quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Deus do Impossível e a Fé no Impossível

por Cleiton Heredia


Acho interessante ver a forma como alguns cristãos procuram defender a veracidade das histórias bíblicas utilizando a razão.

Fico fascinado com as explicações mirabolantes que os "gênios" religiosos costumam arranjar para explicar de forma racional várias partes da bíblia, com a finalidade de por fim poderem declarar exultantes: "A Bíblia tinha razão".

Quem já leu sobre as "engenhosas" explicações sobre como fazer todas as espécies de animais caberem dentro de uma Arca ou como fazer um homem sobreviver três dias no ventre de um peixe, sabem muito bem do que eu estou falando.

Porém, estas explicações racionais são completamente desnecessárias dentro do contexto da fé. A Bíblia e suas histórias devem ser aceitas pela fé, e a fé para um religioso se sobrepõe a razão. E ponto final!

Não há porque conjecturar racionalmente a metragem cúbica da Arca de Noé ou o tipo de peixe que engoliu Jonas. Isto é totalmente desnecessário.

A fé tem o poder de explicar qualquer coisa por mais absurda e impossível que possa parecer. Por exemplo, no caso da Arca de Noé, Deus poderia ter se valido de um processo miraculoso de miniaturização dos animais ou da multiplicação do espaço.

O Deus da bíblia não é o Deus do impossível? Então para que ficar inventando teorias racionais para explicar os milagres do Todo-Poderoso que devem ser aceitos única e exclusivamente pela fé?

Isto é tão desnecessário e sem sentido como querer explicar racionalmente como Jesus alimentou mais de três mil pessoas com poucos pães e peixes, ou como Deus fez para transformar a mulher de Ló em uma estátua de sal.

Parem com isso religiosos! Milagres não se explicam. Explicações racionais são para os "fracotes" na fé, também chamados de "homens-bule" - homens de "pouca fé" (um cacófato infame).

Simplesmente aceitem que para Deus nada é impossível e admitam de uma vez por todas que a fé pode por si mesma explicar qualquer coisa, não importando o quão absurda, sem sentido e ilógica ela seja.

Tenham fé nisto e deixem as explicações racionais para os incrédulos.

6 comentários:

  1. Boa! Quanto mais técnico o teólogo (mestre, doutor) menos fé possui.

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. Achei que desta vez o seu texto confunde um pouco o leitor, pois em vez de questionar claramente a validade da fé, você parece defendê-la. Para os menos atentos ou mais "enfézados" poderá passar a idéia de que você mudou de lado.

    ResponderExcluir
  3. Nilo,

    Apesar de eu muitas vezes me considerar uma metamorfose ambulante, jamais me atreveria a fazer mudanças em minhas convicções que violassem a razão e o bom senso.

    O sentido dúbio do texto tem um propósito provocativo e satírico, pois eu não suporto alguns religiosos racionalistas que querem usar a ciência para provar a veracidade de suas crenças, mas quando esta mesma ciência a contradiz, apelam para a fé.

    Isto não faz sentido! Quando a ciência lhes é conveniente a utilizam como um instrumento divino a favor da verdade, mas quando ela mostra as contradições ou os erros das suas crenças a rejeitam como uma armadilha do Diabo, recorrendo a fé.

    Se a fé é usada como um recurso estratégico para preencher as lacunas do conhecimento e até para aceitar como verdade, coisas que são completamente absurdas e sem sentido do ponto de vista da lógica e da razão, então porque não ficar só com a fé e jogar a razão no lixo?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a sua argumentação, que no caso acima valida a ambiguidade do texto.

    Há muita mistificação por ai travestida de ciência, numa tentativa demagógica e oportunista de justificar crenças e "verdades" pré-fabricadas.
    Geralmente são postulações que não resistem a uma análise criteriosa.
    Por trás de todo esses cenários existe um único vértice que orienta seus protagonistas, o dogma.

    ResponderExcluir
  5. Caro leitores a fé, só existe devido o ser humano Não reconhecer a divindade e a semelhança que nós temos com Deus, pessoas que não tem fé, que nunca usaram a fé. Pode falar de Fé?? A fé não se adquire estudando e nem tão pouco falando, nem principalmente criticando.
    Mais a Fé é desenvolvida praticando, vocês tem coragem de pratica-la?? Ou por desconhecer, vocês atacam tanto a Fé.
    Os animais geralmente atacam quando esta diante do desconhecido.

    ResponderExcluir
  6. Então porque os animais não atacaram Noé ao se depararem com este desconhecido? ; )

    Para quem tem fé no sobrenatural, explicações se tornam desnecessárias.

    ResponderExcluir