quinta-feira, 10 de março de 2011

Aviso Importante aos Paranormais, Médiuns e Psíquicos

por Cleiton Heredia


A Fundação Educacional James Randi (JREF), anunciou nesta quarta-feira que o famoso "Desafio de Um Milhão de Dólares" para quem conseguir demonstrar uma habilidade paranormal sob condições controladas que evitem a fraude ou erro, não será apenas prorrogado, como também terá suas condições para participação, facilitadas.

Este prêmio foi estabelecidos há mais de 40 anos atrás pelo mágico e cético James Randi, que ainda aguarda por alguém que prove merecê-lo. Até então, muitos criticavam as rigorosas condições impostas por Randi para que alguém pudesse ser aceito como um candidato ao prêmio. Estes eram obrigados a apresentar recortes de alguma reportagem veiculada em jornal ou revista, bem como ter uma carta escrita por algum um acadêmico demonstrando a seriedade da sua candidatura.

Agora, os candidatos só têm de apresentar um ou o outro, demonstrando que em algum lugar, em algum momento, alguma pessoa independente levou a sério sua reivindicação. Os candidatos que não puderem fornecer essa prova tem ainda uma opção nova com alternativa: apresentar um vídeo público que demonstre a sua capacidade. Este vídeo será analisado pela JREF, que irá decidir se o reivindicante merece ser considerado com um candidato em potencial, justificando todo o tempo e recursos que serão investidos nos futuros testes que o avaliarão.

Com esta nova opção, os candidatos que reclamavam serem detentores de poderes sobrenaturais, mas que se consideravam preteridos por serem desconhecidos na mídia ou por não terem documentação acadêmica, podem agora ter as suas reivindicações inicialmente consideradas.

Banachek, diretor do Desafio Paranormal de Um Milhão de Dólares da JREF e um dos grandes ilusionistas mentalistas da atualidade, esclarece: "Alguns candidatos chegaram a um acordo sobre o que todos nós consideramos regras justas para o teste, mas como falharam neles, alegaram depois que estes testes foram muito difíceis. Porém, se você é realmente o vidente que afirma ser, os nossos testes podem sempre ser vencidos. Mesmo que o seu terceiro olho não seja 20/20, ou mesmo que seja um astrólogo cujas estrelas não sejam as mais brilhantes do céu, nós iremos trabalhar com você para desenvolver um protocolo que determine se a sua capacidade alegada é real."

Será que agora teremos finalmente uma comprovação científica de que o sobrenatural existe de fato?

Vamos lá! Quem se habilita?

Caso queira conhecer melhor a história dos desafios céticos, eu recomendo as postagens abaixo:

- Procura-se um verdadeiro Paranormal ou Médium
- Céticos x Crédulos: A História dos Desafios

Um comentário:

  1. Meus poderes mediúnicos que me dizem que ninguém jamais conseguirá tal prêmio, mas muitos farão esforços verdadeiramente sobrenaturais para justificar isso.

    ResponderExcluir