Sabe quando você fica muito tempo sem ver uma criança e depois de alguns anos a revê? Geralmente nos surpreendemos e dizemos mais ou menos o seguinte: "Nossa como você cresceu! Você está tão diferente! Mudou muito desde a última vez que a vi". Já aqueles que convivem diariamente com esta criança não ficam surpreendidos com as mesmas grandes mudanças que ocorreram com ela ao longo de todos estes anos, apesar de ter acompanhado bem de perto todas elas. É exatamente isto, como as mudanças ocorreram de forma lenta e gradativa, não foram tão perceptíveis no dia a dia, quanto o são no espaço de alguns anos.
Em relação à percepção das mudanças deste mundo acontece a mesma coisa. As pessoas que, como eu, nasceram na década de 60, puderam acompanhar no dia a dia todas as mudanças registradas nas últimas cinco postagens (caso já as tenha lido recomendo dar uma nova "olhada", pois conforme fui avançando em minha pesquisa precisei constantemente voltar e revisar todo o material, principalmente acrescentando novas informações):
1) DÉCADA DE 60
2) DÉCADA DE 70
3) DÉCADA DE 80
4) DÉCADA DE 90
5) QUASE 1ª DÉCADA DO SÉC.XXI
Na comparação dos dias, meses e anos à curto prazo muitas vezes não nos apercebemos das radicais mudanças pelas quais o mundo em que vivemos tem passado. Porém, quando paramos para refletir à longo prazo, e comparamos os dias atuais com aqueles de quando éramos crianças, nos surpreendemos e nos assustamos ao ver como tudo está mudado.
Por exemplo, comparemos a década de 60 com os últimos oito anos de história:
1) No fim da década de 60 o homem pisava na Lua...
... porém atualmente já existe o ônibus espacial capaz de voar continuamente para o espaço, inclusive levando alguns (milionários) para um passeio turístico na extratosfera.
Isto sem falar das sondas espaciais que já visitaram vários outros planetas.
2) Compare a moda ousada e sensual da década de 60...
com a de hoje.
Ou o look rebelde dos anos 60...
... com o look rebelde atual.
Ou ainda a dança nos anos 60...
... com a algumas danças da atualidade.
Isto sem entrar em detalhes sobre a nudez dos anos 60...
... e a nudez atual.
3) Cinema
Cenas clássicas de um filme de suspense dos anos 60 (Os Pássaros - 1963)
Cenas de um filme de suspense atual (O Albergue - 2005)
Cena clássica de morte de um filme dos anos 60 (Psicose - 1960)
Cena de morte de um filme atual (Jogos Mortais IV - 2007)
Cena sensual de um filme dos anos 60 (A Primeira Noite de um Homem - 1967)
Cena sensual de um filme atual (Instinto Selvagem 2 - 2006)
Cena de sexo de um filme dos anos 60 (Cleópatra - 1963)
Cena de sexo de um filme atual (Ken Park - 2002)
4) Música
"E que tudo mais vá pro inferno" - Roberto Carlos (anos 60)
"Vou te levar pra cama, Vou te deixar toda nua, Vou te morder, Vou te lamber safada! Você vai ficar tesuda" - Aviões do Forró (Atual)
5) Seriados de TV
Os seriados dos anos 60 geralmente eram muito bem comportados
Se bem que às vezes aparecia algumas "coisas meio estranhas" (mas poderíamos dizer que a maldade está nos olhos de quem vê - será???)
Já os seriados atuais para TV...
Algumas cenas da série "The L Word" (lesbianismo explícito)
O nome "Californication" já diz tudo
Cena da série "Nip/Tuck" (quem pega o sabonete?)
Cena da série "Dirt" (esta é a Courteney Cox do seriado "Friends")
6) Desenhos das Histórias em Quadrinhos (Comics)
É interessante analisar a evolução dos desenhos ao longo ds anos. Veja por exemplo como evoluiu a arte gráfica do Batman:
Anos 60
Anos 80
Atual (acho que ele andou tomando esteróides anabolizantes)
Com o Superman foi a mesma coisa:
Anos 60
Anos 80
Atual
Esta tendência reflete uma cultura que foi evoluindo para uma ênfase cada vez maior no aspecto físico e estético. No caso da Batgirl, uma heroína feminina, esta tendência lhe concedeu um corpo bem mais sensual.
Anos 60
Anos 80
Atual
7) Desenhos Animados (Cartoons)
Já comentei na postagem anterior alguma coisa sobre os atuais desenhos animados em compração com os de décadas passadas. Mas só para reforçar, veja estes três desenhos da década de 60...
... e os compare com os desenhos atuais
Os temas dos atuais desenhos são nada convencionais. Tudo isto reforça a atual tendência entre as crianças de preferir aquilo que é exótico, singular, estranho, incomum e até bizarro. Crianças que crescem acostumados com estes atuais desenhos não conseguem mais apreciar um desenho feito nas décadas passadas, tidos como "caretas" - Quanto mais "escroto" for o desenho, mais legal.
Não estou dizendo com isso que os desenhos antigos são melhores que os desenhos atuais, mas penas dizendo que são bem diferentes em linguagem gráfica e conceitual. E como são diferentes, a influência que exercem sobre as atuais crianças não serão as mesmas de décadas passadas.
8) Os brinquedos
Eles evoluíram e foram se transformando juntamente com o avanço da tecnologia e da influência da mídia (televisão, cinema e games). Porém, é interessante como de tempos em tempos alguns brinquedos, tidos como antigos e ultrapassados, voltam e acabam virando moda.
Lembra na década de 90 a "febre do Ioiô"?
Atualmente a mania é este brinquedo aqui, o Ioiô Chinês
9) Informática e Tecnologia
E menos de 40 anos saímos disto...
... para isto
10) Vídeo Games
Aquilo que começou assim...
... já está assim...
... e caminha para isto.
Conclusão
Na próxima e última postagem da série. Aguardem!
Nossa adorei essa comparação muito bom mesmo esta de parabens para as pessoas q fizeram nota 10 achei muito interessante!!
ResponderExcluirahm' meu maior sonho e qe o mundo naum estivesse acabando ee qe voltassem a ser como eram
ResponderExcluir