segunda-feira, 15 de junho de 2009

Monte Verde - Romance e Aventura


Seguindo a indicação de amigos fui conhecer a tão concorrida "ci-dadezinha" de Monte Verde (MG) nesta época de frio intenso.

Como sou apaixonado pelo clima de montanha é óbvio que amei o passeio, com exceção do trecho de estrada de terra cheia de buracos e pedras soltas logo após Camanducaia, que emporcalha e judia do carro.

A cidade é tão minúscula que todo o comércio central resume-se em uma única rua com aproximadamente 500 metros. Fiquei impressionado como uma cidade tão pequena pode ter tantas pousadas (são mais de 50, das mais simples às mais sofisticadas, espalhadas por todos os cantos).

Tudo na cidade: o maravilhoso "arzinho" gelado das montanhas, as pousadas aconchegantes com lareira no quarto, os simpáticos restaurantes, o interiorano design rústico das casas e lojas, a paisagem bucólica, enfim, tudo é muito propício para criar um gostoso clima de romantismo à moda antiga.

A cidade tem muitos cachorros de rua extremamente amistosos e carinhosos. Eu e minha filha fizemos amizade com vários deles, inclusive um cachorro preto que resolveu me seguir enquanto eu passeava pela cidade lá pelas 4 horas da madrugada (estava sem sono), e que me livrou de um provável assalto. Batizamos ele de "Pacatu" devido sua cara de "sonso".

Abaixo fiz um vídeo registrando nosso passeio (desligue o som do blog no Ipod acima para não confundir com a música do vídeo):



A outra face da cidade é a aventura. Para quem gosta de esportes radicais, a cidade oferece circuitos de arborismo, trilhas com vários níveis de dificuldade e fantásticas montanhas para escalar. É claro que eu não iria perder a oportunidade de me embrenhar no mato e subir uma delas.

Não que eu tenha planejado assim, mas acabei fazendo isto no pior dia possível. A temperatura estava bem baixa, com garoa, vento e todos os picos cobertos pelas nuvens. Subi sozinho, pois não iria colocar minha esposa e filha numa enrascada destas. Lá em cima a coisa ficou "um pouquinho" pior do que imaginei e tive que voltar antes do previsto (minha intenção era passar pelos cinco principais cumes, mas acabei só fazendo dois deles).

Abaixo tem um vídeo que fiz durante minha subida e permanência lá em cima da montanha:



É isso aí! Preciso voltar lá para terminar o que comecei e curtir um pouco mais esta gostosa cidade.

2 comentários:

  1. Cleiton:

    A cidade, além de simpática, isola a família da loucura paulistana.

    Gosto demais dali e volta-e-meia passo por lá.

    ResponderExcluir
  2. Eu estive lá no ano passado. Comi truta de tudo que é jeito. Quanto as aventuras, só fiquei olhando os corajosos, afinal de contas, não queria gastar toda a energia adquirida a tanto custo comendo todas aquelas trutas (rs).

    ResponderExcluir