sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

por Cleiton Heredia


Quem acompanha este blog já sabe que gosto de fazer retrospectivas. No final do ano passado fiz uma da primeira década deste novo milênio e em 2008 escrevi uma série que chamei de Mudanças onde resumi os principais acontecimentos de cada década desde os anos 60. Caso ainda não a tenha lido, seguem os links abaixo:

1) Anos 60
2) Anos 70
3) Anos 80
4) Anos 90
5) A quase 1ª década do no séc. XXI
6) Comparação dos anos 60 com os atuais
7) Considerações Finais

Agora vamos dar uma rápida passada nos principais acontecimentos deste ano que dá seus últimos suspiros.

Janeiro


Logo no primeiro dia do ano chuvas muito fortes e enchentes severas causaram desmoronamentos em morros de terra e mataram soterradas 53 pessoas em Angra dos Reis, destruindo também o patrimônio histórico de São Luís do Paraitinga.

O mês nem tinha chegado na metade e um terremoto de 8,0 graus na escala Richter provocou grande destruição no Haiti, matando 230 mil pessoas, entre elas a brasileira e médica pediatra Zilda Arns Neumann fundadora da Pastoral da Criança.

O mês termina com o vôo Ethiopian Airlines 409 caindo no Mar Mediterrâneo e matando os 90 passageiros.

Caramba! Que início de ano, hem?

Será que não aconteceu nada de positivo no início deste ano que está terminando?

Bem, deixe-me ver... Ah, sim, houve a inauguração do complexo de Burj Khalifa (o edifício mais alto do mundo), a Apple lançou o Ipad, a China alcançou mais um recorde como maior exportadora de produtos do mundo e o Parlamento de Portugal aprovou a lei que permite o casamento entre homossexuais (se bem que muitos vão preferir incluir este último na relação de tragédias acima).

Fevereiro


A bruxa continuou solta com o apagão no norte e nordeste brasileiro e um terremoto de magnitude 8,8 graus atingiu a região central do Chile, provocando pelo menos 802 mortes e gerando alertas de tsunamis em todo o Oceano Pacífico.

Enquanto isto James Cameron dava pulos de alegria vendo seu filme Avatar assumir a posição de maior bilheteria do cinema, posto até então, ocupado por Titanic, cujo diretor foi ele mesmo. Quem ficou também muito feliz foram os torcedores do New Orleans Saints que viram seu time vencer o Indianapolis Colts e conquistar o Super Bowl XLIV, o primeiro em sua história.

Março


Este foi um mês meio paradão, pois nada muito surpreendente aconteceu. Se nada de muito bom, pelo menos também nada de muito ruim.

Tivemos um "terremotozinho" com uns míseros 6 pontinhos na escala de Richter na província Turca de Elazığ provocando a morte de pouco mais de 50 pessoas e um atentado terrorista em Moscou com 38 mortes.

Enquanto isto, aqui no Brasil, a mídia nos aplicava mais uma overdose do caso Isabella Nardoni com o início do julgamento em primeira instância.

Abril


Os terremotos continuaram chacoalhando o nosso planeta. Desta vez foi na China com 6,9 na escala de Richter e deixando cerca 1,9 mil mortos e 10 mil feridos.

No Rio de Janeiro foram as chuvas, as maiores dos últimos 44 anos, que fizeram 257 vítimas fatais.

Mas a tragédia maior foi no âmbito ambiental com a explosão da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México. A mancha de petróleo em constante expansão configurou um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.

Maio


Um mês com duas grandes tragédias na aviação. Um avião caiu na Líbia matando 103 pessoas e outro saiu da pista na Índia matando 158 pessoas.

No Brasil um incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo, destruiu 500 mil amostras de animais, a maior coleção do mundo de espécimes de uma região tropical.

A ciência deu um importante passo com a criação da primeira forma de vida artificial pelos pesquisadores do Instituto J. Craig Venter, e o Japão lançou a sonda IKAROS para estudar Vênus.

Junho


Mês que o mundo voltou suas atenções para a África do Sul para acompanhar o Campeonato Mundial de Futebol. Uma Copa do Mundo que teve Jabulani, Vuvuzela, Shakira de Waka Waka e muita "patada" por parte das equipes africanas. Terminamos este mês com grandes esperanças de faturarmos mais um caneco, pois no dia 28 derrotamos o Chile por 3x0 nas oitavas de finais.

Os portugueses choraram a morte de um de seus maiores escritores, José Saramago, o único lusófono ganhador do Nobel de Literatura.

A Apple lançou o IPhone 4.

Julho


As atenções continuaram sobre a Copa do Mundo na África do Sul, porém para nós brasileiros a alegria terminou logo no dia 2 com a derrota da nossa seleção por 2x1 para a Holanda nas quartas de finais. No país só se ouvia uma frase: "Dunga Burro". No dia 11 a Espanha acabou conquistando seu primeiro campeonato mundial justamente sobre os nossos algozes, a Holanda (bem feito!).

Quem acabou dividindo as manchetes com a Copa do Mundo foi o goleiro Bruno do Flamengo que foi preso no Rio de Janeiro acusado de matar a ex-namorada Eliza Samudio.

A medicina deu um importante avanço na criação de uma vacina contra a AIDS através de anticorpos denominados VRC01 e VRC02 que impedem a infecção de células em mais de 90% das variedades do HIV.

Aquele vazamento que começou em abril, só neste mês foi que teve um estancamento, porém ainda de forma temporária.

Agosto


Este foi o mês que aqueles 33 mineiros chilenos ficaram presos e iniciaram sua clausura de dois meses em uma mina a 700 metros de profundidade.

Para o nosso alívio, a OMS declarou o fim da pandemia da Gripe A (vírus H1N1) após 18 mil casos fatais desde 2009.

Outro fato que merece ser mencionado foi o terremoto de 7,1 na escala de Richter que atingiu o Equador. Apesar de ter sido considerado um dos mais fortes dos últimos anos, provocou poucos danos e causou poucos feridos.

Setembro


Não tenho nada para falar deste mês, exceto o fato de ter sido o mês do centenário do S.C. Corinthians Paulista. Fato este que se reverteu em uma bela piada como o ano do "100-te-nada", pois só ficaram em 5° no campeonato Paulista, foram desclassificados pelo Flamengo na Taça Libertadores e viram suas últimas esperanças morrerem com o 3° lugar no campeonato brasileiro.

Fora isto, teve também aquela daquele pastor doidão, Terry Jones, que ameaçou queimar o alcorão, para marcar o aniversário do atentado às torres gêmeas.

Outubro


O mês começou aqui no Brasil com o primeiro turno das eleições presidenciais e terminou com a eleição, com 56% dos votos, da primeira mulher presidente no Brasil, Dilma Rousseff.

Entre este meio tempo, na Indonésia, um terremoto de 7,7 graus provocou um tsunami com ondas de até 3 metros de altura e matou mais de 300 pessoas e o vulcão Merapi entrou em erupção.

Na América do Sul dois episódios marcaram: a libertação dos mineiros chilenos em uma das maiores operações de resgate naquele país e a morte de Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina.

Novembro


Nem acabaram de tirar os mineiros chilenos do buraco e na Nova Zelândia explodiu uma mina soterrando 29 mineiros. Infelizmente estes não tiveram a mesma sorte dos chilenos e morreram todos.

A Coréia do Norte partiu para a ofensiva e bombardeou a ilha Yeonpyeong na Coréia do Sul.

Na região metropolitana do Rio de Janeiro começou uma onda de violência organizada pelos traficantes cariocas onde vários carros e ônibus foram incendiados e muitas pessoas morreram. Em resposta a estes ataques, o poder público finalmente resolveu fazer aquilo que já deveria ter feito há muito tempo e foi para cima destes traficantes com força total através de uma mega operação que envolveu a polícia civil, militar, federal, exército, marinha, aeronáutica e, é claro, o BOPE (é "faca na caveira").

O mês termina com o Censo do IBGE declarando que já somos 190.732.694 de brasileiros.

Dezembro


Neste mês quero apenas destacar a descoberta pela NASA da bactéria GFAJ-1, a primeira capaz de substituir fósforo por arsênio na sua constituição química.

Uma nova forma de vida? Há controvérsias! Mas seja como for, que seja pelo menos um indício simbólico de uma nova vida para todos nós em 2011.

Bem, e chegamos ao final de mais um ano que voou, não é mesmo?

Momento muito oportuno de fazer uma retrospectiva pessoal e avaliar todas as nossas derrotas e vitórias em 2010, pois 2011 está aí como uma nova oportunidade de reverter as derrotas em vitórias e avançar na conquista de outras inteiramente novas.

FELIZ 2011!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tolerância e Respeito

por Cleiton Heredia


Selecionei quatro vídeos que, caso sejam vistos na sequência proposta logo abaixo, trazem uma mensagem sobre tolerância e respeito.









Tolerância e respeito.

Será que isto é pedir muito?

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Amor por Contrato

por Cleiton Heredia


Você acha que a sua família é perfeita? Mudando um pouco a pergunta: Você acredita que exista alguma família que seja perfeita?

É claro que este tipo de pergunta está repleta de subjetividade. Perfeita em que sentido? Quais são os critérios de avaliação? E por aí vai...

Então vamos simplificar: Estamos falando de uma família composta de gente bonita, elegante, educada, carismática, sempre vestida impecavelmente, dirigindo os melhores carros, morando numa mansão decorada com tudo do bom e melhor e aparentemente sem grandes conflitos perceptíveis. Resumindo, estamos falando da família Jones.

Ninguém consegue ser melhor do que eles. Porém, existe um pequeno grande segredo por trás desta família de aparência tão perfeita. É com este tipo de enredo que começa o filme Amor por Contrato (The Joneses).

O filme é uma excelente sátira ao consumismo exacerbado pelo qual muitas pessoas pautam suas vidas, bem como uma ótima crítica sobre o sacrifício que muitos são capazes de fazer para manterem as aparências, imitando desnecessariamente todo tipo de modismo que lhes conceda algum tipo de status.

Mas o filme pode ser visto também da ótica de como a inveja é capaz de encher nossa vida de coisas extremamente supérfluas, obrigando-nos a viver acima dos padrões que as nossas reais condições possibilitariam.

Gostei muito do filme que conta no elenco principal com a atuação da lindíssima Demi Moore (Ghost) e do charmosão David Duchovny (Arquivo X), mas especialmente por me fazer refletir sobre alguns aspectos da vida em família e em sociedade.

Embora o filme seja uma ficção que mostre uma família "fake" com aparência de uma família verdadeira, a vida real às vezes nos mostram algumas famílias verdadeiras vivendo como se fossem famílias "fakes".

Assistam ao filme e entenderão melhor o que estou falando.

Logo abaixo o trailer do filme:

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Noviça Rebelde - Ontem e Hoje (2)

por Cleiton Heredia


Algumas curiosidades sobre o rumo que tomou cada uma das 7 crianças do filme A Noviça Rebelde:

1- Charmian Carr (Liesl von Trapp)

A atriz que interpretava a filha mais velha, Liesl, foi escolhida para o papel em 1964, desbancando atrizes como Sharon Tate e Mia Farrow. Apesar do sucesso, ela nunca mais fez nenhum grande filme. Na falta de um, ela escreveu duas autobiografias: “Liesl” (2000) e “Letters to Liesl” (2001). Atualmente ela está com 68 anos.


2- Nicholas Hammond (Friedrich von Trapp)

O ator que interpretou Friedrich durante as filmagens de “A Noviça Rebelde” teve que usar sapatos com salto, porque era cerca de 6 centímetros mais baixo que Heather Menzies, com quem contracenava.
Ele também foi o primeiro Homem-Aranha da televisão. Ele viveu Peter Parker por três anos, ou 13 episódios, de 1977 a 1979.

Atualmente ele está com 60 anos.


3- Heather Menzies (Louisa von Trapp)

A canadense Heather Menzies seguiu a carreira de atriz até os anos 1980. Quando seu marido, Robert, descobriu que tinha câncer, ela ajudou a abrir um fundo de pesquisa contra a doença, na Universidade de Michigan. Três anos depois, em 2002, Robert faleceu. Atualmente Heather vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde cuida dos três netos.
Ela está com 61 anos.


4- Duane Chase (Kurt von Trapp)

O ator Duane Chase, que atuou como o rechochudo Kurt, seguiu a carreira de ator somente até o fim do colegial. Seu último trabalho foi no seriado The Big Valley em 1965. Anos depois, ele se tornou mestre em Geologia pela Universidade do Alabama. Atualmente ele está com 60 anos.


5- Debbie Turner (Marta von Trapp)

Debbie Turner, que interpretou a pequena Marta e que na época com 9 anos, chegou a perder alguns dentes-de-leite durante as filmagens. Para a diferença não ser percebida pelos cinéfilos, a produção do filme colocava dentes falsos no lugar dos perdidos. Depois de atuar em A Noviça Rebelde abandonou a carreira artística e se transformou em esquiadora profissional. Atualmente ela está com 54 anos.


6- Angela Cartwright (Brigitta von Trapp)

Da década de 1950 à década de 1980 participou de vários seriados de televisão tais como Room 222 (1972), The love Boat (1982), High School USA (1983) e mais cinco filmes além do musical A Noviça Rebelde.
O maior papel interpretado por Angela Cartwright não foi o de Brigitta Von Trapp. A atriz fez parte do elenco da série Perdidos no Espaço (1965), como a personagem Penny Robinson. Seu último trabalho como atriz também foi em Perdidos no Espaço (1998), mas na versão para o cinema.

Atualmente ela está com 58 anos.


7- Kym Karath (Gretl von Trapp)

A atriz Kym Karath viveu a caçulinha da família Von Trapp, Gretl. Em apenas uma cena do filme, Gretl foi interpretada por outra criança. Kym engordou alguns quilos durante as gravações. Na última cena do filme, Gretl aparece nos ombros do capitão Von Trapp. Como já estava pesada demais para ser levantada, Kym foi substituída por uma dublê mais jovem e mais leve. Atuou também nos seriados Perdidos no Espaço e Lassie. Mudou-se para Paris para trabalhar como modelo e estudar história da arte. Atuou pela última vez na TV na novela All My Children (1970-1977). Atualmente está com 52 anos.


Finalizando, eu quero convidá-lo para assistir ao vídeo abaixo onde você poderá ver claramente o ontem e o hoje deste fantástico musical A Noviça Rebelde.



Fonte: As crianças de A Noviça Rebelde 40 anos depois.

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Noviça Rebelde - Ontem e Hoje (1)

por Cleiton Heredia


Nunca fui de gostar muito de musicais, porém o filme que assisti hoje pela manhã é uma exceção: A Noviça Rebelde.

The Sound of Music é o título original deste belo clássico estadunidense produzido no ano de 1965 que retrata a história verídica da família de cantores Von Trapp da Áustria. Em 1966 ele ganhou o Oscar de melhor filme e até hoje é um dos musicais mais populares já produzidos.

Acredito que você já deva ter visto a este filme, quem sabe até mais de uma vez, porém só para relembrar, aqui vai a sinopse:

No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa. (Fonte: Adoro Cinema).

Assistindo ao filme fiquei curioso em saber como estariam aqueles atores e atrizes atualmente. Abaixo segue o resultado da minha rápida pesquisa.

Julie Andrews (Maria von Trapp)

Já havia atuado no musical de Walt Disney como Mary Poppins (Oscar de melhor atriz) e após o sucesso de A Noviça Rebelde atuou em vários outros filmes, entre eles, Cortina Rasgada de Alfred Hitchcock em 1966 e Victor/Victoria em 1982. Fez ainda a voz da Rainha Lilian em Shrek 2 e 3.
Atualmente está com 75 anos.


Christopher Plummer (Capitão Georg von Trapp)

Atuou em vários filmes sendo que os mais conhecidos são: Em Algum Lugar do Passado (1980), Os Pássaros Feridos (1983), Jornada nas Estrelas VI (1991), Malcolm X (1992), Os 12 Macacos (1995), Uma Mente Brilhante (2001), A Lenda do Tesouro Perdido (2004), e A Última Estação (2009). Atualmente está com 81 anos.


Agora vamos às crianças que eram a minha maior curiosidade.


1- Charmian Carr (Liesl von Trapp)
2- Nicholas Hammond (Friedrich von Trapp)
3- Heather Menzies (Louisa von Trapp)
4- Duane Chase (Kurt von Trapp)
5- Debbie Turner (Marta von Trapp)
6- Angela Cartwright (Brigitta von Trapp)
7- Kym Karath (Gretl von Trapp)


Amanhã eu conto algumas curiosidades sobre as crianças.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Uma Mensagem de Natal Nada Convencional

por Cleiton Heredia


Eu posso até discordar e criticar o cara do vídeo aí logo abaixo alegando insensibilidade, falta de respeito, mau humor e rabugentice. Porém, devo admitir que no que diz respeito a aquilo que o natal acabou se transformando nos dias atuais, até que ele não está tão errado.



Tem muita gente que se irrita com gente assim, especialmente quando decidem dizer certas "verdades" ou declarar suas convicções em uma época tão "inadequada" para fazê-lo. A mãe do vídeo abaixo que o diga!



Sem comentários...

Feliz Natal!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O que são as Microexpressões?

por Cleiton Heredia


Microexpressões são expressões faciais rápidas e involuntárias. Normalmente ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções; em situações de alta tensão ou estresses constantes. Como por exemplo, em interrogatórios, entrevistas de emprego, situações embaraçosas etc. (Fonte: Linguagem Corporal)

Uma pessoa pode até conseguir fingir ou simular determinadas emoções, porém não conseguirá fazer o mesmo com as microexpressões, cujo tempo de duração fica em torno de 1/25 segundos. É muito difícil obter um controle facial ao ponto de se conseguir controlar os músculos simulando um microexpressão. Por este motivo elas são consideradas como indicativos da linguagem corporal que revelam os verdadeiros sentimentos das pessoas por trás das máscaras utilizadas para escondê-los.

Como as microexpressões são involuntárias, estas alterações tão sutis do rosto aparecem antes que a pessoa comece a comportar-se de um modo racional. Mas por aparecem e desaparecem numa fração de segundo, não é nada fácil detectá-las. Até mesmo uma pessoa com grande capacidade de observação e um olho clínico bem treinado pode encontrar dificuldades em notá-las.

Existem sete tipos de microexpressões universais. Logo abaixo você poderá ter um exemplo delas na face do Dr. Cal Lightman da série "Lie to me":








Paul Ekman, é um dos maiores peritos mundiais da área dos micromovimentos faciais e da detecção de mentiras, e autor de obras como What the Face Reveals e Telling Lies: Clues to Deceit in the Marketplace, Politics, and Marriage. (Fonte: Canal Fox: Lie to me)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Técnicas para se extrair a Verdade - Parte 4

por Cleiton Heredia


Concluindo esta série sobre técnicas para se extrair a verdade, quero comentar algo sobre a técnica do CURTO CIRCUITO.

O objetivo desta técnica é criar uma confusão mental no interrogado enquanto sutilmente procura implantar algumas sugestões diretamente no seu inconsciente.

A confusão mental é gerada através de uma frase inicial cuja tentativa de interpretação ocasiona uma espécie de "looping mental". Com o cérebro preso por alguns centésimos de segundos neste looping (uma espécie de micro-transe), você pode emendar na sequência outras frases com alguns comandos implícitos, que por sua vez serão facilmente absorvidos pelo inconsciente.

Vamos exemplificar grifando a frase que irá criar a confusão mental e negritando os comandos subliminares:

"Você pode muito bem acreditar nas coisas que pensava que sabia, e, se você quer… dizer a verdade… ou… não quer dizer a verdade… a decisão é sua. Portanto, me… diga a verdadeagora!”

Algumas regrinhas básicas para tornar os comandos mais efetivos:

- Antes e depois de cada comando você deve dar uma pausa (no texto as pausas estão indicadas com reticências).
- Ao dar o comando, aumente um pouco a voz e utilize uma tonalidade descendente.
- Gesticule com as mãos ao dizer o comando.

Outro exemplo:

"Eu não quero que você diga nada, a menos que, realmente, queira. E entendo que você já esqueceu o que havia pensado em querer, não é? Se estiver pensando consigo mesmo algo como… eu quero dizer a você, então simplesmente… diga … Quando perceber que… esta é a decisão certa… você… irá me dizer a verdadeagora!"

Esta técnica também pode ser utilizada quando você quiser apenas interromper o raciocínio de uma pessoa para retomar o controle da conversa ou simplesmente confundir sua linha de raciocínio enquanto organiza os seus próprios pensamentos.

O autor do curso virtual "A Psicologia da Mentira", que serviu de base para esta série, desenvolveu algumas interessantes frases geradoras de confusão mental:

- Porque você ainda acredita em algo que duvidava?
- Você, realmente, ainda acredita nas coisas que pensava que sabia?
- Você duvidaria menos se acreditasse mais nas coisas que imaginava que sabia?
- Você não se lembra do que havia esquecido?
- Se acreditasse mais nas coisas que falou, duvidaria menos das coisas que escutou?
- Essa pergunta significa que você ainda duvida das coisas que imaginava serem verdadeiras, não é?
- Se você já acreditava nisso, porque pensou que têm dúvidas?
- Como pode concordar de algo que acreditava ser mentira, antes mesmo de aceitar a verdade?
- Quanto mais você acredita nas coisas que duvidava, mais concorda com a possibilidade de que tudo não passou de uma grande mentira?

Use-as com moderação.

Finalizo com esta frase de Sigmund Freud:

"Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros!"