como sobrenaturais, está em realizá-las em um ambiente completamente escuro ou com uma iluminação bem precária.

A explicação obtida dos médiuns de então é que a escuridão tornava mais fácil para os espíritos se manifestarem. Uma resposta deveras intrigante levando-se em conta que os espíritos requeridos a se manifestarem nestas sessões são os chamados "espíritos de luz". Um espírito de luz deveria gostar de claridade e não de trevas, não é mesmo?

É mais do que natural um cético desconfiar destas condições de pouca ou nenhuma luminosidade pelo fato de elas facilitarem a prática de inúmeras fraudes. Qualquer truque "meia-boca" se torna praticamente indetectável em um ambiente escuro.

O segundo "segredo" do qual os médiuns fraudulentos não abrem mão é o controle do ambiente onde a sessão será realizada. Dependendo do tipo de efeito "sobrenatural" que o médium pretendia criar para a sua assistência, o ambiente da reunião precisaria ser total ou parcialmente controlado por ele. Muitos deles dependiam de dispositivos ocultos debaixo das mesas e cadeiras, bem como de assistentes que os ajudavam na produção dos "efeitos especiais".

Os médiuns se defendiam argumentando que as energias do ambiente eram vitais para que os espíritos pudessem se manifestar. E é claro que o ambiente por eles preparado e controlado era o que possuía as "energias" mais propícias para tais manifestações.

Porém, o fato que ficou cientificamente comprovado por vários investigadores destes fenômenos é a seguinte regra: "Pouco ou nenhum controle, muita atividade sobrenatural; muito controle, pouca atividade sobrenatural; controle absoluto, nenhuma atividade sobrenatural". Até hoje esta regra continua válida.

A seguir veja algumas fotos de típicos locais para a realização das sessões espíritas no século 19:




Amanhã eu vou revelar algumas técnicas usadas pelos médiuns e seus assistentes enquanto ocultos na escuridão.

3 comentários:

  1. Cleiton,
    Hoje eu tive uma aula de espiritismo com um espírita fervoroso, onde eu trabalho.
    O cara viaja mesmo no assunto. Foi uma agradável coincidência você abordá-lo no seu blog. É interessante a capacidade de imaginação do ser humano em relação à religião!
    Estou acompanhando a série! Cuidado com os espíritos zombeteiros! :)

    ResponderExcluir
  2. Existem, infelizmente, pessoas de má índole que se utilizaram da Doutrina Espírita em proveito próprio e por meios ilícitos.
    No entanto, o fato de não acreditarmos em algo ou não conseguir ver algo, não garante que o "algo" não exista. Muitos não acreditam em Deus e não vêm Deus. E, mesmo assim, Ele existe.
    Todas as religiões são necessárias, todas nos aproximam do Criador, todas nos ensinam nas suas essências, a caridade, a humildade, o perdão, o amor ao próximo.
    Cada religião apresenta estas lições a seu modo, para que os adeptos que têm afinidade com ela assimilem os ensinamentos e possam praticá-los.
    Existiram muitas fraudes utilizando os fenômenos espíritas e ainda existem por certo.
    Mas, procurem ler obras de William Crookes, Alexander Aksakof por exemplo, para verificarem que foram feitas investigações sérias, com homens de saber e moral elevadas.
    Os críticos atacam as comunicações dos espíritos. Vejam, suponham que os espíritos se comunicam, qual a mensagem deles? o que eles querem dizer?
    Claro que é necessário buscar o conhecimento em locais reconhecidamente honestos.
    E, a bem da verdade, fraudes, charlatanismo e outras formas de estelionato não são exclusivas ao ambiente espírita.
    Não é do espiritismo a maioria das denúncias de pedofilia, de enriquecimento ilícito. O espiritismo nunca vendeu indulgências, não se esconde em palácios suntuosos, cheios de ouro e riquezas, que contrastam tanto com o exemplo de humildade e benevolência de Jesus Cristo.
    Todavia, existem igrejas, templos, capelas, sinagogas onde se encontra humildade e Amor.
    Se estudassem seriamente sem preconceito veriam que os fenômenos espíritas do século XIX vieram como que dizer: - Vejam, continuamos existindo.
    O trabalho de Alan Kardec foi de pesquisador.
    Ele reuniu informações vindas de toda parte do mundo civilizado sobre a existência dos espíritos, os meios de comunicação, os esclarecimentos relativos à vida na Terra e sobre os verdadeiros sentidos do Evangelho.
    A Bíblia, livro sagrado de todos os cristãos, traz ensinamento morais, fatos da vida do planeta, da vida de Jesus, narrativa histórica.
    O Evangelho Segundo o Espíritismo, como o nome diz é um estudo sobre o Evangelho de Jesus, extraído da própria Bíblia Sagrada e que contém observações de Kardec à luz da nova doutrina e com instruções de espíritos elevados acerca de cada tema (pra quem não acredita, pense que estas instruções foram escritas por alguém encarnado mesmo, mas reflita sobre o que é dito).
    Irmãos em Deus, estudem antes de criticar irmãos. A misericórdia de Deus se estende a todos os seus filhos.

    Que Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Divaldo,

    O tema central desta postagem é a manifestação de fenômenos físicos nas sessões espíritas apresentados pelos seguidores do espiritismo como sendo genuinamente de origem sobrenatural.

    Não estou questionando a doutrina espírita, pois ela, como qualquer outro segmento religioso, está fundamentada em preceitos de fé, e contra a fé eu não ouso argumentar, pois é inútil. Cada um acredita naquilo que quer.

    Quanto às obras que me sugere para a leitura, não coloco em questão se tratarem de investigações sérias feitas por homens de saber e moral elevado, mas questiono sim o reconhecimento amplo e irrestrito da comunidade científica mundial quanto a estes fenômenos. Porque este reconhecimento não existe se estamos diante de dados “irrefutáveis”? Eu vejo a comunidade científica ser unânime em constatar a existência de buracos negros no universo, mas não vejo esta mesma unanimidade para a existência de espíritos.

    Sendo assim, não se ofenda, mas não estou nenhum pouco interessado em aprofundar-me na doutrina espírita, pois mesmo que um dia eu chegue à conclusão que o sobrenatural exista, ainda precisarei considerar a possibilidade das manifestações espíritas serem contrafações do Diabo para enganar a humanidade fazendo-os acreditar que os mortos podem comunicar-se com os vivos. Pois é isto que a Bíblia diz:

    - "Pois os vivos sabem que morrerão, mas OS MORTOS NADA SABEM". Eclesiastes 9:5

    - "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" Isaías 8:19

    - "Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas." (Deuteronômio 18:9-14)

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir