
Já se foi o tempo em que eu pensava que treino de corrida era simplesmente sair correndo por aí fazendo rodagens de volume (foco na distância percorrida).
Somente depois de anos e mais anos simplesmente correndo é que eu estou aprendendo na prática o quão importantes e valiosos são os exercícios educativos para se correr bem e melhor (antes eu achava que era uma frescura dispensável ao atleta amador).
O prof. Luís Tavares e sua competente equipe de treinadores fizeram por mim em dois meses de treino aquilo que eu não consegui em anos de treino solitário, ou seja, me ensinaram a correr com técnica.
Os exercícios educativos compreendem basicamente em exercício de coordenação e força que corrigem a postura do atleta para que este aprenda a correr de forma econômica e ajudam a evitar lesões devido a erros de postura ou falta de fortalecimento de um grupo específico de músculos.
Cada treinador adota um conjunto específico de exercícios educativos, mas de forma bem básica você poderá ter uma noção deles no vídeo a seguir:
Porém, muito cuidado se for tentar executar estes exercícios sem ter um profissional habilitado para lhe orientar. A razão é por que se executa-los da forma errada, eles não somente poderão ser ineficazes, mas podem acabar gerando uma lesão (o joelho é a principal vítima).