quarta-feira, 9 de março de 2011

Combata os argumentos e não a pessoa que argumenta

por Cleiton Heredia


Hoje eu estava relendo as postagens de meu amigo Ricardo, editor do Blog "A Arte de Ter Razão", e me deparei como a forte reação que sua postagem, intitulada "Sepulcro Vazio - Jesus Cristo não morreu por você", está recebendo.

Acompanho com interesse os comentários ali publicados para ver se surge alguém com alguma explicação lógica e racional para a sua simples, porém brilhante argumentação. Mas infelizmente nada! Apenas críticas à sua postura de escrever aquilo que pensa (diga-se de passagem, de forma muito coerente) no seu próprio blog. E o pior, alguns o fazem escondendo-se covardemente no anonimato.

Eu pergunto: Que sentido faz ler uma argumentação, discordar dela, criticar o seu autor pela iniciativa de tê-la escrito, mas não consubstanciar com argumentos à altura da argumentação feita, explicando por que discorda e critica?

Isto só me leva a pensar que eles não possuem uma resposta satisfatória para dar, e é exatamente por falta de argumentos é que atacam o autor, acusando-o de ateu fanático e homem sem fé.

Por favor, pseudo-defensores do cristianismo, PAREM COM ISSO!

Chega de ataques pessoais! Sejam inteligentes! Não combatam a pessoa, mas sim os argumentos desta pessoa.

Recomendo a leitura da postagem acima e continuarei acompanhando para ver se surgirá alguém que apresente um contra-argumento que seja tão lógico e racional quanto o que está ali apresentado.

10 comentários:

  1. Cleiton,

    Você acredita que até a minha mãe já foi citada em comentários infelizes, feitos por leitores deveras mal educados? (rs)

    Esse tipo de comentário eu não publico, é claro. O que é uma pena, pois eu sou obrigado a me divertir sozinho com tanta asneira que é escrita.

    Agora, não espere que um religioso seja capaz de explicar sua fé através da lógica, pois, a fé é, e tem que ser ilógica. No dia em que a fé puder ser explicada através da lógica, deixará de ser fé e se tornará ciência.

    ResponderExcluir
  2. Cleiton e Ricardo,

    Como sabem, compartilho do mesmo asco à este tipo de postura de ataque ao proponente e não à proposição.

    Não se trata apenas da impossibilidade de se sustentar a fé por meio da lógica. Trata-se da postura adotada diante das críticas. Diante de uma crítica como a do Ricardo, logicamente plausível, poderia-se simplesmente admitir que se trata de uma questão de fé numa "lógica" não compreensível ao homem, á qual se optou por acreditar. Ponto! É uma postura que encerra a discussão e permite a cada um seguir seu caminho.

    Mas não. Não basta "saber-se" certo. É preciso que o mundo também saiba o quão certo se está.

    Junte portanto à essa sede de poder as limitações de pensamento daqueles que baseiam suas vidas com base em conhecimentos obtidos de autoridades e pronto. Eles não costumam discutir argumentos, mas costumam sim, discutir qual autoridade é mais confiável ou menos confiável de acordo com a conveniência.

    Aos teístas a salvação. Aos ateístas, a paciência.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cleiton, concordo com você!
    Chega ser ridículo. Eu não tenho muita paciência pra isso não. AS vezes deixo de colocar um pensamento para não ter de mandar um pra PQP.
    Mas devo ressaltar, que apesar de ser uma cristã questionadora e suficientemente crente a ponto de sustentar minha vida pela fé, quero dizer que este tipo de comentário "Aos teístas a salvação. Aos ateístas, a paciência" bem como o contrário também se encaixa. Assim como há muitos teístas que dizem que os ateu vão para o inferno, dizer com tom de ironia o contrário os coloca na mesma sacola.
    Ou devo eu dizer que tenho muita paciência com os ateus que se julgam certos???? Hummmm epa epa....

    ResponderExcluir
  4. Nadia,

    É certo que encontraremos tanto teístas como ateístas petulantes, mas posso te garantir que não é o caso do meu amigo Carlos Barth. Este rapaz argumenta sempre de forma muito ponderada e criteriosa. Acontece que ele, assim como o Ricardo e eu, já fomos tão perseguidos por pessoas que se julgam detentoras da verdade, que as vezes alguma coisa mais contundente acaba sendo escrita. É a lei da ação e reação. (rs)

    Aconselho que dê uma passada lá no blog dele, "Leite com Manga faz Mal", e veja o teor dos artigos que ele escreve. Acho que você mudará esta impressão negativa que teve dele.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nadia,

    Você tem razão. Boa parte do meu comentário, inclusive a frase final serve para os dois lados. Na verdade, a segunda parte da frase, visto que ateus em geral dispensam a salvação, rs.

    Justifico portanto: essa noção se origina do fato de que muitos ateus já foram, também, homens de fé. Ou seja, faziam parte de um ambiente religioso e depois o abandonaram. Daí a necessidade de paciẽncia para lidar com as reações dos ex-colegas de fé.

    Além disso, embora haja sim o ateísmo militante, ao menos até o momento, ele pouco aparece em relação aos movimentos de evangelização. Eu, particularmente, nunca recebi uma visita de um ateu tentando me converter. Rs.

    No entanto, admito que foi um erro expôr a frase desta forma sem deixar claro qual seu real escopo e contexto. Soou muito presunçoso.

    ResponderExcluir
  6. Meninos...rsrsrsrs
    Desculpe eu....
    Não quis ser dura demais. E não fiquei com impressão negativa de vc não Carlos.
    Só quis fazer uma correção que acho sempre necessária. Eu tenho me policiado muito para não cometer os mesmos erros, mas eu semrpre caio neles de novo.
    Quanto aos textos, eu procuro ler com muita cautela. Quando fixo meus pensamentos nos pensamentos e idéias, eles podem me levar para longe de algo que é maior para mim, Deus. Não que os pensamentos e idéias estejam longe de mim, pelo contrário. Sou uma pensadora compusiva. Penso demais. Talvez este seja o objeto de maior desejo do meu arqui inimigo, meu cérebro. Por isso eu digo que entendo e não quis condená-lo.
    Vamos ficar de bem???? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Nadia,

    Quer dizer que você é uma pensadora compulsiva?
    Então, bem vinda ao clube!

    Por outro lado, digo-lhe por experiência própria que pensar demais não é muito saudável para a manutenção da fé. Isto está exemplificado na minha série de postagens: "O Ministério dos Crentes adverte: Questionar pode ser prejudicial à sua fé".

    Coragem para questionar e sinceridade para buscar as respostas são uma verdadeira bomba relógio para a fé (ou será que seria sinceridade para questionar e coragem para buscar as respostas?).

    Quem avisa, amigo é. (rs)

    ResponderExcluir
  8. Cleiton,
    sou sim, sou uma pensadora compulsiva. Isso já me fez passar por várias experiências...pode acreditar.....vc se assombraria com o que eu já fiz ou tentei fazer por conta disso....mas....
    Vc já ouviu aquele ditado que diz: "O que vc faz grita tão alto que eu não consigo ouvir o que vc diz"????Pois é, isso se aplica a Deus. Deus já fez e tem feito tanto por mim que não posso duvidar. Ele fez milagres, trouxe minha filha de volta de uma quase morte, me deu a fertilidade que para os médicos era quase impossível, me salvou de muitas situações inexplicaveis..enfim, Ele está do meu lado aqui agora e isso me basta profundamente.
    A dúvida não é e não foi exclusividade sua rsrsrsrsrs acredite. Mas "minha fé bem segura está"! Amo a Jesus mais do que tudo!
    É isso!


    Mudando de assunto, gostaria de saber se vcs gostam de panqueca??? E bolo be abacaxi com coco e doce de leite????????rsrs

    ResponderExcluir
  9. Nadia,

    Quando a motivação maior para aceitar algumas coisas e rejeitar outras é a fé, calo-me em respeito, pois entendo que não existe nenhum argumento no universo que seja capaz de superá-la.

    Mas não pense você que eu perdi a minha fé; eu apenas desisti dela propositadamente.

    Quanto a panqueca e o bolo, amamos! (rs)

    ResponderExcluir
  10. OK meu amigo, vou ver um dia que Douglas esteja em casa sábado ou domingo e vamos marcar um dia para vcs virem aqui em casa. Vcs foram nossos padrinhos e nós nunca fizemos nada para retribuir. Venham rir com as fotos do casamento!!!!rsrsrsrsrs Gostamos muito de vc, da Lu e dos meninos.
    Um abração

    ResponderExcluir