quinta-feira, 25 de novembro de 2010

U-HÚÚÚÚÚÚÚÚ

por Cleiton Heredia


Quem é corredor de rua e já participou das provas mais clássicas aqui de São Paulo, com certeza já deve ter visto um corredor magrelo e cabeludo (às vezes também barbudo) muito divertido agitando a todos por onde passa. Ele é o professor universitário de matemática e estatística, e também ultramaratonista, Roberto Losada Pratti, mais conhecido pelo apelido de Beto Cahorrão ou simplesmente Cachorrão.

Este animado corredor é um ícone das corridas de rua e do alto astral, pois corre o tempo todo da prova, não importando se é uma simples prova de 10 km ou uma ultramaratona de 100 km, cantando, gritando (u-húúúúúú é a sua marca registrada), agitando, apitando, dançando, contando piada, cumprimentando o povão e animando a todos que passam por ele.

Ele é o mentor e fundador da "Turma da Tartaruga" cuja filosofia é correr devagar e sempre, curtindo a prova a cada passada. Nada de sair que nem um louco na tentativa de baixar tempo fazendo da prova momentos de sofrimento e martírio. A palavra de ordem do Prof. Beto é se divertir e extravasar as energias fazendo da corrida momentos de pura descontração e alegria.

Nada contra os atletas que correm visando baixar tempo. Eu mesmo já fiz muito disto. Porém, depois de ter experimentado a sensação de correr na "Turma da Tartaruga", digo que encontrei a verdadeira satisfação e alegria de correr.

Correr por correr, correr brincando, correr sem compromisso, correr não se preocupando em chegar, mas sabendo que irá chegar e chegar bem, com saúde, com disposição, com endorfina no sangue e alegria no coração. Esta é a filosofia do Prof. Cachorrão, uma das figuras mais queridas das corridas de rua de São Paulo, e da sua animada "Turma da Tartaruga".

U-HÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!!

Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor este atleta exemplar:



Link relacionado: Artigo "Cachorro Doido" da Runner´s World Brasil

5 comentários:

  1. Cleiton, tudo bem?

    eu também corro há uns 2 anos mas ainda não consegui correr bem por mais de uma hora e estava meio angustiado com isso..rssssss

    mas também desencanei, não quero ser atleta, não tenho condições de ser atleta e agoro só corro pensando na saúde, por isso adorei a figura e a filosofia!!! rss

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Eduardo! Vamo que vamo... Nós somos os tartarugas, corredores sem muita fama, U-húúúúúúú!

    ResponderExcluir
  3. Oba!

    Finalmente em quem me espelhar, sem medo...

    SDS

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe ele foi meu professor na faculdade!!! Uma figura sem igual!!!

    ResponderExcluir
  5. O Losada já me salvou de muitas corridas, as vezes era uma meia maratona (21 km), lá pro km 14 eu e uma galera já estavamos morrendo, é nesse momento que nem um super-heroi aparece o Losada com essa mesma camiseta "Sala Vip", animando e incentivando faz todo mundo cantar tudo quanto é música (coelhinho da páscoa, a música do elefante...) enfim com tanta alegria o cansaço ia embora, hoje o procuro nas corridas mas nunca mais o vi, adoro esse cara, que Deus o abençoe muito.

    ResponderExcluir