domingo, 14 de novembro de 2010

Chico Xavier, o Filme

por Cleiton Heredia


Ontem (13/11/10) assisti pela primeira vez ao filme "Chico Xavier" (2010) dirigido por Daniel Filho, e estrelado por Ângelo Antônio (2 filhos de Francisco), Nelson Xavier (mais conhecido como ator de novelas, mas já atuou em uns 50 filmes), Tony Ramos (dispensa comentários), entre outros.

O roteiro foi baseado na biografia do jornalista Marcel Souto Maior, As Muitas Vidas de Chico Xavier, mas centraliza-se na entrevista que Chico Xavier deu no programa Pinga Fogo da extinta TV Tupi. Este programa dos anos 70 era transmitido ao vivo (algo inédito para aquela época) e tinha a duração de 60 minutos. Porém, no dia 28/07/71 ele acabou se estendendo por mais de três horas tamanha foi a audiência que o médium cristão proporcionou ao ser sabatinado por vários jornalistas com a nítida intenção de desmascará-lo como fraude.

Se por um lado eu achei que o filme ficou aquém de minhas expectativas, por outro lado eu gostei da forma relativamente sincera que a vida do médium foi abordada, pois não suprimiu alguns episódios que lançam dúvidas sobre seu pretenso dom de mediunidade, tais como psicografias erradas, sua vaidade pessoal, a "peça" que dois jornalistas pregaram nele, o vexame que deu no avião e o seu desmascaramento feito pelo seu sobrinho (convenientemente muito pouco explorado).

Bem, há um tempo atrás, na série que publiquei aqui neste blog intitulada "Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo", na parte de número seis, eu já apresentei minhas impressões pessoais sobre a vida de Chico Xavier e seu suposto dom de transmitir mensagens do mundo dos mortos, portanto não irei aqui ser repetitivo.

Só quero acrescentar que considero indiscutível o fato da mensagem espírita proporcionar alento e esperança a milhões de pessoas neste mundo, mas isto não significa que ela seja necessariamente "a verdade". Doutrinas religiosas existem justamente para dar ao ser humano algum tipo de esperança face ao problema inevitável da morte, e todas elas cumprem de alguma forma este papel de maneira muito eficiente. O espiritismo é apenas mais um destes inúmeros subterfúgios criados pela mente humana na desesperada tentativa de encontrar algum propósito coerente para a vida diante da morte.

É por isto que eu entendo que a religião seja muito adequada para as pessoas que estão em busca de esperança, mas se torna muito inadequada para aquelas que estão em busca da verdade.

7 comentários:

  1. Se o Xavier fosse católico ele viraria santo tanto que os espíritas o idealizam. Algumas experiências espirituais são de fato intrigantes. Concordo com o que você disse:

    "Doutrinas religiosas existem justamente para dar ao ser humano algum tipo de esperança face ao problema inevitável da morte, e todas elas cumprem de alguma forma este papel de maneira muito eficiente.'

    é exatamente essa a função da religião e do sentimento religioso, por isso os inimigos da religião combatem algo que é profundamente humano e que traz sentido à vida.

    parabéns pelo texto bem equilibrado.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de assistir ao filme. Concordo com você, em tudo.

    ResponderExcluir
  3. O ESPIRITO QUE ILUDIU O XAVIER E O MESMO QUE TE ILUDE, NUNCA VI UMA PESSOA COM UMA MENTE TÃO AMESTRADA E DOMINADA PELO INIMIGO COMO A SUA, COITADO..., PASSEI PELAS EXPERIENCIA DE REJEIÇÃO DESDE O SEMINARIO - SALT, MAS JAMAIS PERDI O RUMO...MEU AMIGO, PERDESTE A NOÇÃO E ESTÁS PRESO A TEIA QUE SATANÁS ARTESANALMENTE PREPAROU PARA VOCE........TENHO PENA DE SUA EXPERIENCIA TOTALMENTE INOQUA.

    ResponderExcluir
  4. O lado bom é que "Satanás" nos ensina a ter paciência, muita paciência. Se é que me entendem.

    Parabéns pela postagem, também estou de acordo com seu ponto de vista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Cleiton,

    Acabei de reler seu artigo "Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo - Parte 6". Muito esclarecedor.

    Já vi vários livros do Xico, inclusive alguns "revelados" pelo espírito de André Luiz. A pergunta que eu sempre me fazia era: "Bonito, mas, com base em quê devo acreditar nisso? Afinal, papel aceita tudo!".

    Quanto ao filme, pretendo vê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  6. Cleiton,

    Curiosamente ontem, depois de publicar um texto sobre o filme, recebi um email de um anônimo que se lembrava de mim no SALT e afins.

    Nem precisa dizer que ele estava me julgando e dizendo que eu o fazia lembrar de Lúcifer, que outrora fora um anjo de luz...

    Impressionante como o assunto ligado ao espiritismo assusta mais que o próprio ateísmo...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Enéias,

    Deve ser o mesmo anônimo que deixou o comentário acima dizendo que eu tenho uma mente amestrada e dominada pelo inimigo. Ele me chama de coitado e perdido, mas por outro lado diz que a minha experiência de vida é inócua. Será que ele sabe que o significado de inócua é inofensivo ou que não causa dano? Que bom né? Pelo menos não estou prejudicando a ninguém com a minha existência.

    Abraços.

    ResponderExcluir