terça-feira, 28 de setembro de 2010

Visão de Ezequiel - Eram os deuses astronautas? (Parte 2)

por Cleiton Heredia

O texto que se segue só vai fazer sentido se você tiver lido a primeira parte.

O Dr.Michael S. Heiser, M.A. e Ph.D em Línhas Bíblicas Hebraicas e Semíticas, de certa forma discorda deste tipo de interpretação contemporanizada da visão do profeta Ezequiel, aonde as figuras de linguagem que descrevem a visão do capítulo 1 são entendidas de forma literal, como que descrevendo a um contato imediato de 3º grau com seres extraterrestres.

O entendimento do Dr.Heiser é que todos os elementos da visão de Ezequiel referindo-se a seres ou objetos podem ser traçados de volta à iconografia do mundo do antigo oriente. Em outras palavras, o profeta Ezequiel estava emprestando imagens divinas familiares aos babilônicos, que por sua vez seriam entendidas pelos judeus no exílio babilônico.

O que Ezequiel pretendia de fato empregando imagens e literatura do antigo oriente era afirmar ao povo judeu que o Deus verdadeiro YHWH (Yawhéh) estava ativo em seu trono. Portanto, por mais que as circunstâncias os levassem a pensar que os deuses babilônicos tinham prevalecido, a verdade é que o Deus de Israel ainda estava ativamente no comando de todas as coisas.

A seguir você verá algumas imagens que embasam o entendimento do Dr.Heiser. Elas foram extraídas do livro do grande estudioso alemão, Othmar Keel, intitulado "Jahwe-Visionen und Siegelkunst: Eine neue Deutung der Majestatsschilderungen in Jes, Ez 1 und 10 und Sach 4" (Visões de Yahweh e Arte de Selo: Uma Nova Interpretação dos Retratos Majestosos em Isaias 6, Ezequiel 1 e 10, e Zacaria 4).

1)Perceberam as quatro faces? (só dá para ver três porque a outra esta do outro lado).

2) Note os dois seres com quatro asas e pés em forma de casco. Eles sustentam acima de suas cabeças uma criatura divina.

3) Note que as criaturas que sustentam o trono da divindade logo acima possuem quatro asas que se tocam.

4) Aqui está um troco com os pés em forma de casco e ao lado esculturas em relevo de seres que dão a impressão de sustentá-lo.

5) Mais um exemplo de criaturas que sustentam o trono de uma divindade. Note que as primeiras possuem o rosto semelhante a um leão, as do meio semelhante a touro, e as últimas semelhantes a águias.

6) Nesta plataforma com rodas nota-se que cada pé é formado por uma criatura com quatro faces e quatro asas, sendo que duas sustentam a plataforma e as outras duas estão dobradas e envoltas no corpo, ocultando-o.

7) Você se lembra que o profeta Ezequiel viu a roda coberta de olhos por todos os lados? Nesta figura notamos uma criatura humanóide com quatro asas e coberta de olhos por todo o corpo.

A conclusão a que chegamos é que nenhum dos elementos da visão de Ezequiel é externo à iconografia religiosa e cultural da época. Todos os elementos descritos na visão são uma espécie de amálgama de retratos teofânicos israelitas e babilônicos capazes de serem perfeitamente assimilados para alguém inserido naquelas culturas.

Portanto, não precisamos necessariamente recorrer à suposição de que Ezequiel estava fazendo aquele tipo de descrição por estar se deparando com uma experiência real de contato com seres extraterrestres.

2 comentários:

  1. neste mundo nada se cria,tudo se copia.

    ResponderExcluir
  2. O autor parte de uma interpretação básica, contexto bíblico e histórico, fundamental na hermeneutica, mas se esquece que não temos idéia exata do que Deus queria transmitir, a partir de então só entramos no campo da especulação procurando errar o menos possível. Para isso vamos para os hebraismo, cultura babilonica e outros textos correlatos da escritura. O que podemos ter com certeza é que a mensagem era para os exilados e acredito que se necessário o próprio Ezequiel teria de Deus a sua interpretação para os exilados.

    ResponderExcluir