quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como atuam os Médiuns - Introdução (Parte 1)

por Cleiton Heredia

Não tenho nada contra as pessoas que acreditam na doutrina espírita, pois ao contrário de muitos cristãos evangélicos, não os vejo como ludibriados pelo Diabo e nem propagadores de ensinamentos demoníacos, mas apenas como pessoas que escolheram depositar a sua fé em alguns conceitos religiosos e filosóficos tal como todos aqueles que optaram por algum outro caminho de fé.

O mesmo já não posso dizer daqueles que abusam da boa fé dos incautos e mais fragilizados com a finalidade de auferir algum tipo de vantagem, na maioria dos casos financeira.

Dito isto, vamos ao assunto proposto no título desta nova série de postagens.

Acho que você já deve ter ouvido em algum momento este tipo de testemunho:

"Fui me consultar com um médium e ele me disse coisas surpreendentes. Sem que eu dissesse uma só palavra ele foi abrindo perante mim toda a minha vida, inclusive revelando coisas que ninguém mais sabia, mas somente eu. Ele acertou em cheio quais eram os meus problemas pessoais, traumas e frustrações, bem como acertou ao falar dos problemas que pessoas próximas a mim estavam tendo."

Impressionante, não?

Para muitas pessoas, casos como este são a prova inquestionável da vida após a morte, pois acreditam que tais revelações tão precisas só poderiam ser possíveis caso algum espírito desencarnado as revelasse.

Para outros, tais revelações são fruto de algum dom paranormal que a pessoa tem e que a torna extremamente sensível em captar as coisas que estão ocultas na mente de outra pessoa.

Já os evangélicos de forma geral atribuem tal façanha ao poder do Diabo e suas hostes demoníacas, pois como eles acreditam que são seres invisíveis com poderes sobrenaturais, podem se passar por entes queridos que já faleceram ou então comunicar seus conhecimentos de forma direta a alguma pessoa que lhe seja suscetível.

Infelizmente a maioria das pessoas formula as suas suposições de como tal "fenômeno" acontece, esquecendo de fazer um simples e objetivo questionamento:

Não poderia isto ser algum tipo de fraude?

Nas próximas postagens abordarei algumas técnicas utilizadas pelos médiuns fraudulentos que lhes tem permitido enganar multidões até os dias de hoje.

Continua amanhã...

"A VERDADE NÃO TEME INVESTIGAÇÃO"

4 comentários:

  1. Apesar de não acreditar muito nesse lance de espíritos, gostaria de entender como Chico Xavier conseguia psicografar em outras línguas, como hebraico e russo, sendo que sua educação era um tanto limitada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre, tudo bem?

    A primeira coisa que eu perguntaria neste caso é onde estão as provas inquestionáveis de que o Sr. Chico Xavier realmente psicografou em línguas como o hebraico e o russo.

    Caso existam as provas documentais, eu ainda continuaria perguntando sob que condições este fenômeno se manifestou. Tenho para mim que não eram condições de laboratório onde o ambiente precisa ser 100% controlado.

    Escrevi uma postagem sobre Chico Xavier que talvez possa lhe interessar:

    http://saudesabervirtude.blogspot.com/2008/10/espiritismo-moderno-ou-ilusionismo_05.html

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Cleiton, tudo certo?

    As informações que tenho sobre o tal dom que do Chico Xavier tinha em psicografar em outros idiomas, são de meras reportagens, dentre elas uma do globo repórter, onde uma família judia mostrou uma carta onde tinha escritos em hebraico e informações íntimas de um ente querido já falecido.
    Já li todas as suas postagens a respeito de espiritismo e compartilho de certa forma com seu ceticismo, apesar de não ter argumentos para rebater alguns fenômenos como psicografias (caso as reportagens que vi sejam verdadeiras) e também as operações do doutor Fritz, pois quem viu afirma que ele realmente opera pessoas, extrai tumores, tudo de forma sobrenatural. Uma coisa é ver os truques do Chris Angel na TV outra coisa é ver os prováveis truques do doutor Fritz ao vivo.
    E por falar em ceticismo, assistiu Sherlock Holmes?

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,

    Ainda não tive oportunidade de assistir ao filme Sherlock Holmes, mas o farei em breve.

    Um abraço.

    ResponderExcluir