sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pseudo Ateus

por Cleiton Heredia


Entendo que o ateísmo é uma postura de não crença no sobrenatural, e consequentemente em qualquer tipo de entidade sobrenatural denominada deus, deuses, anjos, demônios, fadas, elfos, gnomos, fantasmas, espíritos, almas penadas, lobisomens, vampiros, mulas-sem-cabeça, Curupira, sereias, Saci-Pererê, ET de Varginha, Papai Noel, coelhinhos da páscoa, e por aí vai, e vai longe.

A premissa básica de qualquer ateu sério, sincero, ético, e responsável é a de buscar sempre a verdade, seja ela qual for, esteja onde estiver e doa a quem doer. É um erro pensar que um ateu tem um compromisso com a descrença, assim como os teístas possuem um compromisso com as suas crenças. A única bandeira de um ateu deveria ser a da busca pela verdade norteada pela razão.

Digo isso, porque o processo que leva uma pessoa ao ateísmo é (ou, deveria ser) justamente o da sincera busca pela verdade mediante contínuo questionamento e criteriosa avaliação de todas as possibilidades, optando sempre pela mais racional ou cientificamente aceitável.

Portanto, é completamente inaceitável para um ateu que, tendo passado por um processo tal, em algum momento se julgue dono da verdade ou se feche sobre um determinado ponto de vista.

Pessoas que se tornam atéias por qualquer tipo de frustração pessoal com os religiosos ou mesmo por revolta com determinados segmentos religiosos, não são ateus de fato.

São pseudo ateus!

O mesmo digo de alguns imaturos que escondem sua opção pelo estilo de vida hedonista na nomenclatura de ateus. Estes não são ateus por convicção, mas sim por conveniência.

Concluo esta postagem esclarecendo que não estou afirmando que os teístas não sejam pessoas sérias, sinceras, éticas, e responsáveis. Nem muito menos estou dizendo que os teístas não se preocupam de alguma forma com a busca pela verdade. Eles também valorizam a razão e a ciência, porém o fazem com certos limites.

O limite da fé que abraçaram!

9 comentários:

  1. Hum!

    Não acho que para ser considerado ateu de verdade o cara tenha que, necessariamente, estar em busca de uma verdade, seja ela qual for. Para mim basta que alguém não acredite no sobrenatural para ser considerada ateia. Eu, por exemplo, não estou em busca de verdade alguma, muito pelo contrário, e sou ateu. Não acredito na existência do sobrenatural e ponto final.

    ResponderExcluir
  2. Correto, Ricardo. Concordo com você que para ser ateu basta descrer no sobrenatural. Porém, como é que se chega nesta conclusão? Pela fé é que não é! O processo todo é muito racional. E é claro que deve existir consideração pela verdade, caso contrário seria mais fácil (ou menos doloroso) desprezar a razão e continuar com a fé.

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Na verdade, a fé e a religiosidade não são naturais nos seres humanos, pois nascemos todos descrentes em qualquer divindade e, só depois de muita lavagem cerebral é que passamos a defender “racionalmente”, ou não, a fé num deus ou coisa que o valha. Assim, para ser ateu basta aceitar o curso natural da vida (das coisas), e para isso não é preciso muito raciocínio, contudo, para ser religioso ou ostentar a fé num deus qualquer, haja malabarismo cerebral.

    Portanto, minha argumentação é de que é o religioso que deve chegar a uma conclusão racional a respeito de sua crença e não o ateu sobre sua descrença.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,

    O processo racional a que eu me refiro é aquele necessário para se libertar dos efeitos da contínua e sistemática lavagem cerebral a que muitos são submetidos desde a mais tenra idade.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Na minha concepção, estritamente falando, o conceito de ateísmo se refere apenas à Deus.

    É claro que o ceticismo ao sobrenatural em geral (espíritos, seres fantásticos etc.) costuma acompanhar o ateísmo na maioria absoluta dos casos pois geralmente as razões que o impedem de crer num Deus também o impedem de crer no sobrenatural. É uma questão de honestidade intelectual.

    Mas há quem possa ser considerado um legítimo ateu e, ao mesmo tempo, abra mão desta honestidade intelectual, vide diversos grupos como os auto-intitulados "satanistas" que negam haver um Deus mas acreditam em poderes sobrenaturais (bruxaria).

    De qualquer forma, esta ressalva não tem efeito sobre o conceito de pseudo ateu exposto aqui, com o qual concordo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Você está certo, Carlos Henrique.

    O termo ateu refere-se essencialmente a não crença em qualquer tipo de divindade sobrenatural.

    Eu é que costumo extrapolar o sentido original e mistura-lo com o conceito de ceticismo, que é a inadmissão "a priori" da existência de fenômenos metafísicos, religiosos e dogmas.

    Seu comentário me deu a idéia para uma outra postagem que pretendo escrever em breve.

    Muito obrigado por sua participação e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cleiton,

    Existem ateus oriundos do teísmo. Estes, sim, chegaram porque são compromissados com a verdade ou, poderíamos dizer, descompromissados com o erro. Temos que considerar que existem ateus desde sempre. Alguns se movem em busca de convicção, outros não. Assim como existem teístas por tradição, existem ateus da mesma categoria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bem precisa a sua argumentação. Eu, particularmente, quando algum crente em algum dos milhares de deuses que não existem vem querer me encher o saco dizendo que eu também "creio" que o deus dele não existe... eu perco um pouco a compostura e lembro a ele/ela que eu, pelo menos, não preciso me reunir todo domingo numa igreja, ou ler livros, ou assistir programas de tevê, etc., tudo isso especialmente elaborado e mantido pra reforçar a minha descrença. Eu lembro a ele/ela que, felizmente, ninguém me ameaçou com nenhum Inferno ateu se, por acaso, eu cometesse o pecado de acreditar; ninguém me obrigou a ir a catecismos, a ler a saber de cor o Tratado de Ateologia; ninguém me incutiu na minha cabeça, desde a minha primeira infância, que o ateísmo é o único caminho a seguir, o único certo, o único que salva.

    Ou seja, quando você não é intelectualmente estuprado pelos seus pais e pela sua família durante sua primeira década de vida, você se torna ateu. Caso contrário, você vira um crente num desses milhares de deuses que não existem.

    ResponderExcluir
  9. Ateus iniciantes se encontram nessa categoria.
    E triste como, após uma leitura raza, um jovem comece a atacar toda religião que vê a sua frente imaginando ser Nietzsche...

    ResponderExcluir