sexta-feira, 15 de abril de 2011

Eu creio em Deus

por Cleiton Heredia


Desde que minhas convicções pessoais mudaram para uma postura mais racional, alguns tem se achegado a mim para, depois de alguns "rodeios", finalmente perguntar:

"Mas então você não acredita mais na existência de Deus?"

Como sempre fui muito sincero às minhas convicções, sejam elas quais forem, e como não faz parte da minha natureza ser político dando respostas dúbias com medo de me comprometer, nunca escondi o fato de ter me tornado um agnóstico ateísta.

Infelizmente a vida tem me ensinado que sinceridade e transparência demais não é uma atitude que pode ser usada de forma generalizada e indiscriminada. Existem muitos que, movidos por um caráter torpe, vêem uma atitude assim como uma fraqueza que pode ser explorada no intuito de satisfazer os seus velados sentimentos de inveja, bem como os seus mesquinhos desejos egolátricos.

Porém, a partir de hoje a coisa muda!

Quando me perguntarem se creio em Deus, não mais darei uma resposta ingênua expondo-me assim a todo o preconceito e oposição que esta resposta poderá me ocasionar.

Não! Chega de ser medido pela régua individual que cada um forjou para si mesmo e pela qual julgam a todos os demais, separando-os simploriamente como bons, aqueles que se encaixam em sua visão particular do mundo, e como maus, todo o restante.

Querem saber se eu creio em Deus?

Minha resposta não é nem "sim" e nem "não", mas "DEPENDE".

O que é Deus para você?

Se para você Deus for a essência de tudo aquilo que é bom, justo, puro, amável, íntegro, pacífico, virtuoso, saudável, nobre e verdadeiro - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for o lampejo de esperança quando tudo e todos ao seu redor afirmam ser um caso perdido - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for a força que te sustenta no caminho do bem e te torna uma pessoa cada vez melhor - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for o pensamento que lhe proporciona sorrir a cada manhã na certeza de que todas as coisas irão contribuir para o seu bem, fazendo de você uma pessoa cada vez mais otimista e feliz - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for acreditar que o amor sempre vence - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Agora, se para você Deus for algum tipo de ideologia que te faz sentir superior aos demais seres humanos, que te coloca em um pedestal de verdade absoluta que não admite qualquer tipo de divergência ou oposição, que sacrifica a razão em nome de uma crença ilógica e cientificamente ultrapassada, que te impede viver em paz com aqueles que pensam de forma diferente da sua, e principalmente que magoa, fere e mata seus semelhantes em nome de uma algo que você chama de fé...

... desculpe-me, mas se para você Deus for isto - EU NÃO POSSO E NEM QUERO ACREDITAR EM DEUS!

8 comentários:

  1. Cleiton,

    Eu ando dando uma resposta inquestionável: "como posso deixar de crer na existência de um ser que está presente na cabeça de bilhões de pessoas? Se está presente é porque existe. Não sei se como criador do homem ou criatura humana..."

    Abraços/Enéias.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resposta Cleiton, inclusive, com a sua permissão ou não (rs), eu vou reproduzir esta postagem no meu blog. Fica com deus (com aquele deus que é sinônimo de tudo aquilo que é bom, justo, puro, amável, íntegro, pacífico, virtuoso, saudável, nobre e verdadeiro) – rs.

    ResponderExcluir
  3. Deixa ver se eu entendi: então você é um agnóstico ateísta que acredita em Deus ? ;-)

    Na minha opinião seu problema não é com Deus, é com os fundamentalistas. Aliás é também o meu (e lembra que eu fui um) pois o fundamentalista troca a Deus pelo seu próprio conceito (imagem) de Deus; a revelação de Deus, pela própria interpretação (como se fosse a única possível) e o amor ao próximo pelo julgamento baseado no credo

    ResponderExcluir
  4. O problema é que os mais fanáticos acreditam que o Deus bíblico seja o mesmo Deus que vc diz poder acreditar (bom, justo, puro, amável, íntegro, pacífico, virtuoso, saudável, nobre e verdadeiro). Imagino que vc propõe uma reflexão nos crentes que te questionam sobre Deus...se eles pensarem um pouco vão ver que vc continua o mesmo, ateu em relação ao Deus bíblico !! E espero que vc continue assim Cleiton !! Abçs

    ResponderExcluir
  5. Quando sou indagado por essa questão sobre Deus, já digo logo de cara que não acredito na Bíblia...já acabo na maioria das vezes com a conversa !! E olha que minha mãe e irmã são católicas praticantes e minha namorada é evangélica da Assembléia de Deus !! Mas pra tentar "sobreviver" nesse meio cristão é melhor deixar quieto muitas coisas...um abraço !!

    ResponderExcluir
  6. Cleiton,

    Algo que não está claro pra mim: Você, além de ateu, também se considera um "neoateu"? Entendo aqui como neoateu aquele movimento social de cunho mais científico do que filosófico, e que normalmente digladia não apenas pelo seu ateísmo, mas também com uma espécie de antiteísmo (contrario à religiões) e uso do evolucionismo como alternativa ao criacionismo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Carlos,

    Não gosto muito de rótulos, pois na maioria das vezes eles limitam e criam expectativas que nem sempre correspondem à realidade.

    Eu apenas me considero uma pessoa que busca a verdade e tenta viver conforme os ditames da consciência.

    Eu acho que sou um pouco de cada coisa. Há momentos que sou simplesmente um agnóstico, outros em que sou um ateu, outros um neoateu, as vezes um antiteísta, as vezes um simpatizante do teísmo, deísmo ou panteísmo.

    Na verdade eu nem gosto muito da expressão "eu sou tal coisa". Acho que me cabe muito melhor a definição de "eu estou". Hoje eu estou aqui, mas amanhã eu posso estar ali.

    Tal como um navegante a singrar o vasto mar do conhecimento, eu vou de porto em porto, de ilha em ilha, apreciando a paisagem, vivendo novas experiências e ampliando meus horizontes.

    Comecei esta viagem a procura do porto da verdade, mas hoje já considero a possibilidade da verdade não ser um único porto a ser alcançado, mas quem sabe a somatória daquilo que vi de melhor por todos os lugares pelos quais passei e ainda irei passar.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Não sei se melhor seu texto ou sua resposta!. Mary B.

    ResponderExcluir