terça-feira, 16 de novembro de 2010

Magia Bizarra - Parte 2

por Cleiton Heredia


Muitos entendem que, do ponto de vista da execução, a Magia Bizarra é um dos tipos mais difíceis de mágica, pois nela o ilusionista precisa basicamente de uma boa atuação dramática para criar um clima adequado de desconforto em sua platéia, provocando assim a emoção no nível certo que o seu efeito exige. Por isto é importante que o ilusionista que se disponha a atuar neste segmento tenha um certo conhecimento de como funciona a mente humana para saber manipular da melhor forma as emoções de seus espectadores.

Como ilusionista desde 2008, eu tenho me dedicado ao mentalismo, porém, por causa da minha formação religiosa e principalmente devido aos meus contínuos estudos e pesquisas que me levaram a adotar uma postura cética diante do sobrenatural, eu tenho continuamente me deparado com a Magia Bizarra e por ela me interessado cada vez mais. Não me refiro a aquele tipo de bizarrice onde o sangue jorra aos baldes, muito embora um acidente sofrido em uma apresentação que realizei já tenha me levado involuntariamente a passar por uma experiência semelhante(um dia eu conto esta história que foi inclusive registrada em vídeo). Nada contra quem pratique este tipo de magia, mas mágica com auto-mutilamento no meu caso, só por acidente.

A Magia Bizarra pela qual eu me interesso é aquela que desmistifica e desmascara por completo os médiuns fraudulentos, bem como as sessões espíritas com todos aqueles supostos fenômenos sobrenaturais criados com a clara intenção de enganar os incautos. Vejam bem, nada contra os espíritas e suas doutrinas. Eles podem acreditar no que quiserem. Eu os respeito assim como respeito qualquer outra religião. Só me não venham tentando embasar seus credos com forjados efeitos sobrenaturais na intenção de dizer que seus ensinamentos são uma verdade irrefutável, porque aí eu faço questão de demonstrar que tudo pode ser conseguido com técnicas de ilusionismo.

Só não me torno o Mister M dos fenômenos espíritas revelando detalhadamente o modus operandi utilizados pelos médiuns em suas sessões, porque não quero violar o código de ética dos mágicos. Porém, a medida do possível, irei aqui e ali contar alguns segredinhos que não comprometam o trabalho de meus colegas mágicos. Aqueles que acompanham este blog sabem que já fiz isto aqui, como por exemplo, na série "Como atuam os médiuns" (se você clicar na sessão espiritismo irá encontrar muita coisa interessante neste sentido).

Portanto, irei utilizar a Magia Bizarra como uma forma de entretenimento, mas também como uma maneira sutil de alertar as pessoas para a possibilidade de se reproduzir qualquer efeito supostamente sobrenatural com técnicas de ilusionismo, ou seja, sem a necessidade de invocar qualquer tipo de espírito ou entidade. Com isso só quero ajudar as pessoas a serem mais criteriosas, racionais e menos crédulas em relação a estes "fenômenos".

Concluindo, se por acaso você participou ou saiba de alguém que tenha participado de alguma sessão espírita onde os objetos levitaram, vozes misteriosas foram ouvidas, revelações incrivelmente certeiras foram pronunciadas, materializações de espíritos ou outro qualquer outro fenômeno supostamente sobrenatural aconteceu, lembre-se que tudo isto pode ser facilmente reproduzido por qualquer ilusionista conhecedor dos princípios básicos na arte da ilusão. Tudo não passa de Magia Bizarra.

"Há duas maneiras de deslizar facilmente pela vida: acreditar em tudo ou duvidar de tudo, as duas maneiras nos poupam de pensar" - Alfred Korzybski

Um comentário: