segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Um ateu garante que Deus existe, mas não garante que exista o Deus em que você crê


Gostei tanto da postagem do meu amigo Ricardo "Dawkins" Cluk, onde ele faz uma crítica ao livro de Antony Flew: "Um ateu garante: Deus Existe", que resolvi escrever esta postagem com a finalidade de manter o assunto em pauta.

Ainda não li o livro, mas pretendo fazê-lo o mais rápido possível, nem que para isto seja necessário interromper temporariamente minhas leituras em curso. Porém, mesmo antes de le-lo estive fazendo uma breve pesquisa cujo resultado partilho aqui com os amigos.

Flew abandonou o ateísmo, em 2004 admitindo reconhecer evidências a favor da existência de Deus. Flew afirma que certas considerações filosóficas e científicas o levaram a repensar o seu trabalho de apoio ao ateísmo de toda uma vida, para se tornar favorável a um tipo de DEÍSMO, similar ao defendido por Thomas Jefferson: "Por um lado a razão, principalmente na forma de argumentos pró-design assegura-nos que há um Deus, por outro, que não há espaço seja para alguma revelação sobrenatural, seja para alguma transação entre o tal Deus e os seres humanos individuais" Fonte: Biola University (My Pilgrimage from Atheism to Theism An Exclusive Interview with Former British Atheist Professor Antony Flew, Gary R. Habermas, Biola, December 9, 2004. pp 6).


Portanto, antes dos "crentes" irem com muita sede ao pote e fazerem de Flew seu herói recém-convertido, vale ressaltar que Antony Flew está simplesmente admitindo a existência de "UM" Deus, mas que este não é necessariamente o Deus da Bíblia. Pelo contrário, o conceito Deísta descarta qualquer tipo de revelação sobrenatural, pois este Deus simplesmente teria criado todo o universo e o deixado funcionando a mercê de suas próprias leis, tal como um relojoeiro que constrói um relógio, dá corda e o deixa funcionando sozinho.

No entanto, a bem da verdade, devo também destacar que Antony Flew tem em alta estima o cristianismo: "Na verdade, eu acho que o cristianismo é a religião que mais claramente merece ser honrada e respeitada, quer seja verdade ou não a sua afirmação de que é uma revelação divina. Não há nada como a combinação da figura carismática de Jesus com o intelectual de primeira classe que foi São Paulo. Praticamente todo o argumento sobre o conteúdo da religião foi produzido por São Paulo, que tinha um raciocínio filosófico brilhante e era capaz de falar e escrever em todas as línguas relevantes". Fonte: Design Inteligente (Antony Flew, There is a God, p. 185, 186).


Como agnóstico, por enquanto convicto, mantenho minha atitude cética tanto em relação à crença na existência de Deus, como também em relação à crença na não existência de Deus. Usei a palavra "crença", pois entendo que até hoje ninguém conseguiu juntar provas irrefutáveis que coloque qualquer um dos lados como detentores da verdade absoluta e inquestionável (somente quando isto acontecer poderemos mudar a palavra de "crença" para "aceitação lógica, racional e natural dos fatos".

Enquanto isto continuo com a mente bem aberta ouvindo sempre com atenção os dois lados, afinal de contas "a verdade não teme investigação".

5 comentários:

  1. Cleiton,

    Que bom que você gostou da postagem. Dei boas risadas com o acréscimo que você fez ao meu nome.

    Quanto ao Antony Flew, tenho pra mim que na verdade ele quis deixar uma herança mais gordinha para os netinhos, daí, ele decidiu anunciar uma conversão muito suspeita para com isso lucrar uns milhões com a venda de livros e palestras.

    Como um bom ateu que ele ainda É, espero não estar sendo demasiadamente maldoso, ele está pouco se lixando para a opinião alheia daqui ou com a de lá (risos).

    ResponderExcluir
  2. Bom, bom e bom...

    O agnosticismo tem esse comprometimento com a verdade que nos atrai. O agnóstico sofre, mas é leal e compromissado com o mundo real.

    O "post" do Cluk foi audaz e merece essa repercussão aqui.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O título desse livro me parece claramente apelativo. Onde já se viu um ateu "verdadeiro" afirmar, ou melhor, garantir que Deus existe? Ou não é ateu ou está blefando. Colocar "ex-ateu" no título não teria o mesmo peso ou apelo comercial.

    Títulos como esse me causam má impressão. Fico na dúvida se o objetivo principal é apresentar e defender um ponto de vista/hipótese/teoria ou é simplesmente atrair mais consumidores/compradores.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton. O link correto para o site do Ricardo é o http://aartedeterrazao.blogspot.com/2009/01/critica-ao-livro-um-ateu-garante-deus_6510.html .
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, G.G.

    O link já foi corrigido.

    Um abraço.

    ResponderExcluir