quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Operação Bola de Cristal - Parte 2


Como você verá no vídeo de hoje, a principal técnica utilizada por estes charlatões é a leitura fria.

Osvaldo Mil explica: “Leitura fria é você olhar para uma pessoa e discorrer, pelo que você está vendo, pelo que ela está vestindo, pelo cabelo, pelos óculos, o que ela pode ser”.

Roitman complementa: “Leitura fria é uma estratégia para que uma pessoa fique surpresa por eu estar dizendo coisas para ela quando na verdade é ela que está comunicando essas coisas para mim”.

Outra técnica descrita no vídeo e também muito utilizada pelos videntes é o espelhamento, onde o “espertão” apenas olha para a postura e reações da pessoa e começa a descrever aquilo que está vendo. A pessoa nem percebe que é ela mesma que está fornecendo todas aquelas informações, e nem nota que o vidente está apenas agindo como um espelho falante.

Elogios disfarçados é uma outra técnica muito importante utilizada pelos supostos paranormais com o objetivo conseguir ganhar a confiança do cliente e conquistar sua simpatia.

No vídeo você verá também a técnica do arco-íris, que significa abrir o espectro de possibilidades e ir de uma ponta a outra eliminando assim qualquer possibilidade de erro.

Bem, chega de falar e vamos ao vídeo:

O Treinamento - Programa do dia 14/05/06



Não é qualquer um que consegue aplicar tais técnicas com eficiência, pois elas exigem que a pessoa seja muito observadora, atenta aos detalhes que para muitos passam despercebidos, e também que se dedique bastante ao estudo da psicologia humana e da neuro-linguística. Além, é claro, de ser um artista ou um belo de um "enrolador".

Um comentário:

  1. Essa técnica do arco-íres é relativamente comum nos programas evangélicos exibidos na TV. Algo do tipo: "Quero falar com você que está aí, acordado, em frente à TV... você que está enfrentando tantos problemas, com insônia, preocupado, angustiado com as incertezas da vida... você que está enfrentando problemas no trabalho, na escola, na família, no dia-a-dia, etc, etc."

    E quem está do outro lado se sente "tocado" por alguém que, mesmo não sendo de seu convívio, o conhece, o entende. E decide confiar nesse estranho que só pode ser um enviado do Céu para ajudá-lo.

    Que coisa!

    Excelente postagem. Parabéns.

    ResponderExcluir