quinta-feira, 19 de março de 2009

A Razão e a Fé


Aceitar um argumento mediante o uso da razão é saber analisar de forma coerente os fatos (as evidências) se valendo de todo conhecimento científico disponível e utilizando-o para se aproximar cada vez mais da verdade.

Aceitar um argumento mediante o uso da fé é saber que não existem meios de comprovar de forma irrefutável aquilo que se crê, mas mesmo assim decidir acreditar naquilo como sendo uma verdade absoluta, não passível de questionamentos.

A razão está sempre à procura da verdade, porém a fé já a possui. Por outro lado, quando a razão encontra uma verdade inquestionável, a fé perde completamente sua função.

Aprendi entre os religiosos que a fé e a razão não são antagônicas, mas se complementam. Em outras palavras isto quer dizer o seguinte, como a fé já é detentora da verdade, tudo aquilo que a razão puder conceber de forma a consubstanciar a fé será prontamente aceito, porém quando houver discordância a razão deve ser subjugada (silenciada) pela fé.

Por outro lado, a razão pode ser complementada com a fé. Os cientistas muitas vezes fazem isto ao admitir como verdade certas premissas que não podem ser provadas de forma empírica. Mas existe uma enorme diferença entre a fé de um cientista e de um religioso, pois o primeiro jamais subjugará a razão por causa da fé, pelo contrário, caso a razão lhe indique um caminho contrário àquilo que anteriormente cria, não hesitará em mudar suas crenças.

No meio religioso usar a razão para questionar a fé não é algo visto com bons olhos. Para eles a fé pode questionar a razão, mas nunca o contrário. Sinto na minha própria pele todo o preconceito movido pelos religiosos apenas porque um dia resolvi eleger a razão, e não mais a fé, como soberana. Já até me disseram que vou para o inferno por causa disto, mas sinceramente não entendo como eles podem crer num deus que salva somente pela fé os seres que um dia ele mesmo criou dotados de razão.

Diante disto me pergunto se um homem de fé pode ser racional. Os religiosos me dirão prontamente que sim, mas eles mesmos precisam admitir que a racionalidade de um homem de fé é parcial e limitada às suas crenças, pois nunca poderá ir além delas.

Concluo que entre a razão e a fé, o primeiro tem muito mais possibilidade de encontrar a verdade do que o segundo que acredita piamente, até mesmo contra a própria razão, que já a possui.

4 comentários:

  1. Concordo. Já convivi de perto com pessoas muito religiosas e o que concluí dessa experiência é que elas eram pessoas completamente capazes de aplicar lógica e razão em diversos assuntos EXCETO aqueles em que tinham optado pela fé como base. Ali elas não conseguiam enxergar as próprias falácias, premissas não verificáveis ou com base em fé, argumentos circulares etc. Ou seja, tinham dificuldades em aplicar aplicar o mesmo raciocínio aplicado a outros temas. De fato, uma "razão" bem parcial e limitada pela fé.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me impressiona nos que elegem a fé é a convicção que possuem: a única fé verdadeiramente "lógica" é a deles. As demais são falaciosas...

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Pedir para um religioso agir racionalmente é o mesmo que pedir para ele abandonar sua religião. Não há como conciliar fé e razão.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton disse:

    "...mas sinceramente não entendo como eles podem crer num deus que salva somente pela fé os seres que um dia ele mesmo criou dotados de razão."

    Palavras fortes! Também não entendo.

    A crença religiosa apresenta algumas incongruências, muitas das quais são catalogadas como mistérios. Estes, não são explicáveis e devem ser aceitos pela fé. Alguns aceitam, alguns aceitavam, outros nunca aceitaram.

    ResponderExcluir