quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gripe Suína: O Poder da Sugestão


Os ilusionistas, especialmente aqueles que atuam no mesmo segmento em que eu me dedico (mentalismo), sabem quão eficaz é o poder da sugestão. Com ela conseguimos criar ilusões tão convincentes que até o mais cético ficaria com uma "pulga atrás da orelha".

A suposta epidemia de Gripe Suína que assola o mundo é mais uma prova do eficaz poder da sugestão, bem como da manipulação das massas para fins escusos.

Tudo começou no dia 23 de abril deste ano, quando o presidente Felipe Calderón, do México, comunicou em rede nacional, às 11 horas da manhã, o alerta sobre o novo e “perigoso” vírus da gripe suína. Apenas 4 horas depois (por volta das 15 horas), os centros de saúde da República Mexicana já estavam cheios com milhares de pessoas com os sintomas que as autoridades haviam descrito como típicos da gripe suína.


O nome técnico para isto é “Enfermidade Psicogênica Massiva”, também conhecida no mundo científico como “Epide- mia Histérica”, “His- teria Massiva” ou “Histeria das Massas”. A história está repleta deste tipo de histeria onde um simples rumor rapidamente se converte numa delirante verdade absoluta.

A literatura científica possui exemplos e mais exemplos de casos de internatos, escolas, universidades, exércitos, povos, cidades e países inteiros que adoeceram ao escutar algum boato irresponsável de seus líderes. Entre os estudantes de medicina não são raros os casos de doenças criadas mentalmente com a simples auto-sugestão causada ao estudá-las.


Acredito que ninguém tem dúvidas que a maior culpada pela atual histeria que tomou conta das pessoas em relação a esta nova gripe é a mídia. Com o pretexto de estar prestando serviço de utilidade pública, o quarto poder fica divulgando de forma inconseqüente seus boletins alarmistas e sensacionalistas visando incrementar seu ibope, porém tudo que conseguem é sugestionar as massas quase sempre facilmente manipuláveis.

Além do interesse da mídia em pegar carona em qualquer coisa que lhes garanta altos níveis de audiência, existe também o interesse econômico das indústrias farmacêuticas e de produtos prevenção pessoais. A Roche, fabricante do principal medicamento para combater a Gripe A, bem como os fabricantes de álcool gel e máscaras, estão dando risada à toa.


Isto sem falar que todo este medo que as pessoas possuem de vírus, bactérias e fungos está baseado naquilo que o Dr.Roberto Giraldo, médico imunologista especializado em saúde psicossomática social, chamou de “Delírio Pasteuriano”. Este médico defende a idéia de que as idolatradas idéias do biólogo francês, Louis Pasteur, possuem distorções e equívocos.

Pelo que tudo indica esta verdadeira psicose social ou socionóia (termo criado pelo cientista Norberto Keppe para as doenças psíquicas que atingem a sociedade) só irá diminuir ou acabar quando a mídia mudar interesseiramente seu foco ou quando os interesses econômicos dos poderosos forem satisfeitos.

A base deste texto foi extraída do artigo do Dr.Roberto Giraldo publicado no jornal "Stop" nº 30 de Agosto de 2009.

2 comentários:

  1. Cleiton:

    Só para que tenha uma idéia, aqui na Zona Norte de Sampa, perto do meu trabalho nã se consegue álccol gel...

    Estoque zero!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Minha secretária contraiu o H1N1. Conclusão: uma semana de repouso. O vírus dos infernos viu...

    ResponderExcluir