sexta-feira, 17 de julho de 2009

Aleister Crowley e sua influência no Rock


Aleister Crowley (1875-1947) foi um filósofo ocultista inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista.

Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada "Livro da Lei" e na doutrina por ele difundida, conhecida por "Thelema" (palavra grega que significa vontade).

Thelema se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass", Ministro de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus para os íntimos).

A lei de Thelema pode ser resumida no duplo enunciado:

- "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei" ("Do what thou wilt shall be the whole of the Law");

- "Amor é a lei, amor sob vontade" ("Love is the Law, Love under will").

Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos (debaixo do pretexto de auto-conhecimento), incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram.

Crowley nunca se declarou de maneira clara em sua obra como satanista, sendo considerado apenas como mais um anti-cristão. Porém, deve-se ressaltar que ele tomou para si próprio a denominação de "Número 666".

Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artistas de rock.

Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley, Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness, chamada Boleskine, onde Crowley teoricamente faria seus rituais (contam as lendas que depois que a mansão foi comprada pelo guitarrista, um caseiro se suicidou inexplicavelmente e um outro ficou louco).

Dizem por aí que em 1974, durante o lançamento do primeiro disco da gravadora Swan Song, comandada pelos componentes do Led Zeppelin, foi armada um festão de arromba (em uma caverna) com temática de ocultismo que incluía mulheres nuas encenando uma missa negra e garotas vestidas de freiras fazendo strip tease.

A fascinação de Jimmy pelo oculto era tão grande que ele chegou a possuir a maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada The Equinox. É também fato que na edição inglesa em LP (vinil) do terceiro disco da banda, existia a frase "Do What Thou Wilt" (faça o que quiseres) grafada entre os sulcos e o selo do disco.

No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi o maluco beleza Raul Seixas.

A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final desta música Raul Seixas grita para o público:

"O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela."

Não estou afirmando que Raul Seixas era satanista (é bem provável que ele nem acreditasse na existência do Diabo), mas apenas que ele apreciava os ensinamentos de Crowley e deixou isto transparecer em sua obra artística e vida pessoal.


Voltando aos roqueiros "gringos" temos um outro exemplo de uma banda que abertamente se declarou simpatizante do demônio (literalmente):

Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Diabo) é o nome de uma música dos Rolling Stones composta por Mick Jagger. Nela o personagem principal é o demônio, cantando em primeira pessoa (caso se interesse em ver a letra, clique aqui).

Mick Jagger confirmou que o fundador da Igreja de Satanás, Antony LaVey, foi o inspirador da canção.


Bem, se você acredita na existência do Diabo como um ser real e em atividade neste planeta, deve estar agora horrorizado com estas ligações sinistras entre alguns rock stars e o próprio Satanás.

Mas na verdade tenho comigo que a maioria deles não entendia que o demônio fosse um personagem real. Para a maior parte deles o Diabo era apenas uma figura mítica que simbolizava toda a rebeldia que eles queriam extravasar, bem como a essência da liberdade de vida que eles almejavam, mas também, especialmente, uma vantajosa fonte de fama e lucros garantidos para suas carreiras.


Acredito que quando o músico e ator britânico David Bowie fez o seguinte depoimento para a revista Rolling Stone: "O rock sempre foi a música do demônio. Eu acredito que o rock and roll seja perigoso. Sinto que estamos brincando com algo mais assustador do que nós mesmos.", ele estava na verdade utilizando o mesmo recurso usado pelos mágicos: "Manter o clima de mistério, pois ele é a alma deste negócio".

Também entendo que a declaração de agradecimento feita pelo grupo Red Hot Chili Peppers ao receber o MTV Awards de 1992: "Antes de mais nada queremos agradecer a Satanás!" foi feita em tom jocoso e provocativo, como que ironizando os crentes que sempre agradecem dando primeiramente graças a Deus.

Precisamos entender que esta turma do rock possui de forma geral um profundo sentimento anti-religião, mas isto não significa que todos sejam adoradores do Diabo. Como eu já disse, para a maior parte deles o Diabo é apenas um conveniente símbolo que lhes pode garantir a tão almejada fama e grana.

7 comentários:

  1. A despeito de tudo sou fã do Raul Seixas. É verdade que ele era ASD?

    SDS

    ResponderExcluir
  2. O melhor exemplo do chamado "Satanist" bandas seria "Slayer". É difícil encontrar uma banda com mais satânico imagens em qualquer momento. Quando perguntado sobre se pratica Satânicos, levar um membro negou rumores de que são membros Slayer Satânicos, mas encontramos o tema da satãnismo interessante e "somos todos neste planeta para aprender e experimentar."

    ResponderExcluir
  3. Hi Kenny,

    The bands mentioned above are sacred music in comparison with the sound and style of the thrash metal band "Slayer".

    Those guys are completely nuts.

    ResponderExcluir
  4. Enéias,

    Se ele já foi adventista eu não sei lhe dizer, mas o que sei é que ele já ficou internado na clínica Adventista de São Roque-SP (dizem que chegou lá num estado lastimável).

    Talvez haja algum tipo de relação sim, só não sei lhe dizer de onde vem isto.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o Raul Seixas tem alguma coisa haver com os adventistas sim, basta observar como suas profecias cantadas são tão sem pé nem cabeça quanto algumas profecias apocalipticas pregadas pelos adventistas do sétimo dia (rs).

    ResponderExcluir
  6. TESTEMUNHO VERÍDICO DE UM EX-ROQUEIRO Rock n' Roll - A música do Inferno

    (The music of Hell)

    WWW.A-VISAO-DO-INFERNO.BLOGSPOT.COM
    __________________________________________

    "...E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo..."

    APOCALIPSE 20:10-15
    __________________________________________


    ** Nasci em Novembro do ano de 1979, no alto da Mooca, em São Paulo. Meus pais moravam em São Vicente - litoral paulista. Meus irmãos moravam também na mesma casa; ao todo, cinco pessoas compunham a minha família.

    Meu pai era um grande fã das bandas de "ROCK N' ROLL". Nesta época ele possuía uma grande coleção de discos. Eu nasci no "BERÇO DO ROCK" e aprendi a gostar desse estilo musical ainda no ventre de minha querida mãe. Com o passar dos anos eu fui conhecendo outras bandas de rock n' roll.

    Cada vez mais meu pai comprava novos discos para ouvir em casa; pois, possuía uma boa aparelhagem de som, e também sabia construir suas próprias caixas amplificadas. Alguns discos eram "ESTRANHOS", com desenhos de "MONSTROS", "MORCEGOS", "MULHERES NUAS" e até mesmo "DEMÔNIOS".

    WWW.A-VISAO-DO-INFERNO.BLOGSPOT.COM

    ___________________________________________________

    Lembro-me que certa feita eu me deitei para dormir após ter fumado meu último cigarro. Estava folheando algumas páginas da Bíblia e logo senti um profundo sono. Eu estava perturbado e completamente sem rumo na minha vida.


    Naquela madrugada, SONHEI QUE EU ESTAVA DENTRO DE UM BAR; eu estava em pé, encostado no balcão e bebia ali algumas doses de bebida alcoólica. Naquele bar só havia duas pessoas: o dono do bar e eu. Eu falava um pouco da minha vida para aquele homem que me ouvia atentamente, porém, não podia fazer nada para me ajudar.

    DE REPENTE, NUM PISCAR DE OLHOS, APROXIMAVA-SE DE NÓS UM HOMEM MONTADO NUM CAVALO. SEU CAVALO TINHA PERNAS ENORMES; COMO AS PERNAS DE UM CAMELO. Era um cavalo negro e totalmente estranho. Vi quando ele parou na porta daquele bar, e o seu cavaleiro inclinou-se para ver quem estava lá dentro. Nesse momento o dono do bar percebeu que aquele cavaleiro estranho me chamava para fora fazendo gestos e sinais com suas mãos.

    E assim, o dono do bar agindo com muito medo me expulsou daquele bar e fechou as portas para mim. Eu fiquei durante muito tempo paralisado, em pé do lado de fora daquele bar, de frente para aquele cavaleiro que trajava um manto preto e com seu rosto envolto num capuz.

    SOBRE SUAS COSTAS HAVIA UMA ENORME FOICE AFIADA. Ouvi quando ele me disse:

    "VOCÊ VIVE A ME CHAMAR; CANTANDO AS MINHAS MÚSICAS...".

    Naquele momento eu fiquei totalmente sem ação. Então ele continuou a dizer:

    "VOCÊ FALA DAS MINHAS MÚSICAS PARA OS SEUS AMIGOS? QUANDO VOCÊ LEVAVA OS MEUS DISCOS PARA OUVIR COM SEUS AMIGOS, VOCÊ ESTAVA ME CHAMANDO E CLAMANDO A MIM; POR ISSO EU VIM AO SEU ENCONTRO...".


    Naquele instante eu lhe perguntei: "Quem é você?". E então ele me respondeu:

    "Eu sou MARILYN MANSON...".

    Quando ele respondeu quem realmente ele era, percebi que nesse momento levava sua mão ao capuz e descobria o seu rosto esquelético.

    Pude então notar que aquele cavaleiro estava sendo enviado pelo diabo, para trazer uma mensagem do inferno para mim. Logo me chamou para cumprir uma "ORDEM"; caso eu me negasse a cumpri-la, eu seria morto.

    Aquele homem tinha uma imagem cadavérica. Sua semelhança era a de um cadáver, e queria me assustar. Era um cantor de rock satânico. Aquele cavaleiro me chamava para cumprir uma missão; cujo objetivo era:


    "MATAR TODOS OS SEGUIDORES DE JESUS CRISTO QUE EU ENCONTRASSE PELO MEU CAMINHO".

    IMEDIATAMENTE foi trazido à minha presença um cavalo preto e uma grande foice afiada!


    ...CONTINUA NO BLOG:WWW.A-VISAO-DO-INFERNO.BLOGSPOT.COM

    __________________________________________

    JESUS QUER SALVAR VOCÊ HOJE!

    ResponderExcluir
  7. Junior Omni, com todo respeito, o cara da historinha acima deveria estar muito doidão para ter tido um sonho daquele.

    Só espero que você não sonhe com Jesus aparecendo-lhe em um grande cavalo branco e dizendo que a sua missão é matar ateus.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir