segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Magia Bizarra - Parte 1

por Cleiton Heredia


O universo do ilusionismo é muito amplo e por este motivo divide-se em várias categorias diferentes. Temos, por exemplo, a Magia Infantil, a Magia de Manipulação, Grandes Ilusões, Magia de Proximidade (também chamada de "Close-Up"), Cartomagia (efeitos com baralho), Mentalismo (Ilusionismo Psicológico) e por aí vai.

Entre todas estas diferentes categorias da mágica, uma que é muito pouco conhecida e praticada é a Magia Bizarra. Pela própria palavra que define esta categoria você já deve ter noção que estamos falando de um tipo de mágica nada convencional cujo apelo maior é chocar apresentando efeitos extravagantes e assustadores.

Um dos objetivos principais da mágica é emocionar. Porém, da mesma forma que na arte dramática, a arte mágica pode provocar diferentes tipos de emoções. A mágica pode fazer você rir, chorar, deixá-lo intrigado, encantado, maravilhado, atônito, e também pode provocar medo, suspense, terror e angústia. Por que não? Milhões de pessoas no mundo todo correm para os cinemas, teatros e parques de diversões procurando justamente por algumas emoções que outros pagam para não sentir. Tudo é uma questão de gosto pessoal!

É claro que em se tratando de pessoas normais, tais sentimentos tidos como negativos, só são bem aceitos quando se sabe que tudo não passa de ficção ou ilusão. É aí que entra a Magia Bizarra! Ela existe justamente para atender a aquele tipo de público que gosta de uma boa história de suspense e terror.

Existe um estilo muito perceptível que separa a Magia Bizarra de outros tipos de mágica. Quando um mágico se propõe a serrar uma mulher ao meio, isto não é magia bizarra, é uma grande ilusão clássica. Porém, se ele encena que o truque falhou, a mulher começa a berrar desesperadamente e o sangue escorre e espirra por todos os lados, aí sim temos uma Magia Bizarra. Querem outro exemplo? Se um mentalista faz uma predição e acerta, trata-se de um número de mentalismo. Mas se ele acende uma vela, consulta uma bola de cristal, invoca os espíritos do além e começa a estrebuchar como se estivesse possuído, aí estamos falando de Magia Bizarra.

Amanhã eu continuarei falando um pouco mais de Magia Bizarra e explicando o que tudo isto tem haver comigo.

Aguarde!

6 comentários:

  1. Eu particularmente não curto muito este tipo de mágica, mas como você mesmo disse, tem público e gosto para tudo. Um grande abraço amigão.

    ResponderExcluir
  2. gosto mesmo dos grandes ilusionistas. Cleiton, me responde uma coisa. Por "ilusionismo" quer se dizer realmente o quê? seria como você achar que viu mas não viu? rss

    ResponderExcluir
  3. achei interessante esse negocio de magia bizarra! e agora estou curiosa pra saber onde vc se encaixa nisso tudo! hehe beijao

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo,

    Ilusionismo é a arte cénica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais.

    ResponderExcluir