domingo, 6 de março de 2011

E se eu lhe dissesse que você também é um Ateu? (Parte 2)

por Cleiton Heredia


Como pudemos ver na postagem de ontem, segundo o argumento de Stephen Henry Roberts, todos são ATEUS de alguma forma. Permita-me apenas relembrar sua afirmação:

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.”

Vamos analisar esta afirmação mais detalhadamente, dividindo-a em duas partes:

1) “Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você."

Acredito que haja nesta parte um equívoco em relação ao termo "ateu". Por definição, um ateu é uma pessoa que não crê na existência de deus, deuses ou qualquer tipo de divindade sobrenatural.

Portanto, se alguém acredita na existência de uma divindade denominada "Alá", mas entende como fruto da imaginação humana outras supostas divindades, tais como: Brahma, Shiva, Mitra, Ganesh, Zeus ou Jeová, esta pessoa não pode ser considerada essencialmente uma atéia, pois ela acredita em algum tipo específico de entidade divina sobrenatural.

O fato de alguém crer um deus específico e rejeitar todos os demais não é o suficiente para fazer dele um ateu no sentido exato definido por esta palavra. Não é a quantidade de deuses que alguém diz acreditar que o torna mais ou menos ateu, pois se fosse assim, os religiosos politeístas seriam menos ateus que os religiosos monoteístas.

Aliás, não existe este negócio de mais ou menos ateu. Não existe "meio ateu". Uma pessoa, ou é atéia ou não é; ela, ou acredita em algum tipo qualquer de divindade sobrenatural ou não acredita. Um monoteísta não é um "quase ateu". Tal absurdo seria o mesmo que dizer que uma mulher, que só teve relação sexual com apenas um homem, é virgem em relação a todos demais homens. Virgem, por definição, é alguém que nunca teve uma relação sexual. Não existe este negócio de dizer que alguém que só tenha transado com uma única pessoa é "quase virgem", ou de alguém que transou "apenas" com meia dúzia de parceiros é "meio virgem". Assim como uma única relação sexual já é o suficiente para uma pessoa não ser mais virgem, assim também a crença em um único deus é mais que suficiente para que ela não seja uma atéia.

2) "Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu."

Aqui Stephen Roberts estava corretíssimo!

Porque você, que é um cristão, não acredita no deus Zeus ou no deus com cabeça de elefante, Ganesh? Tenho certeza que você, como um bom cristão ocidental, tem condições de apresentar uma convincente relação de argumentos bem racionais para desbancar uma divindade que não passa de mitologia grega e desmistificar a outra como fruto da imaginação humana.

Porém, você precisa entender que os outros milhões de seres humanos que acreditam em uma divindade diferente da sua, também possuem outra relação de argumentos que eles consideram bem convincentes para desbancar o seu deus.

É isto que Stephen Roberts estava tentando dizer: Quando você cristão entender por que rejeita os deuses Brahma, Shiva, Mitra, Ganesh, Zeus ou Alá, então entenderá porque o ateu rejeita, não somente todos os mesmos deuses que você também rejeita, mas inclusive o seu próprio deus triúno.

Em 2009 eu publiquei uma série de postagens intituladas "EU QUERO ACREDITAR" onde procurei desenvolver este raciocínio. Caso você tenha a curiosidade de lê-las, seguem abaixo os links:

Parte 1 - Papai Noel
Parte 2 - Mórmons
Parte 3 - Mulçumanos
Parte 4 - Cristãos
Parte 5 - Conclusão

Um comentário:

  1. hahaha Gostei, apesar de que na minha opinião deveria se poupar da explicaçao da definiçao de "ateu", pois é evidente o uso duma forma hipotética de descrever o "ateu", seria um argumento essencialmente perspectivo. Ele tem razao, e nao tem ao mesmo tempo, dependendo do ponto de vista, mas enfim, esses temas contra a visão da nossa sociedade com relaçao aos ateistas sao cada vez mais importanmtes na minha opiniao, ainda mais com a dissiminaçao rapida e precoce da internet em todas as classes sociais, e eu acho que é nesse sentido que blogs e matérias assim vem a contribuir.
    Uma visao mais humanista do pensamento ateu, esta na hora de entender o outro de compriender filosofias simples, abrir a mente para si e os outros.
    PARABENS PELO BELISSIMO BLOG!
    abraço.

    ResponderExcluir